Evento reúne mais de 150 líderes, entidades público-privadas e personalidades internacionais nos dias 16 e 17 de outubro para debater soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento do Nordeste.
O II Fórum Nordeste de Economia Circular (FNEC) chega oficialmente ao Recife (PE) entre os dias 16 e 17 de outubro, consolidando a capital pernambucana como um dos principais polos de sustentabilidade e inovação circular do país. O evento reunirá cerca de 150 lideranças regionais, nacionais e internacionais, além de representantes de governos, empresas, universidades e organizações da sociedade civil comprometidas com o avanço da economia circular no Nordeste.
Realizado pelo Movimento Reinventando Futuros, com execução da LB Circular e patrocínio do Governo Federal, FINEP, Sudene, MIDR, MCTI e MEMP, o FNEC conta com o apoio de importantes parceiros institucionais, como PNUD Brasil, Instituto Clima e Sociedade, Consórcio Nordeste, Pacto Global da ONU – Rede Brasil e Fundação Ellen MacArthur.
Com atividades abertas ao público, o fórum vai ocupar diferentes espaços do Recife Antigo — entre eles o Paço do Frevo, o Pavilhão da França e a Casa Marta Almeida — promovendo 60 horas de programação que incluem keynotes, debates, painéis, podcasts, oficinas e mentorias voltadas a empreendedores e iniciativas de impacto.
“A economia circular é uma ferramenta essencial para promover sustentabilidade, inovação e desenvolvimento regional. No FNEC, reunimos comunidades, empreendedores, artistas e governos para compartilhar experiências e fortalecer negócios. Cada painel e oficina é uma oportunidade de conectar pessoas e ideias, valorizando recursos locais e gerando impactos sociais, culturais e ambientais concretos para todo o Nordeste”, destaca
Liu Berman, embaixadora do Movimento Reinventando Futuros.
Programação e eixos temáticos
O FNEC 2025 será estruturado em sete eixos temáticos: Inovação, Políticas Públicas, Criatividade, Negócios, Justiça Social, Corpo & Mente e Economias da Vida.
A abertura oficial acontece no dia 15 de outubro, com uma cerimônia restrita no Paço do Frevo e palestra do educador e artista multimídia John Wesley Days Jr., do The Lion Shade Group BR.
Nos dias seguintes, as plenárias, mentorias e oficinas vão abordar temas como economias regenerativas, negócios de impacto, políticas públicas de sustentabilidade e criatividade como vetor de desenvolvimento regional. Entre os nomes confirmados estão Milena Lumini (Fundação Ellen MacArthur), Sissi Alves (MDIC), Ana Kariri (liderança indígena), Ekaterina Egorova (especialista russa em economia circular), May East (ONU), Gabriela Otero (Pacto Global) e Joaquim de Melo (Banco Palmas).
Oficinas e mentorias abertas
Na quinta-feira, 16, o destaque será a mesa de abertura “Economias da Vida: Se não agora, quando?”, mediada por Liu Berman e com a participação da liderança indígena Ana Maria Kariri. O evento também sediará a mentoria Reinventando Futuros e o Circulab, atividades formativas gratuitas alinhadas à Agenda 2030 da ONU.
O último dia do fórum, 17 de outubro, será dedicado à criatividade e ao protagonismo feminino, com o workshop “Mulheres nas Economias de Impacto” e oficinas da Rede Noz, ministradas por Carla Tennenbaum (Ideia Circular) e Carla Pereira (Rede Noz). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.
Nordeste em rota para a economia circular
O Fórum Nordeste de Economia Circular integra a programação do REC’n’Play 2025, e faz parte de uma agenda regional que se estenderá até 2032, passando por todos os estados do Nordeste. Depois de Salvador (BA) e Recife (PE), as próximas edições serão sediadas no Ceará (2026), Alagoas (2027), Maranhão (2028), Piauí (2029), Paraíba (2030), Rio Grande do Norte (2031) e Sergipe (2032).
“O FNEC é um espaço estratégico para fortalecer a inovação, a sustentabilidade e os empreendimentos locais. A economia circular é também um caminho de inclusão produtiva, valorização do artesanato e da criatividade nordestina, gerando impacto social e oportunidades reais para microempreendedores e pequenos negócios”
Milton Coelho, Secretário Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual do Ministério do Empreendedorismo.
Para realizar a sua inscrição, acesse https://nordesteeconomiacircular.com.br/. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal @NordesteEconomiaCircular no YouTube