Edital é voltado organizações que atuam com projetos de desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade de 15 estados. Inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de março. Na região Nordeste, podem participar projetos do estados do Maranhão, Paraíba, Sergipe, Piauí.
*Foto de capa: O presidente do Instituto Cooperforte, a presidente da ABCR, o Diretor Executivo da Cooperforte (Divulgação/Site Instituto Cooperforte)
Com o propósito de “Transformar realidades socioeconômicas de pessoas e organizações sociais, em sintonia com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)”, o Instituto Cooperforte lança Edital de Chamada Pública, para organizações sociais que geram impacto social junto às comunidades, para apoiar projetos de desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social no período de 2023 a 2025.
As inscrições estão abertas até o dia 12 de março, através do site do Instituto Cooperforte. O edital é direcionado para as organizações dos estados que não tiveram entidades contempladas no edital de 2022, são eles: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo.
Podem participar as Organizações da Sociedade Civil, sem finalidade lucrativa, legalmente constituídas há mais de cinco anos e adimplentes com suas obrigações legais e fiscais, e Cooperativas legalmente constituídas há mais de cinco anos, adimplentes com suas obrigações legais e fiscais, ambas situadas nos estados citados acima.
Não podem participar partidos políticos, sindicatos, órgãos e entidades públicas, universidades e escolas. Poderão figurar no projeto como instituições parceiras, as universidades, escolas, órgãos e entidades públicas.
Os projetos deverão estar alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Educação de Qualidade (ODS 4) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8). Outros poderão figurar transversalmente, em decorrência da aplicação dos ODS prioritários 4 e 8.
O público a ser atendido nos projetos deve ser prioritariamente jovem e/ou adultos com idades de 18 a 40 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica com renda familiar de até três salários-mínimos; e/ou; pessoas com deficiência, de 18 a 40 anos, em condição laboral e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar de até três salários-mínimos.
O Instituto Cooperforte irá dispor para a realização do edital de até R$ 1,35 milhão, por projeto o valor será de R$ 90 mil. As autorizações para início dos projetos dos anos de 2023 e 2024 ficarão condicionadas também à disponibilidade orçamentária anual do Instituto. Para inscrições e acesso ao edital completo acesse o site do Instituto Cooperforte.