ONGs

Instituto Pensado Bem realiza apresentação oficial do Favela 3D, na Favela do Inferninho em Fortaleza (CE)

3 mins de leitura

Com a participação da comunidade, sociedade civil, empresas parceiras e setor público, o momento representa o início das ações para o projeto, que visa transformar a favela em um espaço 3D: Digno, Digital e Desenvolvido

Nesta quinta-feira, 27 de julho, o Instituto Pensando Bem recebe, no Beco Céu, o Start 3D, evento que visa apresentar os planos de ação para o início do projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), da ONG Gerando Falcões. A Favela do Inferninho, localizada no bairro Vila Velha, em Fortaleza, é o primeiro espaço urbano do Ceará a receber a iniciativa. Toda a atividade vai contar com a participação dos moradores, de parceiros da instituição e do programa, de convidados dos setores público e privado e da sociedade civil.

Na ocasião, serão lançados os programas Decolagem e Rede Favela, constituídos para a concretização do Favela 3D dentro da comunidade. Rutenio Florencio, fundador e CEO do Instituto Pensando Bem, explica que o Start 3D é uma oportunidade de mostrar à comunidade e sociedade o começo das ações para a realização do Favela 3D. “O Start representa o início de um novo ciclo, com a divulgação de tudo que temos realizado até aqui e o que temos planejado para muito em breve. Tudo isso, com a participação social da comunidade, da sociedade civil, das empresas parceiras e do setor público”, afirma o gestor.

Leia também: Instituto Pensando Bem: A favela protagonista de sua história

O momento também será de transparência e prestação de contas com os moradores, pais e participantes das atividades do Pensando Bem. Serão exibidos os cronogramas de aulas de 2023.2, os investimentos com o recurso conquistado no quadro The Wall, do programa Domingão com Huck, os impactos do semestre de 2023.1 e informes gerais. 

Programação

18h – Apresentação inicial – Karatê e Rimadores
18h30 – Apresentação geral – Start 3D
19h10 – Momento convidados
19h40 – Encerramento e inauguração da Base Educacional  

Sobre o Favela 3D

O Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) é um projeto de erradicação da pobreza de maneira sistêmica. Para isso, trabalha com base em uma mandala de impacto que contempla: moradia digna, acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, meio ambiente, geração de renda e cultura, esporte e lazer. 

O projeto está em andamento em quatro territórios: na Favela Marte, em São José do Rio Preto(SP), na Favela do Haiti (SP), na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ) e em Vergel do Lago, em Maceió (AL). Os locais possuem características e populações diferentes, permitindo que a metodologia se adeque e se consolide em ambientes distintos, que seguem com trabalhos que serão realizados ao longo dos próximos dois anos. Em 2023, além de Fortaleza, o Favela 3D pretende atuar em mais áreas de vulnerabilidade social por definir.

Sobre o Instituto Pensando Bem

Fundado em 2020, o Instituto Pensando Bem surgiu dentro da Favela do Inferninho, no bairro Vila Velha, em Fortaleza, para promover transformação com ações de impacto social ao alcance de todos. A instituição oferece ações nas áreas de Educação, Cultura, Esporte, Tecnologia e Qualificação Profissional, atendendo mais de 500 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. Em sua base educacional, localizada no Beco Céu, o Pensando Bem realiza cursos, oficinas, atividades de lazer e ações sociais diversas. A instituição conta com o apoio e doações de pessoas físicas e jurídicas, que abraçam a missão de transformar a favela com capacitação e oportunidades.

Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D.