Negócios de impactoSustentabilidade

SOLOS é finalista da 2ª edição do ImpactaMOB com projeto de mobilidade para catadores

2 mins de leitura

Startup é a única empresa do nordeste que participará do programa que tem a missão de impulsionar negócios que buscam mudar positivamente a vida de milhares de brasileiros

*Foto de capa: Imagem meramente ilustrativa de projeto da Solos em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e Ifood (Divulgação)

A Fundação Grupo Volkswagen e a Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil, anunciaram a SOLOS, startup nordestina de impacto socioambiental, como uma das finalistas da 2ª edição do ImpactaMOB, programa de inovação aberta que tem a missão de impulsionar negócios que buscam mudar positivamente a vida de milhares de brasileiros, tornando a mobilidade urbana mais democrática, acessível, segura e sustentável.

Leia também: SOLOS – Conheça a startup baiana que transforma resíduos em riqueza na busca por um mundo sustentável

No caso da companhia, a ideia é desenvolver uma tecnologia que melhore a performance da logística e assim possa ampliar os índices de reciclagem de suas iniciativas. A SOLOS receberá um aporte para que possa alocar time e parceiros para esse piloto, além de receber todo o suporte de gestão da equipe da Artemísia. Dentre os indicadores-chaves, pretende-se ampliar o número de participantes, promovendo melhora na digitalização do sistema com inteligência para captação e análise de dados. 

“Hoje, mais de 60% dos municípios brasileiros não oferecem nenhuma modalidade de coleta seletiva, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), e nós queremos mudar essa realidade. Essa aceleração nos ajuda a intensificar os esforços e, principalmente, a manter a priorização nos veículos com baixa pegada de carbono, promover a participação popular e a inclusão socioeconômica”, explica Saville Alves, sócia fundadora e Líder de Negócios da SOLOS.

Confira o artigo: Reciclagem: motor de inclusão ou de perpetuação da exclusão dos catadores? por Saville Alves

O ImpactaMOB mapeou mais de 60 soluções em mobilidade, entrevistou 18 negócios, selecionou oito para a etapa da semifinal e três para a final. Com o resultado, serão distribuídos R$ 300 mil entre os selecionados para apoiar na implementação dos projetos-piloto de cada um. Além disso, as empresas escolhidas poderão fazer conexão com uma forte rede de mentores e especialistas em mobilidade, empreendedorismo e impacto socioambiental, bem como ter apoio na validação do produto/serviço com especialistas do Grupo Volkswagen, suporte no engajamento com o setor privado e acompanhamento individualizado da Artemisia para aprimoramento do negócio, que apoia todas as etapas da execução.