ConhecimentoNegócios

Grupo de Fundações e Institutos divulga relatório com aprendizados e estratégias em investimentos e negócios de impacto

1 mins de leitura

Relatório do FIIMP (Fundações e Institutos de Impacto) sistematiza aprendizados e estratégias a partir dos investimentos realizados pelo grupo entre 2018 e 2020, visando auxiliar quem quer investir em negócios de impacto socioambiental

*Com informações de Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto

O FIIMP (Fundações e Institutos de Impacto) nasceu em 2016, inicialmente formado por 22 fundações e institutos
familiares, corporativos e independentes. A iniciativa deu início a um processo de aprendizado que visava a fortalecer o campo social a partir do investimento em negócios de impacto por meio intermediários financeiros, entre 2017 e 2018.

Ao final de 2017, oito organizações do FIIMP 1 decidiram continuar a jornada. A esse grupo juntaram-se outros nove institutos e fundações, além de duas organizações públicas de fomento. O novo grupo, chamado de FIIMP 2, buscou atuar em um contexto nacional, apoiando intermediários em todo o Brasil, e focaram o apoio e investimentos em temas como empreendedorismo jovem e periférico, redução de desigualdades e conservação da Amazônia.

O grupo também buscou diversificar o aprendizado nos diferentes níveis de maturidade da jornada do empreendedor. A publicação “Uma nova jornada de aprendizado em Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental – Para institutos e fundações que desejam apoiar e investir nesse ecossistema.” sistematiza a experiência do FIIMP2 entre 2018 e 2020.

A publicação traz informações relevantes, tanto para quem quer investir em negócios de impacto socioambiental, como também para empreendedores que querem entender melhor a lógica dos investidores na hora de buscar apoio técnico e financeiro.

O documento detalha todo o histórico da iniciativa, traçando os aprendizados da FIIMP1 para a FIIMP2. Também explica como foi realizada a gestão financeira da iniciativa, o processo de seleção dos intermediários apoiados, apresenta cases e resultados das organizações que receberam investimento, cita iniciativas de apoio além do FIIMP 2 e apresenta caminhos para o futuro.

Para baixar a publicação, acesse o site da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto.

Assine nossa neswletter