Transformação digital: Como engajar nosso público nesse período de quarentena?

9 de junho de 2020

Por Manu Oliveira


Vivemos um momento de crise social e mesmo isolados podemos continuar nossas ações e reinventar nossas ideias de projetos e negócios. Não tem receita certa e nem fórmula mágica para se reinventar. A ideia é pensar, planejar e colocar o barco no mar e ver o aprendizado que virá disso.

Muitas empresas, escolas, comércio e todo o setor da economia tem passado por um processo de readaptação de suas atividades para o meio online. Com a crise sanitária causada pela COVID-19 e a alternativa ao isolamento social como forma de contenção ao vírus, grandes e pequenos empreendedores precisam tomar decisões e medidas para virtualizar suas ações para atingir o público que agora está em casa e a grande parte da população vive isso no momento.

Não é fácil reestruturar toda uma atividade econômica e não existe fórmula certa ou 100% eficaz para enfrentar ao momento ileso, mas existem alternativas e orientações para os primeiros passos que podem ser dados para iniciar essa transição e virtualizar suas ações.

Separei quatro dicas de ações importantes para iniciar a transição ou readaptação da sua iniciativa para o meio digital:

1) Revise a persona do seu cliente – como ele/ela se comporta online? Que redes sociais ele/ela mais usa? Que mídias ele/ela mais curte?

Você pode fazer um questionário simples para saber sobre o uso de dados (se possuem acesso à internet), como eles acessam essa internet (computador, celular, tablet) e que redes sociais mais usam – são informações importantes, direciona para que tipo de rede social ou mídia deve ser primeiro explorada pelo seu negócio.

2) Uma versão de produto para o meio online que agregue valor ao cliente – crie um infoproduto – um curso, método, e-book ou simplesmente fotografe todos seus produtos para vender online.

3) Abuse das ferramentas digitais na versão free – podcast’s, webinars, lives, podem ser usadas para marcar presença online e divulgar seus produtos e sua presença online.

4) Capture novos leads, novos contatos de possíveis clientes através de formulários simples ou landing pages, fazendo deixar um e-mail de contato ou o telefone de contato. Pense no futuro pós-pandemia e nas possíveis novas conexões.

Depois de estruturar essas quatro questões, teste e veja se funciona. Em tudo precisamos sempre testar a primeira vez e ver possíveis resultados ou fazer novas adaptações. Não desista, esse momento, como muitas fases já superadas, vai passar e negócios e novas alternativas serão retomadas em um mundo pós-pandemia.

Publicado por:
Manu Oliveira

Especialista em gestão de projetos sócio-educacionais. Possui 20 anos de experiência em movimentos sociais atuando em organizações nacionais e internacionais. Gerente internacional em projetos de desenvolvimento e gestão social pela PMG Internacional. Autora do TED Talk “Em Rede Todos podemos ser empreendedores” realizado no TEDxBlumenau. É fundadora do Social Brasilis, negócio social que atua sobre a educação 4.0 e a tecnologia digital.