Impacta+Negócios de impacto

Startup de faxinas conecta diaristas à clientes e contribui para a formalização e valorização das profissionais

6 mins de leitura

A Tidmo, startup de impacto potiguar, conecta a demanda e a oferta de serviços de diaristas por meio de uma plataforma, além de promover a formalização, capacitação e qualificação dessas profissionais.

O Brasil tem mais de seis milhões de trabalhadores domésticos, de acordo com um estudo do IBGE/IPEA (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e desses, mais de 90% são mulheres, em sua maioria, negras, e têm entre 30 e 59 anos de idade. Do total de trabalhadores domésticos, a maior parte 72,3% (4,59 milhões) não possuem carteira assinada. Dentre as diaristas, 90,5% não têm registro.

A informalidade no setor de trabalho doméstico sempre foi muito alta, mas aumentou bastante nos últimos anos devido a crise econômica, as mudanças na lei trabalhista e por iniciativa de parte das próprias profissionais que preferem trabalhar como diaristas, sem registro, em busca de aumentar a renda sem um trabalho fixo.

É dentro desse contexto que nasceu a Tidmo, uma startup de impacto social que nasceu com o propósito de valorizar e profissionalizar o ramo de faxinas no Nordeste brasileiro. A empresa, que tem 3 anos de atuação, atua na formalização de diaristas, já que para trabalhar pela plataforma as profissionais precisam estar cadastradas como Microempreendedora Individual (MEI), e na capacitação e qualificação, pois as diaristas passam por diversos treinamentos, visando entregar um serviço padrão, diferentemente do mercado informal.

A Tidmo surgiu de uma dor dos dois fundadores, Lucas Dantas Maia e André Jales da Costa, que ao passar o réveillon na cidade de João Pessoa, necessitaram de um serviço no local e tiveram muita dificuldade em encontrar um profissional de confiança que os atendesse. 

Desde então, passaram pela Tidmo mais de uma centena de diaristas. A empresa que nasceu em Natal (RN), já expandiu sua atuação para Recife (PE) e João Pessoa (PB),  além de ter sido premiada pelo Edital Impacta RN, do Sebrae/RN, por três anos consecutivos, como uma das empresas inovadoras de impacto social no Rio Grande do Norte.

Lucas Dantas, CEO da Tidmo. (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com Lucas Dantas, um dos fundadores da startup, a proposta da Tidmo se diferencia das demais empresas que atuam nesse ramo pela liberdade e flexibilidade que as prestadoras de serviço têm com relação ao seu trabalho. “Na Tidmo, as profissionais são autônomas e podem selecionar os dias e horários que desejam trabalhar, sem necessitar estar cumprindo uma agenda repetitiva e que não permite que ela concilie o trabalho de acordo com a sua rotina de vida. Aqui as “Embaixadoras da Limpeza”, como chamamos nossas diaristas, são suas próprias patroas e ao receber por diária ganham, em sua maioria, uma renda superior ao salário mínimo. Atualmente, na Tidmo, algumas delas faturam mais de R$ 2.500 por mês”.

Lucas também aponta as vantagens para quem contrata o serviço de faxina pela Tidmo. “Conosco o usuário ganha tempo na hora que está precisando de um serviço de limpeza na sua casa ou na sua empresa. Pela plataforma da Tidmo é possível personalizar o serviço de acordo com o que se está necessitando e assim, o contratante paga apenas pelo que contratou. A empresa realiza um processo de recrutamento e seleção onde são analisados pontos que venham a trazer confiança e segurança na hora de contratar um profissional de limpeza, além de que todas as profissionais passam por uma série de treinamentos antes de iniciar os serviços de faxina. Isso proporciona ao mercado um serviço diferenciado”, afirma o CEO da startup.

Impacto de verdade

Plataformas que fazem a conexão entre clientes que demandam os serviços de diaristas e profissionais que oferecem esse serviço não é novidade. Empresas que oferecem solução semelhante a da Tidmo já atuam, principalmente em São Paulo. Algumas dessas empresas receberam críticas por parte do público e da imprensa, especialmente sobre o percentual retido pelo intermédio do serviço. Em um desses casos, alegou-se que uma plataforma reteve 64% do valor do serviço prestado por uma diarista. Como a Tidmo se posiciona como um negócio de impacto, esse ponto é de extrema importancia para Lucas.

