Lançado em 2018, Modelo tem entre seus usuários Yunus Negócios Sociais, AMAZ aceleradora de Impacto, Fundação Grupo Boticário e Fundo Vale, além de centenas de negócios de impacto e Academia
Uma versão atualizada do Modelo C, ferramenta que tem sido amplamente utilizada pelo ecossistema de negócios de impacto no país, foi lançada no Impacta Mais 2025. Fruto do acúmulo de rodagem por centenas de negócios e dezenas de aceleradoras e outras organizações sociais, a atualização busca endereçar questões reveladas por seu uso no dia a dia.
Originalmente elaborado pela Move Social e pelo Sense-Lab, o Modelo foi revisado e relançado agora pela Move Social, com apoio técnico do Sense-Lab e apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário, Fundo Vale, Instituto Sabin, ICE e AMAZ aceleradora de impacto.
Desde que foi lançada, a ferramenta tem sido reconhecida e adotada por aceleradoras, financiadores, empreendedores e academia para modelagem e gestão estratégica de negócios de impacto, sendo utilizado de maneira ampla pelo ecossistema de impacto brasileiro.
O Modelo C tem sido utilizado junto a diferentes públicos, tanto para reunir intenções de negócios em estágio de ideação quanto para construir imagem diagnóstica de negócios já em operação. Em programas de aceleração, processos de seleção de negócios para investimento, avaliação de impacto, entre outros objetivos. Em diferentes regiões do país e com negócios de impacto de diversos segmentos e natureza.
Seu principal valor está na capacidade de provocar reflexões e tomada de decisões integradas, considerando a lógica e as dimensões operacionais e comerciais do negócio, bem como sua narrativa de impacto. Para isso, integra a Teoria da Mudança com o Business Model Canvas. Favorece o diagnóstico sobre o momento do negócio, a organização de informações, o planejamento e as práticas de avaliação e gestão da equipe responsável, sendo um instrumento vivo a ser permanentemente revisitado na jornada empreendedora.
A revisão do modelo foi motivada por mudanças no campo do impacto socioambiental desde seu lançamento, na linguagem e no caminho metodológico, adaptação para usos mais individuais e para negócios mais complexos.
“Partimos de escutas junto a pessoas do campo de impacto, buscando coletar insumos sobre a prática com o Modelo C. Com essa contribuição, fizemos uma revisão ampla da ferramenta, e chegamos a uma proposta preliminar e orientações para testagem. Veio a fase de testes com atores de interesse, em diferentes territórios, buscando identificar possibilidades de ajuste adicionais. Por fim, chegamos a essa versão 2.0, que agora se torna pública e acessível”, define Antonio Ribeiro, sócio-consultor da Move Social.
Desde a criação, o Modelo C já foi usado por mais de dez aceleradoras de impacto social e/ou ambiental, que aplicaram a ferramenta nas jornadas empreendedoras de centenas de negócios, em diferentes regiões do país. Foi também acionado por catalisadores do campo, investidores, academia, cursos de formação e empreendedores.
Foram realizados mais de 3.400 downloads da ferramenta. Na edição 2023 do Guia 2.5, principal estudo sobre o ecossistema de apoio aos negócios de impacto, produzido pela Pipe Social e Quintessa, 25% dos respondentes indicam o uso do Modelo C.
Após o lançamento da nova versão no Impacta Mais, serão realizadas jornadas formativas para organizações interessadas em implementar o Modelo C em seus programas, atualizações contínuas, a internacionalização da ferramenta com disseminação em outros países, em especial na América Latina, e expansão para outros ecossistemas, contribuindo para o avanço do campo de investimentos e negócios de impacto globalmente.
A versão 2.0 do Modelo C estará disponível para download logo após o lançamento no Impacta Mais, neste site em português e espanhol e, em breve, também em inglês.
Quem usa o Modelo C?
- Mais de 500 negócios de impacto
- Cerca de 10 investidores e catalisadores do campo,
tais como ICE, Coalizão pelo Impacto, Projeto Universidades, Sebrae, ANPROTEC, Fundo Vale, Instituto Amani, Instituto Legado, Fundação Boticário.
- Mais de 14 Aceleradoras,
tais como AMAZ, Climate Ventures, PPA, Kimberly-Clark, Housinpact, Semente Negócios, Hub. Ro Coworking e Incubadora, Motirô (a aceleradora da Plataforma Impacta Nordeste), Yunnus Negócios Sociais.
- Mais de 8 universidades,
tais como USP e UNB, e citação em mais de 35 artigos publicados
- Mais de 10 Cursos de formação,
tais como, MBA Instituto IPÊ, Universidade St. Gallen, Curso Formação Impacto Social – Amani, Curso Business Design for Change – Sense-Lab, Formação consultores – Sebrae RN, Curso EAD – Como apoiar Negócios de Impacto – ICE