A pandemia contribuiu para um aumento nos casos de transtornos mentais em todo o planeta. Conheça 3 startups de impacto social que buscam oferecer soluções para esse problema
Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade. Ou seja, para estar saudável tem que existir um equilíbrio entre corpo e mente. Um físico-psíquico bem cuidado e harmonioso é necessário para evitar o aparecimento de doenças físicas e emocionais e para uma melhor qualidade de vida.
Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) é assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para a população em geral, em todas as idades. Dentre as metas do Brasil para o ODS está: reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento e promover a saúde mental e o bem-estar.
A pandemia que aflige o mundo, desde o ano passado, contribuiu para expor um aumento de casos de transtorno mental em todo o planeta. Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, em 2020, apontou que a ansiedade é o transtorno mental mais presente entre os brasileiros durante a pandemia. Segundo uma pesquisa encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e realizada pelo Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano e há um nítido crescimento dos casos de ansiedade, insônia ou depressão por consequência da pandemia.
Diante desse contexto, alguns negócios de impacto social que já ofereciam soluções para saúde mental tiveram um aumento na procura promovido, principalmente, pela facilidade para realizar uma consulta online e a necessidade de distanciamento social. A utilização da tecnologia também foi um fator preponderante para contribuir com o acesso da população a atendimentos e consultas online nas mais diversas áreas.
A terapia online foi autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 2018 e é a modalidade de atendimento psicológico que mais cresce no Brasil. Segundo a instituição, o número de novos cadastros de psicólogos na plataforma e-Psi teve um acréscimo de 447% no último ano. No total são 168 mil profissionais habilitados a fazer atendimento virtual, esse número corresponde a 40% do total de cadastrados no conselho.
Conheça abaixo algumas dessas empresas:
AfroSaúde
Com a missão de promover representatividade e saúde de qualidade para a população negra, a AfroSaúde é um negócio de impacto que nasceu na Bahia que busca dar visibilidade à profissionais negros da área de saúde.
A startup é uma plataforma criada especialmente para a comunidade negra ter maior acesso a serviços e para profissionais de saúde que buscam representatividade durante o atendimento em hospitais e centros de saúde. Confira essa matéria especial produzida pelo Impacta Nordeste sobre a empresa.
Na plataforma, o paciente pode buscar profissionais das diversas áreas de saúde, incluindo psicólogos.
Vittude
A Vittude é uma ferramenta que oferece terapia online e conecta as pessoas a psicólogos das mais diversas linhas de abordagem terapêutica, unindo tecnologia e saúde mental.
Com a missão de encurtar distâncias na busca de melhores condições de saúde e bem-estar, a Vittude oferece um ambiente seguro, exclusivo para o atendimento. Nenhuma sessão é gravada, respeitando o princípio da confidencialidade entre psicólogo e cliente. A segurança garantida pela terapia online permite que o paciente converse com o psicólogo de qualquer lugar, utilizando o computador ou smartphone.
Em 2019, a startup de impacto social recebeu um aporte de R$4,5 milhões do fundo de investimento Redpoint Eventure para ampliar sua atuação junto à empresas.
Para acessar a sessão não é necessário instalar nenhum aplicativo. É enviado um link de acesso via e-mail ou acessando diretamente pela plataforma.
OrienteMe
A OrienteMe conta com profissionais licenciados, aptos a preparar e ajudar os colaboradores das empresas a desenvolver competências, como por exemplo: liderar equipes (presenciais e remotas), adaptabilidade aos novos cenários, agilidade na tomada de decisões, resiliência, mantendo a integração e o engajamento das equipes e a gestão de tempo, além de orientar em como conciliar vida profissional e pessoal.