Na série Impacto na Encruzilhada – Especial Nordeste, uma colab entre o podcast Impacto na Encruzilhada e o Impacta Nordeste, conversamos com empreendedores e empreendedoras sociais de cada estado da região para conhecer as suas iniciativas, seus desafios e mostrar a vida pulsante que há “fora do eixo”.
Concluímos há pouco a colab entre Impacta Nordeste e Impacto na Encruzilhada, na qual foram produzidos 9 episódios, um por estado da região, trazendo diferentes vozes de iniciativas potentes. A ideia era muito simples: abrir espaço para quem está com a mão na massa na região compartilhar suas trajetórias, desafios e experiências. Desta forma, podemos dar visibilidade a essas belas histórias de gente com a mão na massa Brasil e Nordeste adentro.
Como você pode imaginar, assunto não faltou. Foram 300 horas de conteúdo inédito para você, leitor(a) e ouvinte, conhecer mais a fundo algumas experiências da nossa região. Sem dúvida, há muito mais para mostrar em futuras temporadas, que bom!
Reunimos a seguir, alguns destaques que apareceram ao longo dos 9 episódios desta colab. E se, por acaso, você perdeu algum episódio, fique tranquilo(a). Eles estão organizados na sequência para facilitar sua vida. É só apertar o play naquele episódio que você perdeu e conhecer uma trajetória transformadora da região.
Colab – Impacto na Encruzilhada e Impacta Nordeste
EP 1 – Manu Oliveira (Social Brasilis – Ceará)
Empreendedora e fundadora da Social Brasilis, um negócio de impacto de Fortaleza que aposta na educação, inovação e na periferia para formar pessoas e comunidades para o futuro.
EP 2 – Monique Moraes (Su Causa Mi Causa – Maranhão)
Empreendedora de uma consultoria focada em ESG e impacto, Monique é maranhense da gema e inquieta por natureza.
EP 3 – Mayris Nascimento (Nosso Mangue – Alagoas)
Apaixonada pelos manguezais e vinda de uma comunidade pesqueira, Mayris se emociona ao lembrar sua trajetória no Programa BNDES garagem.
EP 4 – Saville Alves (SOLOS – Bahia)
Co-fundadora de um negócio de impacto já bem conhecido e bem estabelecido nacionalmente, Saville e a SOLOS buscam conectar os elos da cadeia da reciclagem, uma agenda nada simples de se atuar.
EP 5 – Mona Nóbrega (Sebrae – Rio Grande do Norte)
Estado pioneiro da construção de sua política de fomento aos negócios de impacto, essa caminhada se deve e muito à atuação do Sebrae. E dentro dele, nossa convidada vem movendo montanhas para fazer essa agenda avançar e se consolidar.
EP 6 – Pedro Verda (Verda – Pernambuco)
Para além de ser um estado rico em cultura e em inovação, a agenda de impacto avança com força em Pernambuco graças à atuação de pessoas como o Pedro.
EP 7 – Noé Filho (Geleia Total – Piauí)
Quando fazedores de cultura se encontram com fazedores de impacto. Essa é a síntese dessa conversa com o fundador do Geleia Total, um produtor cultural de impacto do Piauí. E se você ainda pensa que por lá é só seca e pobreza, precisa escutar esse episódio e rever seus conceitos.
EP 8 – Mayara Costa (PTHI – Paraíba)
Uma fundação recém criada com a missão de propor novos horizontes ao estado. É nesse ambiente que nossa convidada está inserida, com a missão de fomentar a agenda de impacto no Estado. Nada mal, não?
EP 9 – Fillype (Ser.tão – Sergipe)
Fillype Lima, gestor de projetos e programa sociais da Ser.tão, conta como a empresa de impacto busca promover transformações positivas na sociedade e no mundo corporativo ao conectar empresas e comunidades em Aracaju.
Alguns destaques da Colab
A importância do Sebrae na região
A importância do Sebrae em âmbito nacional é bastante conhecida, sobretudo no fomento ao empreendedorismo. No entanto, a agenda de negócios de impacto é ainda nova na organização e quando localmente ela é priorizada por lideranças e gestores é fácil notar seus desdobramentos. Em diversos episódios desta colab o Sebrae é mencionado como um player que toca o bumbo localmente desta agenda, e isso não é pouca coisa.
Formação de novas lideranças
Alguns convidados(as) reforçaram a importância de terem sido iniciados na agenda do impacto ao longo de suas jornadas na universidade, fator que mudou suas trajetórias profissionais. Iniciativas como o Movimento Choice, a ENACTUS e a Rede Impacta Nordeste são apenas alguns exemples que reforçam o quanto o ambiente universitário segue sendo chave para introduzir a agenda do impacto a futuros profissionais de diversas áreas de atuação.
Intercâmbio regional
Muitas vezes a despeito do que o sudeste enxerga (ou deixa de enxergar) há muita troca entre iniciativas do Nordeste. Compartilhando desafios e oportunidades similares, fazedores(as) de impacto da região seguem trocando figurinhas entre si e isso é incrível. Potencializar esses intercâmbios locais e regionais é tarefa para lá de necessária e esse é um dos propósitos do Impacta Nordeste, convém lembrar.
Nordeste é potência
Eu sei caro(a) leitor(a), mas o óbvio precisa ser dito. Tem muita gente fazendo coisas super potentes pela região, não só nas capitais, mas também pelos interiores. Há atores e organizações impulsionando a agenda de impacto, sem menosprezar suas vocações locais. Sim, há muitos desafios, mas o que encontramos foram pessoas com sangue nos olhos (se preferir, brilho) e vontade de fazer acontecer.
Depois dessa colab, se você ainda tem dúvidas quanto a isso, melhor correr para rever seus conceitos. Alegar desconhecer novas iniciativas já não cabe mais. Então bora divulgar para mais pessoas o conteúdo dessa colab e quem sabe, em breve, a gente não retorna com uma nova temporada.
Para fechar, nosso agradecimento aos nossos convidados(as) que toparam dividir suas jornadas e suas histórias por aqui. Sem vocês essa colab não seria possível!