Inscrições prorrogadas para o programa Ecomudança. Serão investidos até R$100 mil por projeto

27 de abril de 2020

Por Impacta Nordeste


As inscrições para o programa de investimento em projetos ambientais, o Ecomudança, foram prorrogadas para 11/05. Realizado pelo Itaú Unibanco, em parceria com o Instituto Ekos Brasil, o programa tem o objetivo de transformar os investimentos dos clientes do Itaú Unibanco em benefícios para a sociedade. O valor do apoio financeiro vem dos fundos de renda fixa Ecomudança Itaú, que destina uma porcentagem das taxas de administração ao Programa.

Desde 2009, o programa estimula e fomenta projetos de redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), incluindo iniciativas relacionadas à energia renovável, manejo de resíduos, florestas e agricultura sustentável. Além disso, buscam-se projetos com potencial de gerar renda para se manterem financeiramente a longo prazo, e com alto potencial de replicabilidade.

O programa conta com duas linhas de apoio. A primeira é destinada para entidades sem fins lucrativos. Podem participar organizações sociais, fundações e associações, inclusive as que atuam como movimentos sociais – e cooperativas. A segunda, criada em 2018, tem como objetivo os negócios de impacto. Serão beneficiados negócios de impacto que desenvolvam tecnologias e práticas que promovam a mitigação ou a adaptação às mudanças climáticas.

São aceitos projetos das seguintes categorias:

  • Agricultura sustentável: Produção de alimentos saudáveis, agricultura orgânica, fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais, gestão da água em propriedades rurais, fortalecimento de serviços ecossistêmicos, dentre outros.
  • Energia renovável: Desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócio para viabilizar o uso de fontes renováveis de energia. 
  • Floresta: Recuperação de florestas nativas, implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF), fortalecimento de cadeias de produtos florestais não madeireiros e de serviços ecossistêmicos em ambientes naturais e urbanos, dentre outros
  • Manejo de resíduos:  Destinação adequada e/ou o uso alternativo de resíduos. Iniciativas inovadoras na gestão de resíduos também poderão ser aceitas.

O Programa Ecomudança prevê a destinação de até R$ 100 mil por projeto selecionado.

Para ler o edital e inscrever seu projeto, clique aqui.

Para ler o edital e inscrever seu negócio de impacto, clique aqui.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!