Negócios de impactoOportunidades

Negócios de impacto do Nordeste podem se inscrever no Programa 100+ Labs Brasil da Ambev

5 mins de leitura

Desde 2018, mais de 80 empreendedores participaram e mais de 20 já fecharam negócios com a companhia e parceiros, por meio do Programa 100+ Labs Brasil, novo nome da Aceleradora 100+ .

A Ambev abriu no último dia 22 as inscrições para a 5ª edição de seu programa de inovação aberta, o 100+ Labs Brasil, voltado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras.  As organizações interessadas podem se inscrever em um dos nove eixos do programa: Agricultura Sustentável, Embalagem Circular, Mudanças Climáticas, Gestão de Água, Ecossistema Empreendedor, Amazônia, Diversidade e Inclusão, Consumo Consciente e Responsabilidade ambiental na cadeia de suprimentos – sendo os três últimos novidades desta edição. 

O programa busca negócios com soluções aptas para implementação e teste, seja em fase piloto ou prontas para serem utilizadas pelo mercado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 09 de junho por meio do site: 100labsbrasil.ambev.com.br/. O Impacta Nordeste é parceiro de mobilização do programa.

Após as etapas de inscrições e entrevistas, haverá o pitch day, onde serão selecionados os 20 negócios que participarão da primeira fase do programa: o Intensive Learning. Será um processo, com oito semanas de duração, no qual empreendedores e empreendedoras passarão por workshops sobre temas relevantes para o desenvolvimento do negócio e refinamento das suas propostas de piloto de solução a ser implementado junto à Ambev ou organizações parceiras. O objetivo é encontrar ideias inovadoras que possam gerar resultados positivos para o meio ambiente, para a sociedade e que possam auxiliar Ambev, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), PPA e parceiros a atingirem as suas metas de Sustentabilidade por meio da implementação de piloto. 

Além da implementação do piloto, as soluções selecionadas terão a possibilidade de receber suporte individual de um gestor do Quintessa, acessar a rede de executivos da Ambev e parceiros, acadêmicos, especialistas, investidores, líderes de sustentabilidade corporativa e grandes players do mercado. Além disso, terão a oportunidade de participar de encontros e mentorias com fundos de investimento e escritório jurídico especializado. Também serão consideradas candidatas potenciais para receber investimentos e avançar na sua  internacionalização por meio do programa global 100+ Accelerator.

O programa conta com a co-realização da USAID e da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), execução do Quintessa, em parceria com PepsiCo e Unilever, com o apoio da Ball e Valgroup e o apoio institucional da Libra Branding, Machado Meyer e Pacto Global. 

“Na Ambev estamos cada vez mais dedicados e empenhados em utilizar nossos conhecimentos, habilidades e inovação para ajudar na expansão do impacto social e alavancar o crescimento compartilhado. O programa 100+ Labs Brasil é uma das iniciativas que representa e nos ajuda a fomentar esse objetivo, encontrando soluções escaláveis que impactam a comunidade e contribuem para alcançarmos nossas metas e compromissos, promovendo um futuro melhor. A turma 5 vem com três novos focos, e um deles, reflete o nosso empenho em estar cada vez mais próximos desse objetivo, que é o pilar de Diversidade e Inclusão. Vamos juntos para mais uma edição a fim de acelerar negócios com grande potencial no mercado e na sociedade!”, explica Thaís Melani, Especialista de Procurement e Sustentabilidade na Ambev. 

“O programa 100+ Labs, que busca apoiar negócios nas fases de tração e ida ao mercado, traz como diferencial a execução de pilotos vinculados às estratégias de sustentabilidade dos parceiros do programa. Os pilotos são uma ótima oportunidade para os negócios provarem sua proposta de valor e testarem seu produto com um cliente real, trazendo ainda mais robustez para suas entregas futuras. Há 3 anos, a PPA está à frente da co-realização do programa junto com a Ambev. Neste período, temos visto o programa se aprimorar a cada ano, com o objetivo de fornecer uma jornada cada vez mais aderente aos desafios enfrentados pelos negócios. Entendemos que, desta forma, estaremos contribuindo para o desenvolvimento de uma economia cada vez mais sustentável., comenta Juliana Simionato, Gerente de Projetos da PPA.

“Os pilotos implementados no 100+ Labs mostram na prática o valor em unir inovação e sustentabilidade. Com resultados concretos em poucos meses, as organizações  encontram caminhos para avançar nas suas metas ao mesmo tempo em que desenvolvem o ecossistema de negócios de impacto”, afirma Anna de Souza Aranha, sócia e diretora do Quintessa. 

Sobre o Programa 100+ Labs Brasil 

A ideia de alavancar negócios inovadores alinhados aos seus compromissos sustentáveis nasceu em 2018, quando a Ambev anunciou suas metas nas frentes de ação climática, gestão da água, embalagem circular e agricultura sustentável, que buscam resolver os impactos não só de sua própria operação, como também de todo o seu ecossistema – que inclui agricultores, fornecedores, bares e restaurantes, por exemplo.

Depois de alcançar seus compromissos de sustentabilidade, a companhia passou a direcionar esforços também para resolver os impactos que estão além dos muros. A novidade desta 5ª edição é a inclusão dos eixos Diversidade e Inclusão, Consumo Consciente e Responsabilidade Ambiental na cadeia de suprimentos.

A Ambev já movimentou mais de R$20 milhões em negócios, investimentos e premiações para as mais de 80 startups que passaram pelo programa, que também integra uma iniciativa global da companhia.

Nessa jornada, USAID e a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) atuam como co-realizadores, enquanto o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira do país, atua na execução. Importantes empresas, como PepsiCo, Unilever, Valgroup e Ball Corporation apoiam o programa como parceiros e apoiadores, juntamente com parceiros institucionais, incluindo Machado Meyer Advogados, Libra Branding e Pacto Global. 

Após 4 edições, a Aceleradora 100+ se torna Programa 100+ Labs Brasil, evoluindo sua atuação e se alinhando à iniciativa global da ABI, marca global da Ambev, marca global da Ambev que possui programas de aceleração em todas as regiões nas quais atua. Startups como Água Camelo, Diversidade.io, Maneje Bem, Barkus, MEIShop e O2Eco são algumas que já passaram pelo programa.

Sobre a USAID

A USAID é uma das principais agências de desenvolvimento internacional do mundo e um ator catalisador que impulsiona os resultados do desenvolvimento. A USAID trabalha para ajudar a melhorar vidas, construir comunidades e promover a democracia e o desenvolvimento sustentável nos países onde atua.

Sobre a PPA

A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. Criada no final de 2017, a PPA busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na Amazônia brasileira, compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade. Saiba mais em ppa.org.br.

Sobre o Quintessa

O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais mais importantes do país. Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre responsabilidade socioambiental e resultados financeiros, atuando junto com empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover agendas de inovação, impacto positivo e ESG. O Quintessa já identificou e mapeou mais de 4,5 mil startups e impulsionou mais de 250 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão. Saiba mais em: http://www.quintessa.org.br

Assine nossa neswletter