Negócios de impactoSaberes

Impacta Mais 2025 encerra edição com recorde de participantes e debates estratégicos sobre impacto social

2 mins de leitura

Evento reuniu mais de 2.300 participantes, 200 palestrantes e promoveu mais de 50 atividades em dois dias de programação intensa.

A quinta edição do Impacta Mais se consolidou como o maior encontro sobre impacto social e investimentos de impacto no Brasil, reunindo mais de 2.300 participantes no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. Durante dois dias de programação, os participantes tiveram acesso a mais de 20 horas de conteúdo, distribuídas em mais de 50 palestras, workshops e conversas, com a presença de mais de 200 palestrantes nacionais e internacionais.

Realizado pelo Impact Hub São Paulo, em coidealização com o ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), o evento se destacou por promover discussões sobre temas essenciais para o ecossistema de impacto, como investimentos sustentáveis, diversidade, novas economias, acesso a capital e desenvolvimento territorial.

Destaques do evento

Um dos momentos mais marcantes do Impacta Mais 2025 foi o lançamento do Cadastro Nacional de Empreendimentos de Impacto (Cadimpacto), uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A plataforma visa mapear e dar visibilidade a empresas e projetos que combinam retorno financeiro com impacto social e ambiental positivo.

Entre os principais painéis, destacaram-se debates sobre a estratégia nacional de investimentos de impacto, a relação entre descolonização e negócios de impacto, e o papel das compras corporativas e públicas na geração de impacto social. Além disso, o evento contou com keynotes de nomes de referência global, como Charly Kleissner, Elizabeth Boggs e Marcel Fukayama.

Na abertura do evento, Dimitri Nogueira, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Saint-Gobain, reforçou que nenhuma mudança acontece sozinha. “A colaboração é essencial para criar soluções mais saudáveis e impactantes. O Impacta Mais tem sido valioso espaço para discutir, compartilhar e impulsionar avanços em pesquisa e inovação sustentável”, destacou.

Grupo de Apoio ao Simpacto

O evento também sediou o Encontro Nacional do Grupo de Articulação Pró-Simpacto (GAS), uma iniciativa que reúne atores públicos e privados para promover o desenvolvimento da economia de impacto no Brasil. O encontro foi um momento estratégico para discutir os avanços e desafios do ecossistema de impacto no país, com destaque para a apresentação do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto), criado pelo MDIC em junho de 2024.

Integrantes do Grupo de Articulação Pró-Simpacto (GAS). (Foto: Divulgação/Impacta Mais)

Impacto e perspectivas

Desde sua primeira edição, o Impacta Mais já reuniu mais de 5.000 participantes e 500 palestrantes. Em 2025, o evento reforçou sua missão de conectar e fortalecer o ecossistema de impacto, promovendo colaborações estratégicas entre investidores, empreendedores e representantes do setor público e privado.

“Eventos como o Impacta Mais são essenciais para catalisar mudanças e fortalecer a agenda de impacto no Brasil. A troca de experiências e a construção conjunta de soluções inovadoras são fundamentais para avançarmos nessa pauta”, destacou Pablo Handl, sócio e diretor do Impact Hub São Paulo.

A edição de 2026 já está confirmada, reforçando o compromisso do Impacta Mais em ser o principal ponto de encontro do ecossistema de impacto no Brasil.

O Impacta Mais teve patrocínio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Caixa Econômica Federal e Governo Federal