Na penúltima reportagem da série que apresenta iniciativas aceleradas pelo Impulsio.ne Saúde, o Impacta Nordeste compartilha a história de um projeto em São Luís (MA) que auxilia famílias no desenvolvimento de crianças e adolescentes com autismo e gera impacto social na capital maranhense.
A tecnologia social Uma Sinfonia Diferente nasceu em Brasília (DF) e é replicada em vários estados brasileiros. Entre eles, o Maranhão, onde vive o musicoterapeuta Vinícius de Medeiros, que tem como missão auxiliar crianças e adolescentes com desafios no desenvolvimento. Ele conheceu a metodologia inovadora lançada pelo Instituto Steinkopf na capital federal e decidiu implementá-la em São Luís (MA).
O projeto busca dar protagonismo a pessoas que vivem com o Transtorno do Espectro Autista e com Síndrome de Down em quatro etapas. A primeira seleciona participantes a partir das inscrições realizadas pelas famílias. A segunda promove ensaios musicais com as crianças e adolescentes selecionados. A terceira envolve uma apresentação pública do espetáculo musical ensaiado. E a quarta oferece devolutivas sobre o desenvolvimento dos participantes.
Vinícius começou a implementar o projeto em 2019. Como já tinha experiência em empreender na área clínica, passou a agregar a metodologia para ajudar pacientes e dividir o tempo de dedicação entre trabalho e o projeto Uma Sinfonia Diferente.
Em 2023, o empreendedor foi estimulado a inscrever o projeto no Impulsio.ne Saúde, edital lançado pelo Impacta Nordeste em parceria com o Instituto Sabin para acelerar iniciativas de impacto na área da saúde.
A iniciativa foi selecionada para a fase final do Impulsio.ne Saúde, que acelerou seis projetos durante um semestre. Participar da aceleração proporcionou a possibilidade de estruturar o negócio, de forma que o empreendedor pudesse aprofundar o desenvolvimento de estratégias de gestão e de comunicação e marketing. “As mentorias individuais foram muito importantes para mim. Entrei num universo diferente e pude acompanhar o desenvolvimento das etapas que foram propostas durante a aceleração. Eu passei a entender a sinfonia, de fato, como um negócio de impacto”, afirmou Vinícius.
O empreendedor estava rodando a edição 2023/2024 da sinfonia e participando das mentorias do Impulsio.ne Saúde para buscar mais conhecimento e novas perspectivas sobre o modelo de negócio.
No primeiro trimestre de aceleração do Impulsio.ne Saúde, no âmbito da gestão, o projeto passou por uma definição de estratégias jurídica e de voluntariado, atualização do modelo de negócio e formulação de projeções financeiras. Também conseguiu avançar na escolha de uma plataforma para financiamento coletivo e no planejamento de captação de voluntários.
As primeiras campanhas de financiamento coletivo vieram nos três meses seguintes da jornada Impulsio.ne. O projeto também desenhou parcerias com investidores para buscar recursos que sustentem o trabalho. “Depois de uma reciclagem que fiz em Brasília, estava na busca por patrocinadores, por mais recursos para a sinfonia em São Luís (MA). Então a aceleração veio muito ao encontro do que eu estava querendo”, lembra Vinícius.
O empreendedor lembra que a última edição ajudou crianças a aprenderem a andar, a falar, adolescentes a vencerem medos e a serem suporte dos companheiros de turma. “Não é somente ver o resultado no palco, mas é ver a evolução das crianças durante os ensaios. O processo é mais importante que o resultado”, aponta Vinícius.
Na edição que terminou em abril, a sinfonia levou 26 participantes ao palco do Teatro João do Vale, que fica no coração da capital maranhense. Quase 30 pessoas ajudaram o projeto de forma voluntária, seja na apresentação final ou nos atendimentos que duraram 11 meses.
O conteúdo absorvido durante a aceleração foi muito útil no planejamento da nova edição do projeto. O empreendedor está terminando de formalizar parcerias que foram discutidas durante as mentorias individuais da jornada do Impulsio.ne Saúde.
Vinícius de Medeiros agora busca fazer o projeto crescer em São Luís, continuar impactando a vida das famílias que são atendidas e da comunidade que participa dos resultados. Ele também pretende fazer turmas menores e um acompanhamento de ensaios mais curto, para apresentar o espetáculo ainda no fim de 2024. As inscrições para a nova fase estão abertas e as crianças e adolescentes que participaram da última edição têm prioridade.