InovaçãoNegóciosOportunidadesOrganizações

Votorantim Energia prorroga inscrição do Lab Água

3 mins de leitura

Programa de inovação inclui intervenção no território e possibilidade de codesign com a comunidade da Serra do Inácio, entre PI e PE.

Com o objetivo de solucionar os problemas de escassez hídricas no semiárido pernambucano e piauiense, estados com o pior índice de abastecimento regular de água, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Votorantim Energia, com o apoio do Instituto Votorantim, lançou o Lab Água, programa que irá selecionar projetos de inovação que busquem solucionar os problemas de escassez hídrica da região, melhorando o acesso à água, bem como fortalecendo o desafio de convivência com o semiárido. As inscrições podem ser feitas no site www.institutovotorantim.org.br/labagua até o dia 7 de julho.

O edital do Lab Água está direcionado a todas as instituições – sejam ongs, universidades, empreendedores, startups, escolas técnicas – que possuam uma ideia inovadora, que seja viável e não exija muito esforço para o seu desenvolvimento, conhecida pelo termo MVP. Ao todo, serão selecionadas 20 organizações com MVP, com um grau de maturidade para realização de teste em campo e que se encaixem nas cinco categorias definidas pelo programa: Utilização eficaz de água na produção agrícola; Adaptabilidade à escassez de água; Reutilização de água; Análise dos cenários futuros no contexto das mudanças climáticas e Ampliação de infiltração de água.

O Lab Água conta com prototipagem, fase na qual será selecionada cinco iniciativas para receber um apoio financeiro de R$ 230 mil que serão aplicados nos projetos que serão testados em campos (prototipagem), em codesign com a comunidade, ou seja, a população irá poder conhecer e usar o produto desenvolvido. Dessa forma, será possível identificar os pontos positivos e negativos do projeto para que seja reajustado antes do resultado. O intuito é que os projetos com melhores resultados sejam replicados em outras localidades do país.

“O Lab Água oferece a oportunidade de intervenção prática no território com uma proposta de codesign junto à comunidade, em uma imersão no local que irá agregar valor aos cinco projetos selecionados e às famílias da Serra do Inácio. Os empreendedores terão a possibilidade de testar em campo o valor das soluções, no contexto do semiárido brasileiro e as famílias terão a oportunidade de entrar em contato com soluções que vão endereçar desafios cotidianos dessa realidade”, explica Cloves Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim.

Na última quinta-feira (24), foi realizada uma reunião virtual, com pesquisadores experientes, de instituições renomadas da região, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre o programa. O encontro mostrou o potencial do projeto. Todos demonstraram interesse e animação para participar do Lab água, que irá ocorrer 100% online, com exceção do teste em campo, devido a situação sanitária do Brasil.

A companhia atua na Serra do Inácio desde 2015, quando iniciou a construção do complexo de energia eólica Ventos do Piauí I. A empresa já desenvolveu atividades socioambientais no sertão nordestino em ações de diferentes perfis, como mutirão de documentos, cisternas para pequenos agricultores e, também um curso técnico em energias renováveis, em parceria com Itaú Educação e Trabalho e com o governo do Estado de Pernambuco, entre outros apoiadores.

“Desde que chegamos, traçamos ações socioambientais sequenciais para a região, algumas em caráter mais emergencial, fundamentais para que outras ocorressem. As iniciativas na Serra do Inácio são muito desafiadoras, então definimos como meio de intervenção a aceleração de projetos inovadores e de impacto social, porque sabemos que os que funcionarem na região terão grandes chances de serem replicados em vários outros territórios”, explica Rômulo Vieira, diretor corporativo da Votorantim Energia.

Sobre a Votorantim Energia

A Votorantim Energia produz energia, hoje, pensando nas soluções para os desafios do amanhã. Energia sempre fez parte da história da Votorantim. Em 2000, passou a oferecer seu olhar de especialista aos clientes do Mercado Livre, atuando na comercialização e gestão do consumo. Geraram energia limpa por meio de 23 usinas hidrelétricas, 21 parques eólicos, e 9 consórcios, totalizando 2,6 GW de potência instalada. Construíram a história da empresa como um desenvolvedor responsável, investindo em negócios sustentáveis e mudando a realidade das comunidades ao nosso redor.

Sobre o Instituto Votorantim

Centro de inteligência aplicada que desenvolve soluções socioambientais que geram valor para a sociedade. Criado em 2002, desenvolveu-se como o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim S.A. e promove benefícios sociais nas localidades de atuação da companhia. Está à frente de ações em mais de cem municípios de todo o Brasil e ainda na Colômbia, na Argentina e no Peru.

Assine nossa neswletter