Com ações de coleta porta a porta e Carnaval Sustentável, a SOLOS mostra o impacto de soluções locais na sustentabilidade urbana.
A SOLOS, startup brasileira especializada em soluções de economia circular e única finalista brasileira no desafio internacional RISE Urban Challenge, marcará presença em cinco agendas oficiais da COP30, que acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). A participação reforça o protagonismo da empresa na criação de modelos sustentáveis de gestão urbana e na mobilização social diante da crise climática.
A presença da SOLOS na conferência começa em 11 de novembro, durante o painel “Gestão de Resíduos Sólidos como Estratégia Climática”, no Pavilhão Brasil (Zona Verde), às 16h15. A convite da Prefeitura de Salvador, a empresa apresentará o case de sucesso de coleta seletiva da capital baiana, com destaque para o Projeto RODA – Delivery da Reciclagem e as ações de sustentabilidade no Carnaval de Salvador, que transformaram o evento em referência nacional na gestão de resíduos em grandes celebrações populares.
No dia 12 de novembro, a SOLOS participou de duas importantes agendas. Pela manhã, no Resilience Hub Pavilion (Zona Azul), a startup será reconhecida pelo Climate Resilience Awards for Business, promovido pelo WBCSD e pela Global Resilience Partnership (GRP), recebendo o COP30 Regional Resilience Award pelo impacto do RODA – Delivery da Reciclagem na construção de comunidades mais sustentáveis e resilientes. À tarde, participa do Coreto Corona, espaço da Ambev na Praça Kennedy (em frente à Estação das Docas), com debates sobre gestão de resíduos em grandes eventos, oficinas educativas, orientações sobre a Lei de Incentivo à Reciclagem e uma roda de conversa sobre parcerias público-privadas.
No dia 13 de novembro, a SOLOS participa do Investor Forum, evento que conecta inovações em resiliência identificadas pela Global Resilience Partnership (GRP) a investidores e parceiros estratégicos. A startup apresentará um pitch sobre o projeto RODA, com foco em captação de investimentos e expansão de impacto.
Já no dia 15 de novembro, a SOLOS integra o painel “O papel da juventude, governo e negócios sociais nas soluções para o clima”, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas de Bangladesh e a Yunus Negócios Sociais América Latina. O encontro acontece das 14h30 às 15h45, no Pavilhão do Governo de Bangladesh (Zona Azul), e promoverá um diálogo internacional sobre a importância das parcerias entre governos, empresas de impacto e jovens lideranças na construção de soluções climáticas colaborativas e inclusivas.
Encerrando as participações presenciais, no dia 16 de novembro, a cofundadora e CEO da SOLOS, Saville Alves, estará no Painel de Justiça Climática, promovido pela Folha de S. Paulo, ao lado de Carlos Humberto (Diaspora Black), Mariana Madureira (Raízes) e Vanda Witoto (Instituto Witoto). O debate abordará a interseção entre sustentabilidade, diversidade e inclusão, ressaltando que a transição climática justa precisa considerar as dimensões sociais e territoriais da agenda ambiental.
Além disso, os cases RODA, Carnaval Sustentável e Vidrado serão citados em um dos relatórios do SB COP30, plataforma empresarial organizada pela CNI e pela Rede Brasil do Pacto Global, como exemplos de iniciativas brasileiras que aliam inovação, impacto socioambiental e compromisso climático.
“Estar presente em tantas frentes dentro da COP30 mostra o quanto a inovação brasileira em sustentabilidade tem força global. Cada projeto da SOLOS é desenhado para unir pessoas, empresas e governos em torno de soluções que geram valor, transformam território e proporcionam uma economia circular mais justa e inclusiva. Levar nossas experiências à COP é não apenas um reconhecimento, mas um convite a inspirar novas ações pelo clima”, afirma Saville Alves, líder de negócios da SOLOS e presidente da Abelore (Associação Brasileira de Logística Reversa)
Fundada em Salvador (BA), a SOLOS atua há quase uma década no desenvolvimento de tecnologias e modelos colaborativos que transformam resíduos em recursos. A empresa é reconhecida por iniciativas que conectam gestão pública, setor privado e comunidades locais, criando soluções para grandes desafios urbanos. Seus projetos — como o RODA, o Carnaval Sustentável e o Vidrado — tornaram-se referências nacionais em logística reversa, inovação social e educação ambiental, reafirmando o compromisso da startup em construir cidades mais limpas, resilientes e circulares.
