O evento compõe a programação do Fórum Brasileiro de Negócios Sociais para Empreendedorismo Jovem com a presença do Nobel da Paz, Prof. Muhammad Yunus.
Em 26 de agosto, o Museu do Amanhã sediará o Fórum Brasileiro de Negócios Sociais para Empreendedorismo Jovem. Trata-se do principal evento do ecossistema de impacto focado em jovens, que servirá como uma plataforma para explorar como os princípios do empreendedorismo social podem apontar caminhos para que jovens empreendedores brasileiros possam liderar pautas sociais e ambientais na criação de um país mais justo, igualitário e regenerativo.
Como parte da programação do evento, ocorrerá o Desafio Inovação e Impacto para Empreendedorismo Jovem, que oferecerá aos negócios liderados por jovens a oportunidade de avançarem em suas trajetórias, realizarem networking com outros empreendimentos, patrocinadores e investidores, além de exporem seus produtos em uma feira internacional com a presença do Prof. Muhammad Yunus, Nobel da Paz e criador do microcrédito.
O evento é organizado pela Yunus Centre, YYVentures, Yunus Negócios Sociais Brasil, com o apoio do Museu do Amanhã, Instituto de Desenvolvimento e Gestão, Prefeitura do Rio de Janeiro, Nationale Postcode Loterij, Yunus + You The YY Foundation, Somos Um – Articuladora de Negócios de Impacto, e o patrocínio do Instituto Beja e do Sebrae.
Para participar do Desafio, serão selecionados 10 negócios de impacto socioambiental positivo com liderança jovem, os quais receberão o Curso de Introdução a Negócios de Impacto Socioambiental Positivo (NISA+) e participarão de mentorias específicas. Ao final do evento, os três primeiros colocados escolhidos pela banca avaliadora receberão, cada um, um notebook e continuarão com uma segunda fase de mentorias.
Inscrições abertas
No último dia 18 foi lançado o edital para participação no Desafio. As inscrições estão abertas até o dia 28/07 e são gratuitas. O formulário de Inscrição e o edital estão disponíveis no site https://www.somosumce.com.br/desafio. Estão elegíveis para participar do Desafio negócios de impacto positivo que tenham entre os sócios pelo menos 1 pessoa com idade até 35 anos.
Critérios para participação
Compromisso com o impacto socioambiental positivo, cumprindo os seguintes critérios:
- Intencionalidade de resolução de um problema social e/ou ambiental;
- Solução de impacto é a atividade principal do negócio;
- Busca de retorno financeiro, operando pela lógica de mercado;
- Compromisso com monitoramento do impacto gerado.
Os negócios selecionados participarão em uma jornada dividida em duas fases:
Fase Pré-Evento: De 19 a 22 de agosto de 2024, os participantes participarão de encontros online focados em capacitação e mentorias.
Evento Presencial: No dia 26 de agosto de 2024, os 10 negócios escolhidos terão a oportunidade de expor suas soluções no Museu do Amanhã, participar de palestras inspiradoras e sessões de mentoria individual, além de apresentar seus pitches a uma banca de avaliação. Ao final do evento, os três vencedores serão anunciados e premiados.
É imprescindível que os candidatos selecionados participem integralmente de todas as atividades das duas fases do Desafio, conforme detalhado nos critérios de participação disponíveis no Edital. Além disso, ter no mínimo uma pessoa dedicada em tempo integral à empresa, e contar com liderança que inclua indivíduos com idade até 35 anos.
Sobre a Somos Um
A Somos Um é uma organização estruturante, sem fins lucrativos, que busca solucionar problemas sociais e ambientais por meio dos negócios, colocando impacto no centro das decisões. A organização presta serviços e realiza projetos para apoiar empreendedores e negócios de impacto e para impulsionar organizações e iniciativas de apoio ao ecossistema de impacto, além de produzir conteúdo sobre o tema, realizar cursos, hackathons sociais, programas de incubação e de aceleração de negócios de impacto, consultorias, e iniciativas de articulação e mobilização de atores do setor. Inspirados pelo Professor Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz, sonha com o dia em que não haverá mais pobreza.