Ícone do site Impacta Nordeste

MinC e Sudene lançam edital Inova Cultura para selecionar soluções sustentáveis e inovadoras em economia criativa

Inscrições seguem aberta até 30 de janeiro de 2026.

*Foto de capa: Carmen Lucia Couto apresentou o edital a empreendedores do setor de economia criativa. (Divulgação)

Começaram na última sexta-feira (28) as inscrições para o edital Inova Cultura que tem como objetivo impulsionar soluções tecnológicas, sustentáveis e criativas voltadas ao desenvolvimento e à modernização cultural na área de atuação da Sudene.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), reforçando o compromisso do governo federal com a inovação cultural e o fortalecimento dos ecossistemas criativos da região.

O edital busca propostas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) e modelos de negócio inovadores, apresentadas por sociedades empresariais ou startups formalmente constituídas e ativas há pelo menos 12 meses antes da publicação do chamamento. As candidatas devem estar localizadas na área de atuação da Sudene, abrangendo os nove estados do Nordeste, além do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Segundo a secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, a chamada pública representa “um passo fundamental para impulsionar uma cultura mais conectada, interativa e preparada para as novas realidades sociais”.

O total de recursos disponíveis é de R$ 2 milhões, sendo que o valor máximo de financiamento por projeto é de até R$ 200 mil. A ideia é fortalecer a cultura como elemento estruturante para o desenvolvimento sustentável e inclusivo, impulsionando a economia criativa e, ao mesmo tempo, promovendo a inovação no setor.

Divulgação

Como parte das ações de divulgação desta iniciativa, a Sudene marcou presença no 5º Festival de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste na cidade pernambucana de de Arcoverde. O evento foi promovido entre os dias 7 e 9 de novembro pela unidade local do SESC.

Representando a Sudene, a servidora Carmen Lúcia Couto, da Coordenação-Geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação, apresentou o detalhamento da iniciativa ao público presente. A especialista também acompanhou uma rodada de negócios, na qual empreendedores do setor de economia criativa apresentam seus projetos a um grupo de investidores.

Segundo Carmen, o público demonstrou interesse em participar do projeto. “Arcoverde é uma cidade que tem diversos grupos de coco e associações voltadas para o segmento da cultura e da economia criativa. A receptividade foi muito boa e as pessoas estão esperançosas de que esse novo olhar da Sudene para a cultura venha a ajudar muito a região. Foi uma participação muito proveitosa”, destacou.

Para saber mais e inscrever a sua iniciativa, acesse o site oficial do edital.

Sair da versão mobile