InovaçãoNegócios de impacto

Braskem Labs anuncia vinte startups selecionadas para sua oitava edição

5 mins de leitura

Programa já acelerou mais de 110 empresas, sendo que 30% fizeram alguma parceria de negócio com a Braskem ou co-sponsors. Entre as startups selecionadas na edição atual, uma é da região Nordeste.

A Braskem anunciou, no último dia 15 de junho, as 20 startups selecionadas para a oitava edição do programa de inovação aberta Braskem Labs, nas modalidades Ignition e Scale. As características comuns entre os negócios que serão acelerados são o seu comprometimento com a sustentabilidade e o propósito de gerar impacto positivo à sociedade a partir da química e do plástico – critério já solidificado no DNA do programa, mas que na edição de 2022 traz a participação de duas startups chilenas e o foco em soluções direcionadas ao desafio das mudanças climáticas.

Na estratégia da Braskem de expandir o programa, o Chile foi escolhido pela importância de seu ecossistema de inovação na América Latina. “Quando o objetivo é gerar inovação ,buscar soluções de impacto ambiental e social positivo e ampliar nossas conexões, queremos ultrapassar as fronteiras”, afirma Karla Censi, gerente de soluções sustentáveis na Braskem e responsável pelo Braskem Labs.

Nesse ano, as atividades serão realizadas em formato híbrido, sendo majoritariamente remoto e com três encontros presenciais. Além disso, contarão, mais uma vez, com a participação de co-sponsors parceiros da Braskem. O programa é estruturado em duas frentes: 10 projetos que irão participar do Braskem Labs Ignition, focado em startups ainda em fase de validação e refinamento de modelo de negócio; e 10 do Braskem Labs Scale, que oferece suporte para negócios em fase de tração ou escala, impulsionando seu crescimento. A iniciativa conta com a parceria do Quintessa, aceleradora de impacto que está presente em todas as etapas, desde a seleção dos participantes até a apresentação no Demoday, evento que acontece ao final de cada uma das edições.

O Braskem Labs terá início em 13 de junho, em um evento de kick-off, e terá duração aproximada de 5 meses, contando com mais de 15 encontros em grupo e mais de 15 horas de apoio individual. Essas dinâmicas envolvem capacitação e aplicação de ferramentas em uma metodologia própria customizada para cada programa, apoio personalizado por meio de acompanhamento individual e mentoria de executivos da Braskem e co-sponsors, além do acesso e conexão à diversa rede do Quintessa, da Braskem e dos parceiros estratégicos.

Já no quarto ano em parceria na realização dos programas, Anna de Souza Aranha, sócia e diretora do Quintessa, conta: “A cada ano nos direcionamos a partir do foco das áreas e metas de sustentabilidade, para garantir que as startups selecionadas, além de gerarem impacto positivo, também tenham potencial de sinergia de negócio com a Braskem. Neste ano, 30% das soluções selecionadas para a aceleração do Labs são voltadas para mudanças climáticas, 25% para economia circular e 15% para biotecnologia. Além disso, outros setores são foco, como embalagem, química sustentável, agronegócio e infraestrutura e construção civil”.

“Entendemos que o caminho de mudança passa também por esse processo de inovação e colaboração. As conexões geradas pelo Braskem Labs impactam positivamente na sociedade e meio ambiente. Como as ações não terminam no Labs, as conexões dão continuidade ao impacto positivo. Em nossa visão, não existe inovação sem sustentabilidade, e por isso o Braskem Labs conecta pessoas que buscam um objetivo comum: transformar o mundo num lugar mais sustentável”, explica Karla Censi.

Desde 2015, quando foi criado, mais de 110 startups foram aceleradas pelas duas modalidades do Labs (Scale e Ignition) e cerca de 30% fizeram alguma parceria de negócio com a companhia ou algum dos co-sponsors. No ano passado, 45% das soluções aceleradas pelo Braskem Labs foram voltadas para economia circular e mais 15 parcerias estão em negociação.

O modelo de atuação do Braskem Labs é inteiramente equity free, ou seja, as empresas apoiadoras não se tornam sócias das startups ao final, o que reforça o posicionamento do programa em prol do ecossistema e dos empreendedores.

