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Financiamento colaborativo para enfrentar o coronavírus nas periferias investirá R$ 3,6 mi; Saiba como inscrever seu projeto

3 mins de leitura

Por Impacta Nordeste
Com informações de Divulgação/Fundação Tide Setubal


Maior aporte de recursos do país em mobilização com match destinará dinheiro a iniciativas de periferias urbanas que enfrentem o novo coronavírus. Para cada R$ 1 doado, a plataforma coloca mais R$2.

A Fundação Tide Setubal remodelou seu Matchfunding Enfrente para destinar recursos a projetos periféricos que combatam a propagação e promovam o enfrentamento da pandemia Covid-19 nas periferias, regiões mais vulneráveis à convivência com a doença. Trata-se do maior aporte de recursos do país em mobilização com match. A plataforma de financiamento coletivo tem parceria com a Benfeitoria e destinará R$ 3,6 milhões para que iniciativas periféricas brasileiras tirem do papel soluções para enfrentar o novo coronavírus nestes territórios.

Esse financiamento coletivo para enfrentar a Covid-19 nas periferias contará com recursos da Fundação e dos parceiros Fundação Itaú Social, Fundação José Luiz Egídio Setubal e Instituto Galo da Manhã. O lançamento aconteceu na última sexta-feira (27/3) e cada projeto pode ter um orçamento de até R$ 30 mil.

A plataforma tem duas formas de doação. Uma diretamente para os projetos inscritos, onde acontece o match, ou seja, para cada real doado, a plataforma coloca mais R$ 2,00. Isso significa que cada iniciativa periférica que conseguir alcançar sua meta de R$ 10 mil pela mobilização de seus próprios parceiros e sociedade, leva mais R$ 20 mil de match, chegando a R$ 30 mil. A outra maneira de doar é para o fundo geral que somará mais recursos para que os apoios aos projetos sejam contínuos.

As inscrições estarão abertas constantemente, e o período de curadoria foi encurtado para que esse dinheiro chegue mais rapidamente a esses projetos, que precisam de celeridade pela rápida disseminação da doença, com o primeiro caso no Brasil registrado há mais de um mês e a ampliação diária da contaminação comunitária. Valem iniciativas de conscientização, cuidados com a saúde (física e emocional), distribuição de donativos e suporte a micro e pequenos empreendedores. Os projetos serão selecionados semanalmente.

Para Neca Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal, o ideal é que o Matchfunding Enfrente o Corona atenda às demandas vindas das periferias e escute as pessoas desses territórios, com as emergências identificadas pelos que ali moram. “Em um momento como esse, muitas pessoas e instituições já se mobilizam para captar recursos e ajudar quem mais precisa em meio à crise do coronavírus, o que é positivo e necessário. O enfrentamento das desigualdades já está no centro das ações da Fundação, e agora, mais do que nunca, queremos construir pontes de apoio e de sustentabilidade para esses territórios mais vulneráveis, ouvindo as demandas e fazendo junto com as periferias e suas potências”.

Para enviar seu projeto, doar e obter mais informações, clique aqui.

Matchfunding Enfrente

O Matchfunding Enfrente o Corona paralisa, por enquanto, o Matchfunding Enfrente, projeto lançado em outubro de 2019, que entraria, agora, em sua primeira onda de arrecadação para iniciativas periféricas que tivessem como objetivo o enfrentamento às desigualdades e a solução de problemas de e para as periferias. Essa decisão foi tomada em acordo com os projetos selecionados.

A onda 1 do Matchfunding Enfrente, primeira fase da iniciativa da Fundação e da Benfeitoria, tem definido os 15 projetos finalistas que participariam da campanha de arrecadação nas próximas semanas. Escolhidos entre 303 iniciativas enviadas entre outubro e dezembro de 2019, foram selecionados por critérios de diversidade geográfica e temática, assim como o potencial de impacto nos territórios onde estão inseridos. Os projetos serão suspensos temporariamente, com apoio e anuência dos 15 contemplados, e retomados após a crise sanitária atual.

Sobre a Fundação Tide Setubal (www.fundacaotidesetubal.org.br): organização não governamental, de origem familiar, criada em 2006, que fomenta iniciativas promotoras da justiça social e do desenvolvimento sustentável de periferias urbanas e que contribuam para enfrentar desigualdades socioespaciais das grandes cidades, em articulação com sociedade civil, instituições de pesquisa, Estado e mercado.

Sobre a Benfeitoria: lançada em 2011, é a plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) mais inovadora e eficiente do Brasil. Com a maior taxa de sucesso do país desde o lançamento, já mobilizou mais de R$ 44 milhões de 317 mil colaboradores para dar vida a mais de 2,4 mil projetos. Foi a primeira plataforma do mundo a não cobrar comissão obrigatória de quem arrecada, a primeira do Brasil a lançar crowdfunding recorrente e a única a trabalhar com editais de grande porte via Matchfunding. Entre seus principais parceiros de fomento, estão BNDES, ONU Mulheres, SEBRAE, Natura, Coca-Cola, Ambev, Youse e Itaú.

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