ONGsOportunidadesSustentabilidade

Edital vai apoiar projetos socioambientais com foco no bioma da Caatinga

2 mins de leitura

O 35º Fundo para Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS) vai distribuir US$  756,6 mil entre associações sem fins lucrativos e cooperativas das regiões do Alto Rio Poti, no Piauí, e do Sertão do Pajeú, em Pernambuco

Estão abertas, até o dia 28 de fevereiro, as inscrições para o 35º edital do Fundo para Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (Fundo PPP-ECOS). Nesta edição, o edital terá como foco inédito o bioma Caatinga e dará apoio a projetos apresentados por associações comunitárias, especificamente, nas regiões do Alto Rio Poti, no Piauí, e do Sertão do Pajeú, em Pernambuco.

Com um aporte de US$ 756,6 mil (o que equivale a aproximadamente 4 milhões de reais), o Fundo PPP-ECOS tem como objetivo a democratização do acesso a recursos para a execução de ações que tragam benefícios socioambientais. Em 28 anos de execução, o PPP-ECOS já apoiou 688 projetos comunitários. Desde 2013, o fundo trabalha com o bioma do semiárido.

Os interessados podem se inscrever de forma virtual, pela plataforma Welight, com projetos que apontem ações que incluam atividades em pelo menos um dos seguintes eixos temáticos: promoção ou recuperação de água e biodiversidade; criação de animais; agroextrativismo; artesanato; incentivo ao envolvimento de mulheres e jovens; gestão territorial; incidência política; ou saúde comunitária a partir de plantas medicinais.

Para a assessora técnica do ISPN, Lívia Carvalho Moura, as paisagens são pouco assistidas no destino de recursos para conservação ambiental e políticas de assistência social. “A Caatinga, por ser um bioma com desafios hídricos e de agricultura, é um bioma que recebe bem menos recurso do que outros. A vegetação menos densa e mais baixa é confundida com área degradada, pensamento negativo que gera desvalorização do bioma e dos seus recursos únicos”, afirma. E ainda destaca: “que a convivência das comunidades locais com o Semiárido trouxe grande bagagem de adaptação. A tecnologia social desenvolvida por essas comunidades é de grande valor. Os melhores resultados de tecnologia social que temos vêm da Caatinga, como o reuso da água cinza, os fogões agroecológicos, as cisternas e os quintais produtivos. São tecnologias que precisam ser ampliadas”.

Para ler o edital completo, clique aqui.

Fundo PPP-ECOS

O PPP-ECOS, gerido pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), é um mecanismo de apoio a projetos para a promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais. Desta forma, democratiza o acesso a recursos para associações sem fins lucrativos e cooperativas constituídas que tenham caráter não governamental ou sejam de base comunitária para a implementação de ações que gerem benefícios socioambientais. O fundo conta com o apoio do Small Grants Programme (SGP), programa do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), realizado através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e de outros doadores como o Fundo Amazônia, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Laudes Foundation, União Europeia e USAID.