Oportunidades

Impacta Nordeste divulga as jovens lideranças selecionadas para o projeto Impulsio.ne

2 mins de leitura

Projeto voltado para jovens entre 18 e 29 anos visa desenvolver e qualificar lideranças nordestinas para atuarem no ecossistema de impacto e capacita-las para produzir conteúdo para o portal Impacta Nordeste.

O Impacta Nordeste divulga o resultado da seleção para a capacitação de jovens comunicadores e lideranças nordestinas que que se inscreveram no projeto Impulsio.ne. Realizado pelo Impacta Nordeste em parceria com o Instituto Sabin e com o apoio da co.liga e Verda, o programa vai ajudar a desenvolver jovens comunicadores e lideranças do Nordeste interessadas em atuar no ecossistema de impacto social e capacitá-los para produzir conteúdo para o portal Impacta Nordeste de forma remunerada.

Foram recebidas inscrições de jovens de diversos estados nordestinos. A banca julgadora analisou as inscrições e selecionou 21 candidatos mais aderentes à proposta.

Os 21 candidatos selecionados foram: Lenice Oliveira (SE), Italo Roberto Carvalho (MA), Maurício Vieira de Paula (MA), Gabriel Lucas Martins Florentino (RN), Jônatas de Sousa Silva Pereira (BA), Bárbara Oliveira Ferreira (BA), Amanda Alves Queiroga (PB), Sara Café Camurça Guanabara de Aguiar (CE), Maria Amélia Gomes da Silva Souza (CE), Gabryela Azevedo Santos (MA), Fernanda Santos Conceição (BA), Sabrina Cabral Souza (CE), João Hydelgann Araújo da Paz Chaves (PI), Matheus Araújo de Aguiar (CE), Madalena Glaênia Oliveira Lima (CE), Jessica Yakecan (CE), Laís Rocha (BA), Ana Luiza Soares Rizzuto (BA), Jéssica lima da Silva (PE), Andrezza Araújo de Souza (PE) e Cindy Lúcia Silva Carvalho (CE). 

“Ao todo, recebemos 79 inscrições de jovens de todos os cantos do Nordeste interessados em participar do Impulsio.ne. Não foi nada fácil selecionar os contemplados devido a qualidade dos candidatos. Ficamos muito felizes em ver a diversidade de perfis, tipos de atuação e formas de engajamento das jovens lideranças. Tenho certeza que os selecionados vão formar uma rede com potencial para movimentar cada vez mais o cenário de impacto social da região. Esse é apenas o primeiro passo, o início dessa construção coletiva”, disse Marcello Santo, diretor fundador do Impacta Nordeste.

Próximas etapas

Os candidatos selecionados vão participar de dois momentos: da capacitação para a formação de lideranças de impacto do Nordeste, para todos os selecionados e do treinamento para produção de conteúdo, para quem desejar produzir conteúdo para o Impacta Nordeste.

A formação de lideranças de impacto do Nordeste será composta por dois workshops online, que vão abordar tópicos como: como atuar no ecossistema de impacto social, como criar conexões estratégicas de forma efetiva e questões estratégicas para o Nordeste. 

As lideranças interessadas em criar conteúdo para o Impacta Nordeste vão participar da capacitação para produção de conteúdo que conta com o apoio da co.liga – escola livre digital que promove inclusão produtiva das juventudes no campo da economia criativa. A escola é uma iniciativa da OEI e a Fundação Roberto Marinho e oferece cursos e oportunidades por meio de sua plataforma www.coliga.digital

Na capacitação serão abordados os principais pontos sobre produção de conteúdo para internet. Após esse momento, os candidatos vão escolher até três cursos online da co.liga para aprofundar seus conhecimentos, sendo um deles obrigatório.

Inicialmente, o Impacta Nordeste vai remunerar até quatro conteúdos por mês no valor de 350 reais, sendo que uma pessoa pode produzir no máximo um conteúdo por mês. A quantidade de conteúdos que cada um poderá produzir de forma remunerada será definida após avaliação dos candidatos ao longo da formação, a disponibilidade de cada um e o tempo de produção de acordo com o formato.