Ícone do site Impacta Nordeste

Evento internacional vai debater a economia circular em Recife

Brazilian Circular Hotspot 2024, que faz parte do Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF) acontecerá no Recife, entre os dias 6 e 8 de novembro.

Pela 1ª vez no Brasil, o Brazilian Circular Hotspot acontecerá no Recife, entre os dias 6 e 8 de novembro, como parte da programação oficial do Rec ‘n’ Play — um dos principais festivais do país voltado à tecnologia, inovação e empreendedorismo. A nova era digital transforma a sociedade e muda a forma com que produzimos, consumimos e nos relacionamos, o que exige uma nova cultura de negócios. E a tecnologia pode atuar como um catalisador na construção de soluções circulares.

Como parte da agenda oficial do Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF), o #BCH24 foi estruturado para ser um marco no país, inspirando e preparando a sociedade para a transição circular. A ideia é apresentar um olhar abrangente do tema unindo setor público e privado, academia e empresas, designers e sociedade civil para acelerar a transição no Brasil.

O evento contará com especialistas nacionais e internacionais para debater soluções e impulsionar o desenvolvimento de negócios circulares adaptados à realidade brasileira. Mais do que um evento, será um ambiente que vai fortalecer alianças, reunir lideranças comprometidas com a mudança e promover discussões multilaterais, garantindo uma transição justa, inclusiva e equitativa, que aborde disparidades de gênero, raça, etnia e questões socioeconômicas.

Programação

Os princípios da economia circular consideram a desconexão da produção da exploração dos recursos naturais, o investimento em energias renováveis e práticas regenerativas, aprimoramento da transparência na cadeia de suprimento e otimização no uso de recursos. O #BCH24 criou 3 dimensões para agrupar todos estes temas, que serão abordados em diferente dias do evento:

DIA 01 | 6 NOVReavaliando o processo produtivo: O evento se inicia sobre “o quanto somos circular” e a realidade brasileira. Será um convite a repensar como produzimos, consumimos e nos relacionamos com o meio ambiente. O programa abordará questões essenciais como A Nova Indústria Brasil, a transformação necessária nos processos produtivos em linha com os princípios da Economia Circular, o financiamento dessa transição e o papel da bioeconomia, especialmente na Amazônia, como propulsora do desenvolvimento sustentável.

DIA 02 | 7 NOV – Revendo valores, atitudes e comportamentos: A transformação para uma Economia Circular requer uma mudança profunda nos valores, atitudes e comportamentos de empresas, governos e consumidores. Este dia irá explorar as novas formas de produção e consumo, as diretrizes técnicas e legais que moldam esse novo cenário como ISO e políticas públicas, bem como o papel da comunicação na promoção de conhecimento e dos hubs e coalizões para o engajamento dos atores, facilitação de conversas público-privada e avanço do impacto e da responsabilidade de forma coletiva.

DIA 03 | 8 NOV – Redesenhando produtos e serviços: Neste dia iniciaremos com uma palestra sobre o New Bauhaus Movimento explorando a interface do design, da arquitetura e da inovação para inspirar novos produtos, serviços e relações comerciais. O programa abordará a importância de criar soluções que combinem desempenho com sustentabilidade, o papel das cidades na promoção da circularidade e as implicações globais das discussões do G20 e da COP30 para a Economia Circular. Teremos convidados especiais trazendo cases reais de cidades incluindo a visão circular para a região será apresentada.

Cada dia do evento terá uma temática específica e complementar, demonstrando que a jornada circular não se limita a um setor ou a uma indústria e sem o engajamento público, da sociedade civil e da academia.

Os painéis reunirão diferentes segmentos, visando promover o debate de forma pioneira e disruptiva com a missão de preparar o mercado para esta nova mentalidade de negócios.

Para saber mais e realizar a sua inscrição, acesse o site oficial do evento.

Sair da versão mobile