2ª edição do Projeto Bancorbrás Social oferece capacitação para ONGs de Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB)

27 de maio de 2020

Por Impacta Nordeste
Com informações de Bancorbrás/Divulgação


As organizações não governamentais (ONGs) cumprem um importante papel na sociedade, oferecendo serviços fundamentais para milhões de pessoa que o Estado e a iniciativa privada não conseguem atender. Como em qualquer outro tipo organização, o constante aprimoramento da gestão é muito importante para que as ONGs continuem cumprindo com a sua missão e para ampliarem o impacto proporcionado.

Para promover a sustentabilidade e o protagonismo de instituições do Terceiro Setor, o Instituto Bancorbrás irá realizar a 2ª edição do Projeto Bancorbrás Social, agora para organizações de Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB). A ação, 100% gratuita, proporcionará um espaço de aprendizagem, com capacitações voltadas para a melhoria da governança, comunicação e captação de recursos.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o modelo do projeto passou por uma reformulação e os encontros que aconteceriam presencialmente, agora serão realizados totalmente online. Serão disponibilizadas 14 vagas para organizações das duas cidades do Nordeste. Cada instituição poderá inscrever até 2 gestores. As inscrições para as instituições começarão no dia 28 de maio.

O programa, executado pela Phomenta, terá uma duração de 5 meses e é dividido em 5 módulos. Alguns dos temas que serão abordados são:

  • Como inovar na captação de recursos;
  • Como atrair e engajar voluntários;
  • Como se relacionar com potenciais parceiros;
  • Como tornar a gestão mais ágil.

Em 2019, a 1ª edição do projeto aconteceu em Ribeirão Preto (SP), onde dez instituições locais foram beneficiadas. Segundo a coordenadora do Instituto Bancorbrás, Roberta Abreu, o mais gratificante é conseguir enxergar as transformações das instituições participantes. “São transformações profundas que conseguimos mensurar nos processos. Por exemplo: tem instituições que fazem revisão estatutária ou constroem uma nova sede. Ficamos muito felizes”, comemora.

As ONGs que participaram da edição de 2019 captaram mais de R$147.900,00 durante o programa e 60% conseguiram uma nova parceria. Segundo Junco Okino, presidente da OSC Estação Luz Ribeirão, que participou da 1ª edição, “O curso proporcionou a ressignificância da causa que defendemos e que entendemos como nossa missão de vida. Trouxe a semente da esperança no futuro e esperamos ser o solo fértil para fazer germinar todos os nossos sonhos de um Brasil melhor, mais humano e mais justo, com menos desigualdades sociais”

Você é gestor de uma ONG em Fortaleza ou João Pessoa e ficou interessado?! Para saber mais e fazer a sua inscrição, clique aqui para visitar o site oficial do programa.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!