ONGs

Nordeste se destaca e tem duas organizações sociais selecionadas no programa Multiplica Por Elas 2025

2 mins de leitura

Associação Cultural Pisada do Sertão (Paraíba/PB) e o Centro Social Dom João Costa (Pernambuco/PE) vão dividir a metodologia do Consulado da Mulher em gestão de empreendimentos, auxiliando mulheres em seus negócios.

*Foto de capa: Douglas Cavalcante/Site Consulado da Mulher

O Instituto Consulado da Mulher, organização sem fins lucrativos que visa a autonomia financeira, emocional e de conhecimento das mulheres através do empreendedorismo, tendo a Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, como principal mantenedora, selecionou duas organizações do Nordeste para o programa Multiplica Por Elas 2025, que tem o objetivo de dividir a metodologia do Consulado em gestão de empreendimentos, auxiliando mulheres em seus negócios. As instituições selecionadas são: Associação Cultural Pisada do Sertão (Paraíba/PB) e o Centro Social Dom João Costa (Pernambuco/PE)

A Associação Cultural Pisada do Sertão, localizada no sertão da Paraíba, e o Centro Social Dom João Costa, no Recife (PE), são instituições sem fins lucrativos que atuam na promoção do desenvolvimento humano e na garantia de direitos de populações em situação de vulnerabilidade social. A Pisada do Sertão utiliza a cultura nordestina como ferramenta de transformação, oferecendo atividades socioeducativas, artísticas e de inclusão produtiva, especialmente para crianças, adolescentes, jovens e mulheres. Já o Centro Dom João Costa promove ações de assistência social, formação cidadã e qualificação profissional, com foco na valorização da comunidade e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Ambas desempenham um papel fundamental na redução das desigualdades sociais e no estímulo ao protagonismo local, sendo reconhecidas por seus impactos positivos e duradouros em territórios historicamente marcados por exclusão.

Segundo Adriana Carvalho, diretora-executiva do Consulado da Mulher, desde a sua fundação, com 23 anos, o instituto já beneficiou mais de 41 mil pessoas. “Nosso objetivo é fortalecer as entidades selecionadas na formação e no apoio que oferecem aos grupos produtivos e coletivos de mulheres empreendedoras. Por acreditar na força dessa rede de organizações, decidimos ampliar o número de reconhecidas nesta edição. Sabemos que todas elas, unidas no propósito de fomentar autonomia, geração de renda e transformação de suas realidades, irão impactar profundamente a vida de outras pessoas e de suas comunidades.”