Resenhas de Impacto reúne grandes nomes para debater inovação social e suas diversas vertentes no Nordeste

20 de julho de 2020

Por Impacta Nordeste


Com webinars diários ao longo de uma semana, o evento Resenhas de Impacto contará com a participação de importantes atores do ecossistema nacional e regional de impacto social para debater desafios e oportunidades em diferentes campos de inovação social. Evento contará também com o lançamento do Mapeamento de Negócios de Impacto do Nordeste, resultado da 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais

Nos dias 27 a 31 de julho, a partir das 17 horas, o portal Impacta Nordeste promoverá o evento online Resenhas de Impacto. O evento composto por uma série de webinars diários ao longo de uma semana abordará diferentes temas relacionados à inovação social com foco na região Nordeste. Os webinars serão transmitidos ao vivo e gratuitamente no Youtube pelo canal do Impacta Nordeste e ficarão à disposição posteriormente para o público interessado.

A iniciativa, realizada com apoio do Instituto Sabin, contará com a participação de nomes de destaque no ecossistema regional e nacional de impacto social representando diversas organizações com atuação relevante na área.

No primeiro dia do evento, o webinar “Negócios de impacto no Nordeste” será marcado pelo lançamento do Mapeamento de Negócios de Impacto do Nordeste, resultado da 1º Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais realizado no final de primeiro semestre deste ano pelo portal Impacta Nordeste. O mapeamento trará diversos dados relevantes sobre o perfil das empresas que participaram do levantamento e que compõem o ecossistema regional.

Em seguida, os participantes Marcello Santo, fundador e editor-chefe do Impacta Nordeste, Pedro Hércules, especialista em investimentos da Pipe.Social, empresa responsável pelo processo de busca e seleção da chamada, Haroldo Torres Jr, sócio fundador do fundo de investimento cearense In3citi, e Júlio Ledo, da Olhar Compartilhado e consultor do Sebrae Nacional para negócios de impacto, vão comentar os dados expostos e debater desafios e oportunidade para o setor na região.

De acordo com Marcello Santo do Impacta Nordeste “está será uma ótima oportunidade para todos conhecerem melhor o ecossistema de impacto social do Nordeste e debater sobre os desafios e oportunidades que a região possui com base nos dados que levantamos por meio da chamada”. “O Nordeste possui um terreno fértil para o surgimento de novos negócios de impacto social, mas o setor ainda é muito concentrado no Sudeste, por isso eventos como o Resenhas de Impacto são estratégicos para mostrar o potencial dos empreendedores sociais da região e aproximar o ecossistema regional do nacional”, acrescentou Marcello.

Nos dias seguintes, serão abordados temas como: investimento em negócios de impacto, economia criativa, cooperativismo agroecológico e a relação do poder público com os negócios de impacto. Confira abaixo a agenda completa.

Agenda

1º Dia (27/07 às 17h): Negócios de impacto no Nordeste

Lançamento do mapeamento de negócios de impacto do Nordeste, resultado da 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais, seguido de um bate papo sobre perspectivas e oportunidades do setor na região.

Participantes: Marcello Santo (Impacta Nordeste) | Pedro Hércules (Pipe.Social) | Haroldo Rodrigues  Jr. (In3citi) | Julio Ledo (Olhar Compartilhado)

2º dia (28/07 às 17h) : Investimento em Negócios de Impacto: Como investir e quais caminhos para conseguir?

Uma conversa com investidores sobre oportunidades de investimento, como saber se a sua empresa precisa de um investidor e, se precisar, como conseguir.

Participantes: Renata Truzzi (Nesst) | Fernanda Dativo (Sitawi) | Fabio Deboni (Instituto Sabin)

Mediação: Marcello Santo (Impacta Nordeste)

3º dia (29/07 às 17h) : Economia criativa e impacto social: Sinergias possíveis

Como a economia criativa se relaciona com os negócios de impacto. Como gerar impacto social por meio da economia criativa.

Participantes: Danielle Abreu (Sebrae-MA) | Fernanda Rebelato (British Council) | André Lira (Cultive)

Mediação: Marcello (Impacta Nordeste)

4º dia (30/07 às 17h) : Cooperativismo Agroecológico: Vocação regional de Impacto?

Como cooperativas agroecológicas estruturadas como negócios de impacto podem gerar renda, preservar o meio ambiente e serem um ótima alternativa de desenvolvimento sustentável.

Participantes: Glaucio Gomes (Adel) | Patricia Saldeado (Instituto Sicoob) | Vitor Esteves (Cooperativa Caroá)

Mediação: Marcello (Impacta Nordeste)

5º dia (31/07 às 17h) : Poder público e o ecossistema de impacto

Experiências na criação de legislação, oportunidades para fomentar politicas públicas para negócios de impacto e como os negócios podem cooperar com o setor público.

Participantes: Beto Scretas (ICE) | Lucas Maciel (Enimpacto/Ministério da Economia) | Mona Nobrega (Sebrae RN)

Mediação: Marcello (Impacta Nordeste)

Serviço:

Resenhas de Impacto
Realização: Impacta Nordeste
Apoio: Instituto Sabin
Data: 27 a 31 de julho de 2020
Horário: 17 horas
Local: Youtube | Canal Impacta Nordeste (https://bityli.com/fKGpj)

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!