Por Impacta Nordeste
Diferentemente do que muitos praticam, o Terceiro Setor também precisa de canais ativos para divulgação de suas ações e iniciativas de impacto social para a comunidade.
Afinal, um trabalho que exerce um grande poder de transformação social precisa ser amplamente divulgado tanto para dar maior credibilidade a organização, como também para atrair novos apoiadores e voluntários que se identificam com a causa defendida pela organização.
Se você é gestor de uma organização e está pensando em meios que podem te ajudar a disseminar a missão de sua organização na sociedade, saiba que a tarefa pode ser mais simples e acessível que se imagina.
Continue a leitura e confira neste post 5 dicas para você criar uma campanha de marketing eficiente para sua ONG!
Aprenda como fazer uma campanha de marketing para ONGs!
O mundo digital dispõe de milhares de ferramentas de comunicação interessantes para divulgação de conteúdo. No caso do Terceiro Setor, tal recurso é o mais recomendado justamente por serem espaços gratuitos e com maior facilidade de disposição de informações para quem se interessa por um determinado tema.
No entanto, mesmo que o meio online seja a estratégia mais indicada e procurada por gestores e empreendedores sociais devido à essas facilidades, não significa dizer que a ONG e a instituição social que deseja divulgar seu trabalho nestes espaços podem ignorar o que uma estratégia de marketing bem estruturada pode fazer para impulsionar o seu negócio.
Quando falamos em Marketing Digital, os conceitos que geralmente vemos nas estratégias de campanha de marketing comuns são criados para vender algum produto ou serviço; no caso das campanhas de marketing para ONGs, o que é “vendido” são as ideias, a missão e a causa que a instituição defende.
Portanto, o Marketing Social, como é chamado, reúne elementos eficientes para ajudar na disseminação dos valores adotados e defendidos pelas organizações inseridas na esfera do Terceiro Setor. Neste tipo de marketing, a campanha vai integrar projetos de responsabilidade social realizados pela instituição com as ferramentas disponíveis na mídia online.
Quanto mais o conteúdo divulgado no meio digital estiver alinhado com a missão propagada pelas ONGs, maior será o engajamento do público que se interessa pelo tema. Confira agora o que fazer para criar uma boa eficiente estratégia de marketing para sua ONG!
1 – Defina o objetivo
Assim como em qualquer campanha de marketing para empresas comuns, é preciso definir qual objetivo a instituição pretende atingir para criar as melhores estratégias de atração. Alguns exemplos são: divulgação efetiva do negócio visando atrair novos parceiros e investidores; expansão das atividades desempenhadas pela ONG para outros lugares; fortalecimento da instituição no ecossistema, entre outros.
2- Fixe um orçamento e defina os canais
O valor que a ONG pretende investir na campanha de marketing deve ser proporcional aos canais de comunicação que se deseja utilizar, frequência de divulgação e público-alvo que a instituição pretende alcançar. Com o conteúdo definido, analise as ferramentas de comunicação existentes no mercado e veja quais delas podem te ajudar na estratégia de marketing.
Além do uso das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, LinkedIn), divulgação em rádios e emissoras de tv e portais de notícias, a criação de um blog próprio para publicação de iniciativas promovidas pela instituição, além de conteúdos específicos com temas relacionados ao ecossistema podem potencializar sua estratégia. Os assuntos abordados no blog podem ser definidos de acordo com cada fase da campanha, assim como quais canais de comunicação serão utilizados.
Essa estratégia é chamada de Social Selling. Apesar do nome, o termo não quer dizer “vendedor social”, mas se trata de uma estratégia de marketing digital para criar e estreitar o relacionamento com “clientes” (ou doadores, stakeholders, público alvo) em potencial, levando à geração de leads mais qualificados. (Lead é o consumidor ou público que, em resposta à abordagem, fornece e-mail, preenche cadastros, assina newsletters etc., dando abertura à novas aproximações e ações).
Divulgar as iniciativas em portais especializados, como o Impacta Nordeste, pode ser outra alternativa para divulgar a atuação de sua organização, pois dialogam com um público socialmente engajado e com outros atores do ecossistema de iniciativas sociais (caso queira nos enviar uma notícia sobre a sua organização, clique aqui).
3- Defina a linguagem
Informal, institucional, comercial, jovem, adulta, divertida: o tipo de linguagem escolhido para a campanha de marketing para ONGs é fundamental. O caráter da linguagem deve acompanhar tanto as peças audiovisuais como textuais, e não precisa se limitar a um único tom. Dependendo da fase em que a sua estratégia está, a maneira como a informação será repassada pode e deve ser adaptado.
4- Tenha um cronograma
A quantidade de tempo em que as fases da campanha serão executadas também precisam ser definida. Sem um cronograma bem feito, os riscos da sua campanha falhar são grandes, portanto, pontue em cada fase da sua estratégia todos os detalhes e resultados que pretende atingir.
5- Análise de resultados
Os números da campanha de marketing devem ser monitorados durante e após a conclusão de cada fase estabelecida – isso vai otimizar a avaliação completa no final da campanha, no momento de comparar os resultados. Nesta etapa, observe quais pontos definidos na campanha de marketing foram assertivos e os que vão precisar de ajustes para estratégias futuras (cumprimento de prazos, linguagem clara, crescimento da rede, entre outros).
O que você achou do nosso artigo? Espero que você tenha conseguido esclarecer suas principais dúvidas em relação ao bom uso do marketing digital para o seu negócio de impacto.
E lembre-se: para que todos estes pontos sejam aplicadas de forma eficiente, pesquise a fundo sobre como utilizar estas ferramentas e decidir qual melhor se aplica a sua necessidade e público que deseja atingir. Além disso, não exite em conversar com empresas e profissionais especializados em Marketing Digital para que possam oferecer seus serviços de forma voluntária, e assim, fazer com o que a campanha de marketing conquiste resultados positivos para sua ONG.
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