ONGsOportunidades

Instituto Rede Mulher Empreendedora abre edital para parceria com OSCs no Programa Potência Feminina

2 mins de leitura

Organizações selecionadas poderão receber até R$ 105 mil ao longo de todo o projeto.

O Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) anunciou a abertura do processo seletivo para a seleção de Organizações Sociais (OSCs) interessadas em se tornarem parceiras na execução do Programa Potência Feminina. Com abrangência nacional e foco nas comunidades locais, o projeto visa capacitar e empoderar mulheres empreendedoras, fortalecendo seu papel no mercado de trabalho e na sociedade.

O edital estabelece critérios para a participação das OSCs, que devem ser de direito privado, sem fins lucrativos, e devidamente regularizadas conforme o ordenamento legal brasileiro. Além disso, as organizações devem possuir experiência ou afinidade com o tema do empreendedorismo feminino, garantindo assim um suporte adequado às participantes do programa.

Um dos requisitos essenciais é que as OSCs já disponham de um espaço físico adequado para a realização das atividades do programa. Esse local deve estar localizado dentro ou nas proximidades da comunidade alvo e ser capaz de abrigar as capacitações, com uma estrutura que comporte cerca de 40 pessoas por oficina, além de equipamentos como computadores e impressoras.

A capacidade de mobilização, contratação e gestão de mão de obra, preferencialmente composta por mulheres da própria comunidade, é outro aspecto fundamental para as OSCs candidatas. Esses profissionais, denominados “tutores”, serão responsáveis por ministrar as oficinas, cuja realização está prevista ao longo de 13 meses, com a expectativa de envolver aproximadamente 80 mulheres por mês.

A OSC parceira receberá um valor mensal para a gestão do espaço nas capacitações que serão realizadas durante o período do programa. O valor mensal a ser recebido pela OSC deve ser destinado para pagamento da mão de obra envolvida nas capacitações, para gestão do espaço e atividades, Internet e material de apoio e demais custos do espaço. Os repasses mensais, somados, poderão totalizar aproximadamente R$105.000 (cento e cinco mil reais) até o final do projeto, a ser repassado por meio de contratos específicos que serão firmados com cada proponente que for selecionado por meio do Edital.

A seleção das OSCs será realizada em duas etapas, por uma banca avaliadora composta por profissionais do Instituto Rede Mulher Empreendedora. Além da análise documental, entrevistas online e visitas presenciais poderão ser realizadas para uma melhor compreensão do potencial das organizações candidatas.

As inscrições estarão abertas de 24 de abril a 6 de junho de 2024, exclusivamente através de formulário eletrônico disponível no site do Instituto Rede Mulher Empreendedora. Ao final do processo seletivo, as organizações selecionadas serão informadas por e-mail.

Para conferir o edital completo e inscrever a sua organização, acesse o site oficial do programa.