Segundo o empreendedor “a Tidmo entende que a taxa de intermediação deve ser condizente com o serviço prestado. Temos a visão de que a prestadora, nossa Embaixadora, desempenha o serviço na casa do cliente, possui custos com alimentação e passagens e realiza o atendimento do mesmo, logo o percentual de taxa desse profissional deve ser consideravelmente superior ao da plataforma. No nosso caso, a profissional possui 75%, em média, do valor do serviço prestado. Isso vai muito de profissionalização e valorização que cada empresa tenta empregar dentro da classe. Nós acreditamos que as empresas que não entenderam essa relação talvez tenham mais dificuldade no relacionamento e em conseguir de fato gerar sucesso para o seu usuário, como a prestadora de serviço.”

Além disso, a Tidmo oferece uma série de treinamentos para as Embaixadoras poderem exercer sua função e se qualificarem profissionalmente e pessoalmente. Por meio da Tidmo, as Embaixadoras da limpeza tem acesso a treinamentos como: Ética e Conduta; Educação e cordialidade; Gestão financeira; Tecnologia; Comunicação; Inteligência emocional; Qualidade na faxina; Vendas e atendimento; Igualdade de gênero; Assédio moral e sexual.

Em meio a pandemia, a Tidmo também realizou algumas ações sociais. Em abril de 2020, a empresa mobilizou parte de seus clientes e pareceiros, e forneceu mais de 1 tonelada de cestas básicas a todas as Embaixadoras da limpeza da plataforma. A empresa também promoveu uma campanha de saúde pública voltada para o Outubro Rosa, entendendo que 100% das Embaixadoras são mulheres. Nessa ação, foi possível orientar as Embaixadoras da limpeza acerca do seu corpo e da importância de realizar uma mamografia. Inclusive, foi disponibilizado um médico da área de oncologia que realizou consulta e o autoexame da mama.

Embaixadoras da limpeza participaram da campanha de saúde pública voltada para o Outubro Rosa. (Foto: Divulgação)

“Entendemos que essa relação entra muito na visão de como a empresa enxerga a transformação social e mudança de vida da Diarista”, conclui Lucas.

Como trabalhar na Tidmo

Para trabalhar na Tidmo a diarista faz o cadastro pelo aplicativo, o Tidmo Profissionais, e assim que o cadastro é finalizado, ela já está apta a começar os seus trabalhos por meio da plataforma. Na seleção dos perfis são analisados experiência com faxinas e higienização, antecedentes criminais, perfil comportamental e técnico. No mesmo aplicativo, as diaristas passam por uma série de vídeos tutoriais e treinamentos online que possibilitam a mesma a compreensão sobre o serviço de limpeza que será desempenhado.

“Na Tidmo a própria profissional pode fazer o seu horário. E por estarmos falando de um serviço mais pesado para as prestadoras de serviço, a plataforma consegue mapear o número de horas que um determinado serviço necessita para a finalização completa. O próprio sistema indica ao usuário quando é necessário mais de uma profissional para atendê-lo. Sendo assim, o trabalho é dividido pelo número de profissionais que vão realizar o serviço, porém sempre respeitando o horário que a própria profissional indicou que gostaria de trabalhar. Além disso, a profissional pode aceitar ou recusar qualquer serviço. Para que isso ocorra, o aplicativo informa para ela o nome do cliente, localização, tipo de faxina, atividades inclusas e quanto ela vai receber por aquele serviço”, enfatiza Lucas.

Contratando uma Embaixadora da Limpeza

Para contratar o serviço, basta acessar o site www.tidmo.com.br e agendar uma faxina para o dia e horário desejado. A plataforma permite que o usuário personalize o serviço de acordo com a sua necessidade e até possa escolher a profissional que deseja no atendimento. Atualmente, um cliente pode contratar uma faxina avulsa (único serviço) ou um plano de faxinas recorrentes. Na faxina avulsa, a profissional recebe 75% do valor do serviço e na assinatura 78%. O serviço pode ser pago via crédito, boleto ou dinheiro. 

A Tidmo também traz mais segurança para quem está contratando, pois as embaixadoras são capacitadas em diversas esferas da vida, para que consigam se desenvolver profissionalmente, mas também no âmbito pessoal. Alguns treinamentos disponibilizados para as profissionais são: Ética e Conduta, Educação e cordialidade, Gestão financeira, Tecnologia, Comunicação, Inteligência emocional, Qualidade na faxina, Vendas e atendimento, Igualdade de gênero e Assédio moral e sexual.

“Com tudo isso, a Tidmo vem transformando o mercado de limpeza local.  O cliente é diretamente beneficiado por receber em casa um profissional diferenciado e pronto para entregar o serviço com a qualidade esperada do padrão Tidmo. Estamos criando a cultura de que contratar um serviço pela plataforma é muito mais do que receber uma faxina no seu ambiente: é atuar diretamente na mudança de vida de uma embaixadora da limpeza”, afirma Lucas.