Negócios de impacto

Negócios de impacto socioambiental marcam presença no NEon na Paraíba

4 mins de leitura

Em sua segunda edição, o NEon reuniu empreendedores, investidores e especialistas na Paraíba para explorar oportunidades, compartilhar conhecimento e impulsionar soluções sustentáveis e de impacto social.

Foto de capa: Governador da Paraíba, João Azevêdo, na abertura do evento (fonte: José Marques)

O Nordeste On (NEon) é o maior evento de inovação e empreendedorismo do Nordeste, reunindo diversas atividades para empreendedores e incentivando o desenvolvimento do ecossistema de startups na região. Com uma programação repleta de conteúdos relevantes, o Neon destaca-se por sua capacidade de promover networking, criando e fortalecendo conexões.

Promovido pelo Sebrae/PB e pelo Governo do Estado da Paraíba, o NEon chegou a João Pessoa após o sucesso de sua primeira edição em 2023, em São Luís-MA. Realizado no Centro de Convenções, o evento contou com uma grande estrutura e uma programação diversificada em torno de 10 palcos, oferecendo várias atrações para os empreendedores. Durante os dois dias de evento, cerca de 250 startups tiveram a oportunidade de expor seus negócios ao público, fortalecendo o ecossistema de inovação da região.

Na programação, foram realizados workshops, painéis temáticos, rodadas de negócios, apresentações culturais e palestras com especialistas abordando temas como empreendedorismo, protagonismo feminino, diversidade, educação, sustentabilidade e inovação.

As conexões proporcionadas pelo evento não se limitou aos empreendedores, reunindo também estudantes e gestores públicos. Além de integrar diversos negócios do Nordeste, o NEon estabeleceu parcerias com instituições de ensino, como a Universidade Federal da Paraíba, a Universidade Estadual da Paraíba e o Instituto Federal da Paraíba, que estiveram presentes.

Para além das palestras sobre temas relacionados a impacto social e ao meio ambiente, a organização do evento implementou uma gestão eficiente de resíduos no local, compensação de carbono e distribuição de mudas para o público.

Painéis sobre Negócios de Impacto Social

Nesta edição, o Sebrae repetiu a parceria com a consultoria maranhense Su Causa Mi Causa, realizando painéis sobre negócios de impacto social. “Gosto muito de poder levar o tema de negócios de impacto para um evento de inovação. A cada ano a gente percebe uma crescente no número de startups que se importam em gerar impacto social e ambiental positivo, e reconhecer a importância desses negócios para o desenvolvimento do Nordeste é um dos nossos objetivos dentro do evento”, destaca Monique Moraes, diretora da Su Causa Mi Causa.

Painel Soluções sustentáveis e empresas: negócios de impacto como aliados das metas ambientais. Fonte: acervo pessoal.

O primeiro painel, Investimento em negócios de impacto: entendendo ferramentas e estratégias, contou com Monique Moraes (Su Causa Mi Causa), Mayara Costa (gestora do Parque Tecnológico da Paraíba), Igor Leo Rocha (AfroSaúde) e Rafael Moreira Ribeiro (AMAZ). O segundo painel, Soluções Sustentáveis e empresas: negócios de impacto como aliados das metas ambientais, contou com Saville Alves (SOLOS), César Guimarães (Inova Amazônia Maranhão) e Eduardo Auada (Semear Sustentabilidade). 

Os painéis levantaram importantes desafios e possibilidades relacionados a investimentos em negócios de impacto no Nordeste e também sobre o impacto positivo causado por empresas focadas em oferecer soluções ambientais. “Estar ao lado de renomados nomes como Saville (Solos), Cesar (Sebrae MA) e Monique (Su Causa Mi Causa) foi uma experiência incrivelmente enriquecedora. Discutimos temas de grande impacto e importância, uma oportunidade que certamente beneficiou tanto a mim quanto à Semear”, afirma Eduardo Auada, fundador da Semear Sustentabilidade.

A Semear Sustentabilidade, inclusive, realizou a gestão de resíduos durante os dois dias de evento. Nesse período, o público que passava pelo local pôde ver de perto como o trabalho dos recicladores é essencial para reduzir o impacto ambiental negativo e potencializar o impacto social positivo. “Nossa parceria com empresas como Trashin e Cooreem na gestão dos resíduos gerados durante todo o evento foi uma oportunidade única de demonstrar inovação. Implementamos uma central de processamento in loco, permitindo que os participantes tivessem acesso a um modelo pioneiro. Este feito serve de inspiração para outros eventos”, ressalta Eduardo. 

Diversos negócios de impacto de destaque do Nordeste também estiveram presentes no evento. Entre elas a AfroSaúde da Bahia, a MindSun da Paraíba e a ProlEduca de Pernambuco.

Marcello Santo, diretor-fundador da Plataforma Impacta Nordeste e Arthur Lima, co-fundador da Afro-Saúde. Foto: acervo pessoal.

Oportunidades para negócios de impacto: lançamento de editais

Na ocasião, o governador da Paraíba, João Azevedo, anunciou o lançamento de três editais voltados para startups, com investimentos de R$4,5 milhões, que tem como objetivo fomentar, capacitar e impulsionar negócios inovadores no estado. Os editais foram lançados por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) em cooperação com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB). 

O primeiro edital, Incubação para Startups, é voltado para empresas ou empreendedores que terão acesso a capacitação e mentorias nas áreas de Gestão Financeira, Jurídica, Marketing, Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico, Sustentabilidade e Inovação. O segundo edital, Conectando Startups: Economia da Longevidade, apoiará a indústria da longevidade em busca de desenvolver soluções inovadoras para atender o público da terceira idade (acima de 60 anos). E, por último, o terceiro edital, Conectando Startups: Transição Energética, terá como foco produtos e/ou serviços inovadores relacionados à transição energética. 

O sucesso da segunda edição do NEon evidencia o comprometimento e o potencial do Nordeste em se destacar no cenário empreendedor, impulsionando soluções inovadoras e sustentáveis. Após dois dias de networking, aprendizado e colaboração, o NEon não só reafirma sua posição como o maior evento de inovação e empreendedorismo da região, mas também desponta como um dos destaques a nível nacional.

Amanda Queiroga, 27 anos, é Engenheira Ambiental, professora, empreendedora sustentável e consultora Lixo Zero pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). Também atua como consultora em sustentabilidade para PMEs e da palestras sobre esse tema. Acredita que escolhas conscientes podem mudar o mundo, por isso tem como propósito levar a educação ambiental para as pessoas e transformar as empresas de dentro pra fora.

Amanda faz parte da Rede Impacta Nordeste de Jovens Lideranças