InovaçãoNegócios de impactoOportunidadesSustentabilidade

Sebrae lança Inova Caatinga para impulsionar negócios sustentáveis em Pernambuco

2 mins de leitura

Programa vai selecionar até 80 projetos inovadores ligados à bioeconomia e ao uso sustentável dos recursos do bioma único do Nordeste.

Em um contexto marcado pelos desafios das mudanças climáticas, soluções que aliam inovação e sustentabilidade são fundamentais para promover o desenvolvimento regional e a conservação ambiental. Com esse propósito, o Sebrae, em parceria com a Sudene e o Porto Digital, lançou o Inova Caatinga, programa voltado ao fomento de negócios sustentáveis no único bioma exclusivamente brasileiro — a Caatinga.

A primeira edição do programa será realizada em Pernambuco e está com inscrições abertas até 19 de outubro. Podem participar estudantes, professores, pesquisadores e empreendedores com projetos voltados à bioeconomia, que promovam o uso sustentável dos recursos naturais e o fortalecimento das economias locais. As inscrições devem ser feitas no site Inova Caatinga – Validação e Tração – Edição Pernambuco.

Validação e tração de ideias sustentáveis

Com duração de dois anos, o Inova Caatinga é dividido em etapas. Nesta primeira fase, o programa contempla os módulos de validação e tração, voltados a projetos de todas as mesorregiões de Pernambuco, em estágio inicial de desenvolvimento. As propostas devem estar inseridas em áreas como agricultura e pecuária, alimentos e bebidas, bioenergia e biocombustíveis, farmácia e fitoterápicos, higiene e cosméticos, moda e design, ecoturismo e tecnologia da informação, entre outras que gerem impacto positivo no bioma.

Serão selecionadas 80 propostas para a fase de validação, com duração de três meses. Nessa etapa, os participantes receberão apoio para estruturar seus modelos de negócio e testar a viabilidade de seus produtos ou serviços. As 60 iniciativas mais bem avaliadas seguirão para a fase de tração, quando os participantes receberão uma Bolsa de Estímulo à Inovação (BEI) no valor de R$ 6,5 mil durante quatro meses, além de mentorias e capacitações virtuais voltadas ao fortalecimento e crescimento dos negócios.

O resultado da primeira etapa será divulgado em 6 de novembro, conforme edital. As propostas serão avaliadas a partir de critérios como potencial de mercado (25%), inovação (20%), impacto socioambiental (20%), conexão com a Caatinga (20%) e qualificação da equipe (15%).

Fortalecimento do ecossistema da bioeconomia

Além de mentorias e capacitações, o programa oferece um ambiente de networking entre startups e empreendedores locais, estimulando a criação de novos negócios de impacto e fortalecendo o ecossistema de bioeconomia em Pernambuco.

“A iniciativa busca gerar oportunidades de negócios sustentáveis que valorizem o potencial da Caatinga, conectando inovação e conservação ambiental”, destaca Camila Vila Nova, especialista em inovação do Sebrae/PE.

O Inova Caatinga está alinhado à Agenda 2030 da ONU, que visa erradicar a pobreza, proteger o planeta e promover prosperidade. Presente em todos os estados do Nordeste e em parte de Minas Gerais, a Caatinga abriga cerca de 28 milhões de pessoas e ocupa mais de 10% do território nacional.

Sobre o Inova Biomas Sebrae

A iniciativa integra o Inova Biomas Sebrae, estratégia nacional criada em 2021 que já apoiou mais de mil projetos em diferentes biomas brasileiros, como Amazônia, Cerrado, Pampa e Pantanal. O programa visa impulsionar negócios inovadores da bioeconomia, promovendo conexões, mentorias qualificadas e participação em eventos nacionais e internacionais.