Conheça as três empresas que vão representar o Brasil na Competição Global de Ideias de Negócios Verdes

17 de agosto de 2020

Por Impacta Nordeste
Foto: RawFilm no Unsplash


Foram divulgadas na última quinta-feira (13) as três empresas finalistas que vão representar o Brasil na ClimateLaunchpad – Competição Global de Ideias de Negócios Verdes. No Brasil, a ClimateLaunchpad é organizada pela Climate Ventures, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade, Cargill e Fundo Valle.

A competição recebeu inscrições de dezenas de negócios de impacto de todo o mundo nas áreas de gestão de água, agropecuária, gestão de resíduos, energia, florestas, uso do solo e regeneração, logística e mobilidade.

Um total de oito empresas foram selecionadas como finalistas da etapa brasileira e participaram do bootcamp virtual comandado por Israel Griol Barres, treinador da ClimateLaunchpad. Durante três dias, os empreendedores receberam treinamento em modelagem de negócio e como criar o pitch.

Entre as oito finalistas, duas empresas são do Nordeste. A Ecociclo, empresa baiana que desenvolveu o 1°absorvente biodegradável do Brasil e a Tradenergy, empresa pernambucana que conecta produtores e consumidores de energia limpa (indústrias, negócios, residências e veículos elétricos).

As startups EcoCiclo, Nullcarbon e Sistemas Integrados foram escolhidas para representar o Brasil na fase global, que vai premiar a melhor ideia verde do mundo com até 10 mil euros.

Confira abaixo a lista completa dos finalistas da etapa brasileira por categoria.

Categoria Logística e Mobilidade Urbana

NULLCARBON| Plataforma que registra a quilometragem percorrida por pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, transforma em crédito de carbono, que são vendidos no mercado voluntário e devolve parte do valor aos usuários.

STEPS | Solução que permite ao usuário que anda pela cidade ou utiliza qualquer tipo de transportes alternativos acumular pontos, que podem ser trocados no comércio local. Isso incentiva tanto as caminhadas quanto a redução do uso de veículos poluentes na cidade.

Categoria Energia

TRADENERGY | Plataforma web e móvel permite conectar produtores e consumidores de energia renovável/sustentável, com a digitalização da compra e venda de créditos de energia.

Categoria Agropecuária

SISTEMAS INTEGRADOS | Recuperação de pastagens degradadas por meio da implantação de um sistema regenerativo com base na pecuária de leite e o cumbaru, leguminosa nativa do cerrado brasileiro.

Categoria Florestas e Uso de Solo

MELI NETWORK | Desenvolve atividades de meliponicultura com foco em comunidades tradicionais e rurais nas regiões mais devastadas da Amazônia, protegendo a floresta e desenvolvendo projetos de reflorestamento.

Categoria Gestão de Resíduos

ECOCICLO | Criou um absorvente biodegradável, 100% brasileiro que reduz o impacto provocado pelos 500 anos de decomposição do absorvente comum e emprega mulheres através da produção.

Categoria Regeneração

PENTAGRAMA PROJETOS | Plataforma de negócios com modelo replicável de sistemas agroflorestais em larga escala que associa rentabilidade atrativa com impactos positivos socioambientais.

Categoria Gestão de Água

DRAINSTREET | Sistema de drenagem urbana capaz de aumentar a área de permeabilidade do solo em áreas pavimentadas, diminuindo riscos de alagamento.

ClimateLaunchpad

No Brasil, a ClimateLaunchpad é organizada, desde 2018, pela Climate Ventures, plataforma de inovação para acelerar a economia regenerativa e de baixo carbono no Brasil e de articulação de lideranças de governo, sociedade civil e setor privado. A competição tem o apoio do Instituto Clima e Sociedade, Pipe.Social, Fundo Vale e Cargill. No ano passado, o país foi representado na final global, realizada em Amsterdam, pelas startups Green Mining, Programa Mais e Global Forest Bond.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!