Opinião

Diversidade nas organizações

2 mins de leitura

Quando se fala de Diversidade & Inclusão muitos ainda pensam em algo distante da nossa realidade e/ou do nosso cotidiano e que possivelmente não se incluiriam neste universo; outros já associam a minorias e aos excluídos, mas o que acontece mesmo é uma falta de conhecimento e entendimento sobre o assunto, e daí, surgem os preconceitos e o viés inconsciente (conjunto de estereótipos que mantemos sobre diferentes grupos de pessoas a partir de situações e experiências que vivenciamos ao longo da vida), especificamente este para as organizações.

Costumo dizer que “Culturas diferentes + Trajetórias diferentes + Visões de mundo diferentes = Soluções diferentes e criativas.”

Considerando o ambiente corporativo, a Diversidade ainda está longe de ser entendida e compreendida como algo comum e natural de uma cultura organizacional. Já que a Diversidade é “o conjunto de diferenças que caracterizam as pessoas e as tornam únicas, singulares, com seus grupos de pertencimento os mais variados”, certamente é preciso que seja desenvolvida e trabalhada em todos os seus aspectos e nas diferentes culturas das Instituições. Para qualquer tipo ou tamanho de organização, a Diversidade & Inclusão é representada e caracterizada pela orientação religiosa, sexual e de gênero, assim como dos costumes, hábitos, nacionalidade e naturalidade, idade e etnia ou ainda referindo-se às pessoas com alguma deficiência e com histórias de vida peculiares. Caso sua organização tenha algum tipo de Diversidade citada acima, está na hora de se definir e institucionalizar uma política de gestão para o assunto.

A Diversidade & Inclusão nas organizações, pode ser enquadrada tecnicamente como um desdobramento da sustentabilidade por meio da dimensão social do Desenvolvimento Sustentável e comprovadamente como rentável para as organizações que praticam como ação estratégica na gestão delas. Organizações que adotam a Diversidade & Inclusão em suas políticas de gestão têm um desempenho melhor que as outras por priorizarem a competência das pessoas, respeitarem as diferenças, retendo talentos e facilitando a troca de ideias como estímulo à inovação.

Como direcionamento para uma efetiva Política de Diversidade & Inclusão nas Organizações, oriento algumas etapas e ações como essenciais para uma boa implementação e com resultados:

1. Realizar um diagnóstico específico de Diversidade para toda a organização;

2. Definir um posicionamento para a Diversidade;

3. Inserir o tema no Planejamento Estratégico da organização;

4. Capacitar líderes no tema como potenciais multiplicadores do assunto na

organização;

5. Criar metas e indicadores de Diversidade na gestão;

6. Formalizar parcerias estratégicas de Diversidade que auxiliem na gestão dos

processos organizacionais;

7. Criar canal de diálogos e grupos temáticos de discussão do tema com

Colaboradores;

8. Compartilhar a política com os stakeholders.

Espero ter contribuído para um melhor entendimento sobre o assunto e poder despertá-lo(a) para uma estratégica inclusão das pessoas em todas as relações.

Maiso Dias é sócio-diretor da Dialogus Consultoria, Diretor de Sustentabilidade da ABRH-CE, Comentarista do O Povo CBN do Programa “Sustentabilidade empresarial” e Coordenador de Pós-graduação em sustentabilidade empresarial pela Unichristus-CE.