Oportunidades

Inscrições prorrogadas para o selo iIMPACT. Iniciativa vai validar o impacto social das startups da América Latina

2 mins de leitura

Por Impacta Nordeste
Com informações de divulgação e blog Metamorfose


Foi prorrogado até o dia 31 de agosto o prazo de inscrição para o maior mapeamento de impacto social das startups da América Latina: o iImpactDesenvolvido pelo Innovation Latam em parceria com a Fundação Dom Cabral, a iniciativa tem como objetivo validar as startups latino-americanas que estão gerando impacto socioambiental positivo na região, além de dar visibilidade e conecta-las com mentores e possíveis investidores.

As startups serão avaliadas e aquelas que estão gerando e mensurando o impacto de suas atividades receberão o selo iImpact, desenvolvido pelo Prof. Dr. Fabian Salum e sua equipe, da Fundação Dom Cabral. A iniciativa está alinhada com os compromisso para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.

Segundo João Pedro Brasileiro, fundador da plataforma Innovation Latam, “ao final de todo esse processo, teremos um ecossistema mais integrado, pois as startups detentoras do selo iImpact poderão ser mais facilmente encontradas tanto por empresas, como por investidores”.

As iniciativas serão avaliadas por grandes empresas empresas que também passam a observar esses critério como pré-requisito para contratos de parceria e/ou investimentos. “Nesse cenário é que o iImpact passa a ser peça fundamental para facilitar esse match entre esses dois universos”, afirma João Pedro.

Na primeira etapa, as startups preenchem um questionário qualificatório no site oficial. Na segunda etapa acontece a coleta de evidências de impacto. Tais evidências serão julgadas por uma banca avaliadora composta por mais de 40 executivos de grandes empresas que atuam na América Latina e docentes. Entre elas: Aegea, IBM, Grant Thornton, MRV Engenharia, Dow, Electrolux, Gerdau, Oracle, Amazon, Bradesco, Cubo-Itaú, Saque-Pague.

“O que chama a atenção nessa metodologia é que estamos indo além da declaração, ou seja, da intenção das startups de fazerem ações ou de simpatizarem com algumas causas. Um dos pilares do iImpact é a comprovação das evidências da contribuição social’, afirma Karina Coleta
Professora Convidada da Fundação Dom Cabral.

As startups aprovadas pela banca julgadora receberão o Selo iImpact e farão parte de um ebook com a descrição dos cases, estatísticas do setor e opinião de lideranças. Haverá ainda um evento de apresentação das startups e a divulgação no portal do projeto.

Para saber mais e fazer a sua inscrição, acesse o site oficial da iniciativa.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!