Ícone do site Impacta Nordeste

Impacta Nordeste e Instituto Bancorbrás lançam programa para impulsionar negócios de turismo sustentável na região

Programa Impulsio.ne Turismo Sustentável oferece aceleração gratuita com acompanhamento individualizado e investimento semente de até R$15 mil para negócios de impacto do Nordeste que atuam no campo do Turismo Sustentável em suas diversas vertentes.

A Plataforma Impacta Nordeste, em parceria com o Instituto Bancorbrás, anuncia o lançamento do Impulsio.ne Turismo Sustentável, um programa de inovação social desenvolvido para impulsionar negócios de impacto de turismo sustentável no Nordeste brasileiro. As inscrições já estão abertas e seguem disponíveis até 26 de maio de 2024.

O Nordeste do Brasil é conhecido internacionalmente por suas paisagens naturais e riqueza cultural, mas também enfrenta desafios socioeconômicos significativos. Nos últimos anos, especialmente após a pandemia, surgiram diversas iniciativas que combinam turismo com impacto socioambiental positivo. Essas iniciativas possuem um grande potencial para gerar renda, promover a cultura e os saberes locais, preservar e valorizar o meio ambiente, especialmente em comunidades de povos tradicionais.

“A região Nordeste é uma potência nesse setor e acreditamos que impulsionar esses negócios pode gerar impacto social e ambiental positivo nas comunidades em que atuam e em toda sua cadeia produtiva”, afirma Marcello Santo, diretor-fundador da Plataforma Impacta Nordeste.

O programa Impulsio.ne Turismo Sustentável oferece uma jornada de aceleração de seis meses, totalmente gratuita, que inclui acompanhamento individualizado, apoio técnico personalizado, investimento semente e acesso a oportunidades do ecossistema do Instituto Bancorbrás. Após o término da aceleração, as empresas participantes continuarão a receber suporte para avaliação e monitoramento de seus progressos.

Cláudio Roberto Nogueira, diretor-executivo do Instituto Bancorbrás, avalia que o programa é uma oportunidade de impulsionar e ampliar os impactos positivos. “O nosso objetivo é ensinar, aprender e compartilhar conhecimentos, permitindo que as organizações evoluam em sua atuação e beneficiem ainda mais a sociedade com o fortalecimento da causa de um turismo mais diverso, acolhedor, inclusivo e sustentável”, avalia.

Podem se inscrever negócios de impacto, incluindo associações, cooperativas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com modelos de negócios, que atuem no campo do turismo sustentável na região Nordeste do Brasil. É necessário que os negócios estejam formalizados há pelo menos um ano, com sede na região Nordeste. Negócios de turismo de base comunitária, turismo cultural, turismo sustentável, ecoturismo, etnoturismo, turismo de experiência são alguns exemplos de negócios de impacto de turismo sustentável que podem participar.

As inscrições estão abertas até 26 de maio de 2024. Para se inscrever, visite o site oficial do programa: https://impulsione.impactanordeste.com.br/turismo baixe o edital completo e preencha o formulário de inscrição.

Sair da versão mobile