Economia CriativaOportunidades

Edital vai selecionar projetos de longa-metragem que repensem o imaginário nordestino

2 mins de leitura

Poderão se inscrever projetos de todos os estados nordestinos, 15 obras serão selecionadas, sendo 7 do RN

A produtora potiguar Casa da Praia Filmes está com edital aberto para a Casa da Praia Lab – Outros Nordestes para a seleção de projetos nordestinos de longa-metragem. O projeto é beneficiado pelo Programa Cultural Câmara Cascudo (Lei nº 7.799/1999), e patrocinado pelo Instituto Neoenergia e pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte – COSERN. As inscrições estão abertas até o dia 18 de maio.

O projeto é baseado na pesquisa do livro A Invenção do Nordeste, de Durval Muniz e tem como objetivos: 

  • incentivar a escrita de novas narrativas sobre o Nordeste, fugindo de clichês temáticos e estéticos e apontando para a criação de um novo imaginário para a região no século XXI; 
  • estimular também a prática de um ofício remunerado, profissionalizando a ocupação de roteiristas na tentativa de eliminar a informalidade e criando também outro imaginário para a sociedade: o do trabalho decente na cultura; 
  • aumentar a diversidade na produção audiovisual, implementando na seleção políticas afirmativas e de inclusão social e afirmativa.

Será realizado um laboratório de desenvolvimento de roteiros cinematográficos com a finalidade de potencializar a escrita de 15 obras de longas-metragens de autores nordestinos. 

O laboratório será um evento presencial, em Natal/RN, com tutorias profissionais para os roteiristas selecionados e outras atividades para o público em geral, de forma gratuita e sujeitas à inscrição prévia. 

As tutorias são destinadas a roteiristas, portanto, outras pessoas como diretoras e produtoras dos projetos selecionados não poderão participar desses momentos específicos, assim como não podem receber a bolsa de estudos, contudo podem participar das atividades abertas ao público. 

Quem pode participar

Poderão se inscrever no projeto roteiristas de todo o Nordeste, onde sete vagas serão destinadas para o Rio Grande do Norte. Entende-se por projetos nordestinos, aqueles cuja a autoria do roteiro seja de pessoa nascida e/ou residente há pelo menos três anos na região. Os produtos dos roteiros visam a construção de um outro imaginário para o Nordeste.

Também será necessário ser pessoa física e autora de um roteiro inédito (não filmado), e que apresente obrigatoriamente no momento da inscrição uma proposta criativa (composta de logline, apresentação do projeto, sinopse longa, argumento, cenas desenvolvidas e carta de motivação) de acordo com os requisitos do edital, além de outras informações complementares; o interessado também tem que ter disponibilidade em participar de forma presencial no período de 26 a 30 de junho de 2023 em Natal-RN.

Valores e objetivos

A Casa da Praia Filmes baseia os valores da Casa da Praia Lab – Outros Nordestes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, apoiada pelas Nações Unidas (ONU), mais especificamente nos seguintes ODS: educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

O valor total do projeto é de R$ 22,5 mil, a ser dividido igualmente em 15 bolsas de estudo para 15 roteiristas. Cada roteirista selecionado receberá uma bolsa de R$ 1,5 mil para participar do laboratório presencial e desenvolver seu roteiro/projeto.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e exclusivamente de forma online e seguem abertas até o dia 18 de maio. Para ter acesso ao edital completo e inscrições é só acessar o site da Casa da Praia Filmes.