Negócios de impactoPolíticas Públicas

Encontro Nacional do Grupo de Articulação Pró-Simpacto vai debater o fortalecimento do Sistema Nacional de Economia de Impacto

3 mins de leitura

O encontro, que acontecerá durante o evento Impacta Mais, será um marco para o fortalecimento da agenda de impacto no país. Veja como contribuir com a consulta pública e participar do encontro.

*Foto de capa: Reunião do Comitê de Economia de Impacto, realizada em 2023, que contou com a participação de Muhammad Yunus e aprovou o plano de trabalho da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Divulgação/MDIC).

Nos dias 19 e 20 de março, São Paulo vai sediar o Encontro Nacional do Grupo de Articulação Pró-Simpacto (GAS), uma iniciativa que reúne atores públicos e privados para promover o desenvolvimento da economia de impacto no Brasil. O evento, que acontecerá durante o Impacta Mais, será um marco para o fortalecimento da agenda de impacto no país, com a participação de representantes de diversos estados, municípios, universidades, empresas, governo federal e organizações da sociedade civil.   

Leia também: MDIC instaura Sistema Nacional de Economia de Impacto

Consulta pública e nova estrutura para o GAS

O encontro ocorre após a 31ª Reunião do GAS, realizada em 14 de fevereiro, que debateu a reformulação da governança do grupo e a preparação para o evento nacional. Uma das novidades é a consulta pública do 2º Manifesto do GAS, aberta até 28 de fevereiro, que visa ampliar a inclusão e participação ativa de novos membros.

Você pode registrar suas contribuições na consulta pública através do link https://bit.ly/ConsultaNovoManifestoGAS

Rachel Karam, membro do Comitê Executivo do GAS, destacou a importância da reformulação: “A ideia é que tenhamos um grupo amplo acessível a todos, um grupo de coordenação com representantes estaduais e um Comitê Executivo mais enxuto, garantindo eficiência na tomada de decisões”.

Fortalecimento da articulação interfederativa

Aron Belinky (SP), membro ativo do GAS, reforçou a importância da consulta pública para consolidar avanços na articulação interfederativa. “Esse processo é essencial para garantir que todos os envolvidos no ecossistema possam contribuir com melhorias e diretrizes”, afirma Aron.

Leia também: O I Encontro de Economia de Impacto da Paraíba e o SIMPACTO no Nordeste

O Encontro Nacional do GAS será um momento estratégico para discutir os avanços e desafios do ecossistema de impacto no país, com destaque para a apresentação do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto), criado pelo MDIC em junho de 2024.   

Integração e consolidação da comunidade de impacto

Nadjaluce Barros, do Rio Grande do Norte, do Comitê Executivo do GAS e articuladora do grupo na região Nordeste, destacou a importância do encontro para fortalecer as conexões regionais e impulsionar a atuação do GAS nos estados.

Marcel Fukayama, empresário e articulador do ecossistema de impacto no Brasil e no exterior, ressaltou o papel essencial do GAS para a formulação de políticas públicas. “Este grupo está desempenhando um papel essencial para garantir que a economia de impacto tenha um arcabouço legal sólido e perene. Precisamos consolidar avanços e garantir continuidade”.

Michele Ribeiro, consultora em desenvolvimento regional, destacou a flexibilidade da nova governança. “O modelo atual equilibra participação ampla com organização eficiente. Teremos um sistema mais inclusivo e funcional para os desafios futuros”, conclui.

Próximos passos do GAS

Além da finalização da consulta pública e do Encontro Nacional, o GAS seguirá com a divulgação das novas diretrizes e a ampliação de sua representatividade. O processo de adesão ao novo modelo de governança se dará até 19 de março, durante o Impacta Mais, com a cerimônia oficial de assinatura do 2º Manifesto.

Participe do Encontro Nacional do GAS

O Comitê Executivo do GAS está oferecendo quatro ingressos cortesias por estado para ajudar as comitivas a participar do evento.  Para mais informações e confirmação de participação, entre em contato pelo email kess@abca.com.br.