ONU abre inscrições para o Prêmio Jovens Campeões da Terra 2020

17 de março de 2020

Por Impacta Nordeste
Com informações da ONU
Foto: Pnuma/Todd Brown


A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciaram no início de fevereiro a abertura das inscrições para o Prêmio Jovens Campeões da Terra 2020.

A premiação tem como objetivo promover a geração de novos líderes ambientais. Jovens entre 18 e 30 anos (comunicadores, cientistas, empreendedores e artistas) que tenham potencial e vontade de criar soluções socioambientais inovadoras e de grande impacto positivo para a humanidade podem participar.

Sete jovens em sete regiões do planeta serão escolhidos para receber monitoria adequada, sob supervisão do PNUMA, e apoio financeiro para investir em seus projetos. Durante o processo, os jovens irão compartilhar sua jornada por meio de vlogs e no blog oficial da premiação pelo período de até um ano. Além disso, os vencedores terão a chance de participar de dezenas de eventos e reuniões promovidos pela ONU e vão integrar a comunidade voltada para jovens inovadores.

Exemplo do Nordeste

Em 2019, a baiana Anna Luisa Beserra, fundadora do Aqualuz, ganhou o prêmio de Jovem Campeã da Terra para a América Latina e o Caribe. Por meio de uma tecnologia que aproveita a radiação ultravioleta do sol para fazer o tratamento na água, a Aqualuz oferece a comunidades rurais do Brasil acesso a água potável.

Desde que ganhou o prêmio em setembro, sua vida mudou radicalmente. “Desde que recebi o prêmio, a visibilidade do Aqualuz aumentou extraordinariamente”, explica Anna.

“Antes do prêmio, era difícil convencer as pessoas de que o Aqualuz realmente funcionava e que seria uma tecnologia útil para esta região. Após o prêmio, nos tornamos renomados, não só no Brasil, mas também no Japão, na Índia e na Coreia, à medida que mais pessoas nos perguntavam sobre a tecnologia e queriam comprá-la.”

Segundo a empreendedora social,“Foi fantástico, não apenas para o projeto, mas também para toda a startup e a equipe. Tem sido muito gratificante motivá-los a seguir trabalhando no nosso propósito de disponibilizar água para todos”.

As inscrições para o Prêmio Jovens Campeões da Terra seguem até o dia 10 de abril. Se você se interessou em participar, acesse agora o site oficial da premiação e faça sua inscrição!

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!