Startup nordestina marca presença

A RECICLI, startup sergipana que atua em segmentos de inovação e sustentabilidade foi uma das empresas selecionadas para a categoria Braskem Labs Ignition. A empresa, fundada oficialmente em 2017, já nasceu com mais de doze anos de trabalho, pois herdou o desenvolvimento de tecnologias patenteadas pelo seu sócio e Diretor de Inovação e Tecnologia, Flávio Pietrobon Costa, como resultado do seu trabalho em diferentes laboratórios universitários. Desde 2015, mesmo antes de oficializar seu CNPJ, a empresa vem recebendo suporte e mentoria empresarial na incubadora do Parque Tecnológico SergipeTec, na região metropolitana de Aracaju.

A empresa é responsável pela maturação tecnológica das tecnologias PREMEL, de reciclagem de resíduos de equipamentos eletro-eletrônicos (os REEE) com extração de metais nobres, e PIRIREIS, de reciclagem industrial integrada de resíduos sólidos. Além dessa atuação em Inovação, a RECICLI opera comercialmente na manufatura reversa de REEE, que atua a partir da integração de uma Central (Usina) de Reciclagem Industrial (CRI) com Unidades de Recepção, Triagem, Tratamento e Pré-processamento (UTPs) de resíduos sólidos, urbanos e industriais.

O foco da empresa está na reciclagem de Resíduos de Equipamentos Eletro-Eletrônicos (REEE) também chamado de lixo de eletrônicos (E-lixo), composto por computadores, notebooks, tablets, celulares, DVDs, e outras utilidades de alta tecnologia.

Confira as empresas selecionadas para participar do Braskem Labs 2022:

Braskem Labs Ignition

StartupDescrição
BioresetUtilização de resíduos industriais e agrícolas para desenvolver polímero totalmente orgânico.
P-LastTransformação de plásticos de uso único em plásticos biodegradáveis a partir de uma bactéria do cerrado.
Reactor ModelSoftware de formulação de composições, que faz o uso de Inteligência Artificial e modelos avançados.
Astana QuímicaSolução natural para limpeza de máquinas industriais.
Luft ShoesFabricação de calçados infantis com materiais e embalagens recicladas e/ou recicláveis.
Água CameloMochila plástica capaz de filtrar instantaneamente a água de qualquer local para ser consumida por pessoas com pouco acesso a água potável.
NaucoSolução para limpeza de plásticos nos rios por meio de uma tecnologia de cortina de nanobolhas.
JasmminProjetos para desenvolvimento de materiais de construção com base em rejeitos e resíduos.
Forest WatchAcompanhamento por solo e por satélite de ações de reflorestamento, realizando coleta de dados no campo e transformação em dados ESG seguros.
RecicliSistema DeCARB de captura de CO2 em fábricas, com recuperação pura do gás.

Braskem Labs Scale

StartupDescrição
GreenAntAuxilia os tomadores de decisão a ter visibilidade e insights para gestão inteligente de energia elétrica – desde contratos no mercado livre a detecção de anomalias.
DorothMonitora e quantifica microrganismos de interesse do agro através de ferramentas de biotecnologia para que o agricultor seja mais preciso no manejo de sua fazenda.
TRC SustentávelDesenvolve e comercializa projetos e serviços que reduzem significativamente os gastos com água. Entre eles, o Projeto de Gestão da Água (PGA) que consiste na aplicação de dispositivos que evitam desperdícios e geram economia no bolso do cliente.
Krilltech Nanotecnologia AgroDesenvolve soluções baseadas em nanotecnologia para aumentar a produtividade, qualidade e resistência das culturas agrícolas.
AterraCria redes de negócios inovadores circulares para a gestão e destinação dos resíduos, favorecendo a sustentabilidade e a geração de benefícios econômicos.
Destine JáPlataforma web de gestão ambiental que integra logística reversa, economia circular, mix de soluções ambientais, digitalização e rastreabilidade da destinação de resíduos em nuvem e indicadores ESG.
TeliteProduz telhas com base em plástico reciclado e possui um programa de logística reversa no qual os usuários recebem dinheiro pelo fornecimento de embalagens recicladas.
Insecta ShoesUtiliza materiais reciclados na produção de produtos veganos e sustentáveis e viabilização do fim de ciclo para os clientes.
LinusDesenvolve sandálias de PVC ecológico expandido, levando sustentabilidade de uma forma prática e acessível ao dia a dia das pessoas.
SolubagDesenvolve embalagens plásticas solúveis e biodegradáveis, que não contém plástico ou micro plástico.