A empresa social fundada em 2021 no Ceará tem usado o empreendedorismo feminino para promover autonomia econômica, reduzir a violência doméstica e impactar a vida de milhares de mulheres em situação de vulnerabilidade.

No Ceará, onde desafios sociais são uma constante, Mônica Fernandes dos Santos encontrou no empreendedorismo feminino uma ferramenta poderosa para mudar vidas. Mulher preta e periférica de Fortaleza, Mônica teve sua trajetória marcada pela superação. Beneficiária de projetos sociais desde os dois anos de idade, ela viu na educação um caminho para romper barreiras e construir um futuro de impacto.
Após dez anos como enfermeira, Mônica percebeu que queria cuidar de pessoas de uma forma diferente. Em 2019, ao participar do programa Ela Pode, como aluna e posteriormente como multiplicadora, surgiu a inspiração para criar algo maior. Assim nasceu, em 2021, a Empoderar-Te, uma empresa social voltada a reduzir a violência doméstica, promover igualdade de gênero e raça, e ampliar a autonomia econômica de mulheres das classes C, D e E.
Com base em metodologias como Ubuntu e abordagens decoloniais, a Empoderar-Te já impactou 6 mil mulheres por meio de mentorias, cursos e palestras. Os resultados são transformadores: 42,9% relataram redução na violência doméstica, 46,7% aumentaram significativamente seus faturamentos em até 120 dias, e 38,2% desenvolveram maior autoconfiança e autoestima.

Apesar do impacto gerado, Mônica enfrenta barreiras, como desigualdades no acesso a financiamento. “Empreender sendo mulher preta e periférica é um desafio constante, mas sigo acreditando que contribuir para transformar vidas é o que dá sentido a tudo isso”, afirma.
Com um olhar para o futuro, Mônica sonha tornar a Empoderar-Te referência nacional no empreendedorismo feminino periférico e, eventualmente, transformá-la na maior corporação de impacto dedicada a apoiar mulheres marginalizadas no Brasil.
Sobre a Empoderar-Te
Fundada em 2021, a Empoderar-Te é uma empresa social que utiliza o empreendedorismo feminino como ferramenta para transformação social. Com foco em mulheres das classes C, D e E, promove autonomia econômica, redução de desigualdades e fortalecimento do ecossistema de impacto.

Fruto da experiência de Mônica como multiplicadora do programa Ela Pode, a Empoderar-Te está alinhada aos ODS 5, 8, 10 e 16, com iniciativas voltadas ao fortalecimento da independência e sustentabilidade financeira de negócios liderados por mulheres, colaborando para a redução da violência doméstica, a promoção de igualdade e o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais.
Em 2022, a empresa lançou seu primeiro livro, “Empreendedorismo: Conselhos de quem faz acontecer”, e foi reconhecida como case de sucesso do programa Ela Pode, o maior incentivo ao empreendedorismo feminino apoiado pelo Google no Brasil.

Conteúdo produzido em parceria com o Megafone de Impacto, iniciativa liderada pela Aliança pelo Impacto que conecta histórias transformadoras e promove a visibilidade de iniciativas da economia de impacto em todo o Brasil. Por meio de suas organizações intermediárias – Certi Amazônia, Conexsus, ImpactHub Manaus, Impacta Nordeste, Impacto à Vera, Impacto na Encruzilhada, Instituto Cória, Periferia em Movimento, Pipe Social, Pretas no Impacto e Tecere – o programa fortalece a comunicação entre empreendedores, investidores e comunidades, ampliando o alcance e visibilidade de soluções socioambientais inovadoras e fomentando a construção de um ecossistema mais justo e inclusivo. Contato: vitoria@aliancapeloimpacto.org.br