Os encontros de articulação fazem parte do Programa Impulsio.ne Ecossistemas, iniciativa que tem como missão conectar articulações nacionais com ecossistemas locais e colaborar para o desenvolvimento e fortalecimento de novos negócios de impacto.
O Conexão: Economia de Impacto reuniu em São Luís (MA) e Teresina (PI) agentes do setor de impacto local para um momento de conexão, troca de experiências e fortalecimento do ecossistema. Os encontros de articulação, realizado pela Plataforma Impacta Nordeste em parceria com o Instituto Sabin, aconteceram no Sebraelab (MA) e Espaço S (PI), na última terça-feira (23) e quinta-feira (25), respectivamente.
Empreendedores, gestores, acadêmicos e líderes de diferentes setores se reuniram para discutir os desafios e oportunidades da Economia de Impacto. A iniciativa também fortaleceu o ecossistema local, estabelecendo conexões com articulações nacionais e proporcionando aos participantes a oportunidade de colaborar na estruturação do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto) nos respectivos estados.
De acordo com o diretor da plataforma Impacta Nordeste, Marcello Santo, o evento pretende articular negócios e entidades para impulsionar o ecossistema de impacto do Maranhão e do Piauí. “Nossa expectativa é nos conectar com o ecossistema local, visto que temos várias iniciativas que estão nascendo ou que já se estabeleceram. Vamos somar esforços para que novos negócios surjam no Maranhão e no Piauí e fortalecer os que já existem”, destacou Marcello.
O gerente-executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso, parceiro do evento, sublinhou a intenção do Instituto de potencializar o setor de impacto. “A nossa ideia é que os ecossistemas tratem de forma cada vez mais profunda, qualificada e em maior quantidade a economia de impacto social. Por isso, incentivamos diversos parceiros e dinamizadores do Brasil para que eles descentralizem essa discussão”, afirmou.
Já a head de mobilização da Aliança pelo Impacto, Vitoria Junqueira, apoiadora do evento, falou da importância de fortalecer os negócios de impacto no Maranhão e no Piauí. “Nós acreditamos que promover a economia de impacto no Brasil exige que todo o território nacional esteja com seus negócios, com seus governos, com suas lideranças apoiando essa causa. Por isso, é essencial estarmos aqui”, disse Vitoria.
Para a edição de São Luís, o Conexão: Economia de Impacto contou ainda com o apoio da consultoria de impacto maranhense Su Causa Mi Causa e do Sebrae-MA. “O nosso papel é mostrar as possibilidades e desafios que temos no Maranhão e como podemos fomentar juntos o ecossistema do estado”, explicou Monique Moraes, diretora da Su Causa Mi Causa. Também o gerente de inovação do Sebrae-MA, César Viegas, pontuou a importância da união de forças. “O Sebrae recebe com muito entusiasmo iniciativas dessa natureza, que beneficiem empreendedores que atuam com negócios de impacto”, declarou César.
Uma das participantes da edição de Teresina, a Professora Jessica Soares, do Instituto Federal do Piauí, destacou a importância desse momento de conexão. “Estou muito feliz com a presença do Impacta Nordeste aqui no Piauí. Faz muito tempo que gostaria de ter esse momento de conexão para fortalecer essa agenda no estado”, afirmou a Jessica. Bárbara Johas, coordenadora do CESU Teresina, elogiou o evento e espera que o encontro ajude a impulsionar o ecossistema local. “Espero que tenha sido o primeiro passo para inserir o estado do Piauí nessa rota para impulsionar o impacto social”, concluiu Bárbara.
Programa de pré-aceleração de negócios de impacto
Após os encontros de articulação, a Plataforma Impacta Nordeste lançou o programa de Pré-aceleração de Negócios de Impacto do Maranhão e Piauí, iniciativa que faz parte da 2ª etapa do programa Impulsio.ne Ecossistemas. O programa é totalmente gratuito, online e possui duração de 3 meses. Serão selecionados 6 negócios de impacto em estágios iniciais (ideação, protótipo ou validação), sendo 3 do Maranhão e 3 do Piauí. Os negócios selecionados vão receber:
– Capacitação para estruturar a sua empresa.
– Acompanhamento com mentorias individuais mensais.
– Apoio de especialistas.
– Conexão com potenciais parceiros.
– Investimento semente de R$ 3 mil para 1 negócio de cada estado com melhor desempenho ao longo do programa.
As inscrições vão até o dia 19/08. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site https://impulsione.impactanordeste.com.br/ecossistemas, ler o edital completo e preencher o formulário de inscrição.