ONGsOportunidadesSustentabilidade

Fundo Casa abre duas chamadas de projetos com foco em organizações comunitárias do Nordeste

2 mins de leitura

Editais visam fortalecer a construção de narrativas que conectem o desafio do combate à crise climática a uma ampla agenda de desenvolvimento sustentável fortalecendo o desenvolvimento verde e inclusivo via recuperação da bacia do São Francisco e energias renováveis.

*Com informações do Fundo Casa
** Foto: Transposição do Rio São Francisco em Sertania, PE. (Cacio Murilo, em Shutterstock)

O Fundo Casa Socioambiental abriu no último dia 10 de fevereiro duas novas chamadas de projetos: Fortalecendo Comunidades em seus Direitos Territoriais – Energias Renováveis e Fortalecimento de Projetos de Desenvolvimento Verde e Inclusivo na Bacia do São Francisco. As duas chamadas possuem foco em apoiar organizações locais comunitárias da região Nordeste do Brasil, mas possuem diferenças nas temáticas que serão apoiadas.

O Fundo Casa busca criar condições para que grupos comunitários se fortaleçam e alcancem melhores resultados na condução de suas próprias ações. O Fundo Casa atua em todo o Brasil, mas possui territórios prioritários, um desses territórios é a região Nordeste, com uma diversidade em suas populações (comunidades tradicionais: indígenas, quilombolas, comunidades de fecho e fundo de pasto, marisqueiras pescadoras e pescadores artesanais entre outros). A região é conhecida por seus desafios sociais e ambientais (como os processos de desertificação) mas o Nordeste tem uma sociedade civil altamente engajada, mobilizada e criativa na busca de soluções locais sustentáveis e com inúmeras iniciativas inovadoras.

Iniciativa Nordeste

As duas chamadas integram uma iniciativa que tem como objetivo central a construção de narrativas que conectem o desafio do combate à crise climática a uma ampla agenda de desenvolvimento sustentável, ao mostrar que o desenvolvimento verde e inclusivo via recuperação da bacia do São Francisco e energias renováveis podem gerar empregos, impulsionar a economia, aumentar a disponibilidade e produção de água, garantir um meio ambiente saudável e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A iniciativa adotará abordagens integradas, empregando diferentes estratégias e trabalhando com um amplo espectro de parceiros, de forma a construir uma dinâmica intersetorial de base que apoie uma agenda regional consolidada de desenvolvimento verde e inclusivo, com capital político para sua implementação e a identificação e do engajamento com públicos politicamente relevantes e não atendidos.

Fortalecendo Comunidades em seus Direitos Territoriais – Energias Renováveis

A Chamada Fortalecendo Comunidades em seus Direitos Territoriais – Energias Renováveis abrange todos os estados do Nordeste que tenham discussões sobre implantação de energia a partir de fontes renováveis, com o objetivo de possibilitar que grupos locais e articulações possam participar das discussões que envolvam a implantação destes empreendimentos. São três linhas temáticas prioritárias: Políticas Públicas (Participação e Controle Social), Ações Colaborativas, para o fortalecimento de redes já existentes e Produção de Informação, para realização de diagnósticos e levantamentos participativos de projetos de implantação de energia renovável. Serão apoiados até 15 projetos de até R$ 40.000,00 cada.

Fortalecimento de Projetos de Desenvolvimento Verde e Inclusivo na Bacia do São Francisco

A Chamada Fortalecimento de Projetos de Desenvolvimento Verde e Inclusivo na Bacia do São Francisco destina-se a apoiar organizações, grupos e coletivo que e atuem nos estados do Nordeste e que integrem a Bacia do São Francisco e irá apoiar comunidades tradicionais e grupos locais que participem da discussão sobre a gestão das águas da Bacia do São Francisco e de instâncias de governança sobre as águas. São duas linhas temáticas prioritárias: Políticas Públicas (Participação e Controle Social) e Ações Colaborativas, para o fortalecimento de redes já existentes. Serão apoiados até 15 projetos de até R$ 40.000,00 cada.

As duas chamadas irão receber projetos até 10/03/2022.