Negócios de impacto

Sebrae RN e Impacta Nordeste divulgam resultado do Mapeamento de Negócios de Impacto Socioambiental no RN

4 mins de leitura

Iniciativa identificou 115 iniciativas de impacto social, sendo 62 Negócios de Impacto e 53 Potenciais Negócios de Impacto. Os dados levantados vão ajudar a desenvolver iniciativas para fomentar o setor no estado.

O Mapeamento Sebrae de Negócios de Impacto Socioambiental do RN é uma iniciativa promovida pelo Sebrae RN, em parceria com o Impacta Nordeste, visando identificar os negócios de impacto socioambiental que estão transformando o estado do Rio Grande do Norte.

A ação teve como objetivo identificar os negócios de impacto socioambiental no estado para ajudá-los a crescer e ampliar o seu impacto positivo na sociedade. Os dados obtidos com o mapeamento irão contribuir para o desenvolvimento de soluções por parte do Sebrae RN e Impacta Nordeste, além de contribuir com a construção de políticas públicas no âmbito do CENIS – Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto.

As iniciativas mapeadas foram divididas em duas categorias: Negócios de Impacto (NIS) e Potenciais Negócios de Impacto (Potenciais NIS). Foram classificados como Negócios de Impacto as empresas que possuem, pelo menos, 3 dos 4 critérios utilizados pela Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto para classificar um negócio de impacto; e 2 dos 4 critérios para os Potenciais Negócios de Impacto. Entre julho e outubro de 2022, foram mapeadas um total de 115 iniciativas de impacto, sendo 62 NIS e 53 Potenciais NIS.

O relatório completo com os dados do mapeamento será apresentado na próxima sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 9h, na Agência Sebrae Grande Natal. Na ocasião também será realizada a Formatura dos Programas de Aceleração e Pré-Aceleração NIS. A entrada é gratuita. Para participar, basta realizar a sua inscrição no link:  https://digital.rn.sebrae.com.br/conteudos/capacitacao/mapeamento-sebrae-dos-negocios-de-impacto-socioambiental.

O evento também será transmitido ao vivo via YouTube do Sebrae RN que pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/user/SEBRAERN.

Confira alguns dados do mapeamento

O Mapeamento Sebrae de Negócios de Impacto Social levantou dados e informações estratégicas fundamentais para a elaboração de programas e políticas públicas para fomentar o setor. Também, os empreendedores que participaram do mapeamento vão obter diversos benefícios, dentre eles: ter acesso a vagas para programas de capacitação, incubação e aceleração do Sebrae/RN; ter acesso à eventos e oportunidades do Sebrae/RN; ficar em evidência junto a possíveis investidores e parceiros; além de participar da comunidade de empreendedores do Impacta Nordeste, onde os empreendedores terão acesso a novidades do setor e oportunidades para desenvolver suas empresas.

Sobre os Negócios de Impacto, os dados apresentados mostram que em relação ao gênero dos empreendedores, é predominante o feminino com 52% das análises, seguido do masculino, 47%. O nível de escolaridade dos fundadores comprovou que 27% possuem nível superior, com pós-graduação representam 19%, mestrado, 16% e doutorado, 3%. Os dados mostraram que 50% das cidades sede dos negócios estão no interior do estado, em Natal são 35% e 15% são da região metropolitana.

Os principais objetivos socioambientais mapeados foram: proteger o meio ambiente, 71%, apoiar no desenvolvimento de comunidades, 61%, e incentivar a adoção de práticas sustentáveis nas cidades com 58%.

Com relação à identificação dos negócios com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os que mais se destacam são: trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) com 56%, cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) com 50% e consumo e produção responsáveis (ODS 12) com 44%.

Já sobre o segmento principal de atuação do negócio, o cenário é bastante diversificado, mostrando que o ecossistema de Negócios de Impacto no Rio Grande do Norte tem bastante potencial em diferentes segmentos. Os principais segmentos encontrados no estado foram: meio ambiente e sustentabilidade com 13%, turismo e agricultura sustentável, ambos com 8%, e moda e beleza, resíduos, e serviços, todos com 6%.

Sobre o modelo de negócio, existe uma predominância de B2B2C2G com 44%, B2C com 34% e B2B2C com 29%. A natureza jurídica que prevalece é a do Microempreendedor Individual (MEI) com 39%, da Associação 23% e  da Microempresa (ME) com 15%.

A respeito das questões financeiras, 80% dos NIS declararam que a receita do negócio vem da venda de produtos ou prestação de serviços, 34% vêm de fomento público e 19% é aporte de capital dos sócios. Sobre o faturamento total em 2021, 56% declaram que faturaram até R$ 50 mil, e 15% com o faturamento entre R$ 51 mil e R$300 mil. Já em relação ao faturamento atual, 48% já estão com break-even (equilíbrio financeiro) alcançado, começando a lucrar com a solução e 21% ainda não tem faturamento, mas está com previsão para os próximos meses.

Em relação ao grau de maturidade do negócio, 48% dos NIS estão em fase de operação, 40% em tração e apenas 12% em fase de prototipação. A amostra revela que 44% dos NIS ainda não foram incubados ou acelerados e 31% já foi incubado ou acelerado pelo menos uma vez. Sobre a mensuração do impacto social, 44% declararam que ainda não mediram e não têm indicadores e 32% afirmaram que fazem com recursos humanos próprios. 

Sobre o tamanho da equipe, 50% dos NIS têm até 3 pessoas na equipe, 36% têm de 4 a 10 pessoas, 12% de 11 a 20 pessoas e apenas 2% têm mais de 21. Sobre o perfil que compõe o conjunto de trabalhadores da organização, nota-se a presença expressiva das mulheres, 68% fazem parte da diretoria e 76% fazem parte da equipe, os negros fazem parte de 45% das diretorias e 56% na equipe e LGBTQIA+, 16% fazem parte da diretoria e 32% na equipe.

No quesito aberto para captação de investimentos, 48% dos NIS estão abertos para captação de investimentos e 23% estão abertos, mas apenas via editais e/ou com recursos não reembolsáveis.

Os cinco maiores desafios identificados para o desenvolvimento dos NIS foram: melhorar o processo de marketing com 74%, obter recursos de fomento com 52%, desenvolver parcerias e networking com 47%, acesso a capital e manter o fluxo de caixa, ambos com 40% e estruturar time próprio, 39%.

De acordo com Marcello Santo, diretor fundador da Plataforma Impacta Nordeste, o Mapeamento Sebrae de Negócios de Impacto Socioambiental do Rio Grande do Norte vai deixar um grande legado para o estado. “O mapeamento levantou dados muito importantes sobre os NIS no RN. Esses dados serão utilizados pelo Sebrae RN, pelo Impacta Nordeste, e pelo CENIS (Comitê Estadual de Negócios e Investimentos de Impacto) para construir diferentes estratégias para fomentar esses negócios”, afirmou. “O relatório do mapeamento é a consolidação das estratégias implementadas pelo Sebrae RN e demais atores do ecossistema estadual desde 2017. A partir dos dados levantados, esses e novos atores poderão construir um novo cíclo de desenvolvimento do ecossistema”, concluiu Marcello.