Políticas Públicas

Comitê dos Negócios de Impacto do RN realiza última reunião de 2020 e apresenta avanços

2 mins de leitura

No último dia 11 de dezembro, o Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social (CENIS), do Estado do Rio Grande do Norte,  realizou sua última reunião do ano. Realizada por videoconferência, a reunião consolidou a evolução dos trabalhos do comitê ao longo do ano. Também foram apresentadas proposta prioritárias de políticas públicas para o setor em 2021. Participaram do encontro as diversas organizações que compõem o comitê, além de convidados da sociedade civil.

Jaime Calado (ao centro), Secretário de Desenvolvimento Econômico do RN e Presidente do CENIS, realiza a abertura da reunião. (Foto: CENIS)

O Secretário de Desenvolvimento Econômico,  Jaime Calado, presidente do comitê, abriu a reunião ressaltando a importância da evolução dos trabalhos, especialmente no contexto da pandemia. Guido Salvi, Coordenador da Assessoria Técnica da SEDEC, fez um resumo da evolução dos trabalhos do comitê e apresentou a plataforma que está sendo criada para cadastrar os negócios de impacto no estado visando futuras oportunidades junto ao poder público.

Também foram apresentadas as Propostas Prioritárias para Políticas Públicas de Fomento aos Negócios de Impacto no RN, as quais foram realizadas com a contribuição das organizações envolvidas no processo e da sociedade. As propostas foram apresentadas em 3 eixos: Econômico, Político-Institucional e Estratégico. Confira abaixo algumas das propostas apresentadas.

Econômico

  • Bancos: Criar linhas de microcrédito orientado, com condições específicas (a serem definidas), para negócios de impacto a partir de negócios existentes.
  • Fundos: Estudar a possibilidade em criar fundos de investimentos para NIS.

Político-Institucional

  • Publicação do decreto enquadramento dos empreendimentos em negócios de impacto;
  • Criar um plano estadual de fomento aos negócios de impacto;
  • AGN – Catalizadora de capital no âmbito do Governo do RN.
  • Fomentar a conexão de gestores públicos e negócios de impacto para criar oportunidades e conectar possíveis soluções com demandas do setor público.
  • Criar políticas de empreendedorismos, especialmente para a população negra, quilombolas, mulheres e jovens.

Estratégico

  • Permanente articulação com a Enimpacto;
  • Criar um hub de inovação com o objetivo de criar e/ou trazer soluções de NIS e da Sociedade para desafios do Governo do Estado do Rio Grande do Norte visando oferecer melhores serviços ao cidadão;
  • Frente parlamentar na Assembleia Legislativa para debater os NIS.

O Comitê da Estratégia Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social é formado pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Tributação (SET), Planejamento (SEPLAN), Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS); Agência de Fomento do Estado (AGN), Junta Comercial do Estado (JUCERN), UERN, UFRN, IFRN, UFERSA, UNP, UNI-RN, Unifacex, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), FIERN, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojista (FCDL), FAERN, FACERN, SEBRAE, OCERN, ECOSOL, CEPAS, EGOSTOSO e IMPACTA NORDESTE. O comitê conta também com convidados da sociedade civil. 

Assine nossa neswletter