Identificar em qual fase da jornada o seu negócio de impacto está é fundamental para elaborar as melhores estratégias para impulsionar seu negócio no mercado e definir o caminho que deseja seguir.
Entre ter uma ótima ideia de negócio, tirar ela do papel e começar a ganhar dinheiro, ha um longo caminho a ser percorrido. Nem sempre esse caminho é linear. No meio do processo, independente do tipo de negócio, é bastante comum que o empreendedor fique com muitas dúvidas sobre quais passos deve seguir e até mesmo saber em que fase está.
Mas por que é tão importante identificar em qual fase da jornada o seu negócio de impacto está inserido?
A resposta é muito simples: este processo facilita e muito na hora de elaborar as melhores estratégias que podem impulsionar seu negócio no mercado e definir o caminho que deseja seguir, além de, é claro, ser um meio eficiente para atrair novos investidores. Do ponto de vista do investidor, é muito importante entender o estágio de desenvolvimento de um negócio para realizar ou não um investimento.
Para ajudar nisso, existem diversas formas de medir a evolução de um negócio. A Pipe.Social junto com outras organizações do setor, desenvolveu uma jornada baseada em uma leitura da curva de amadurecimento dos negócios que é adotada por diversas organizações de impacto no Brasil.
A jornada é dividida em nove etapas. São elas:
- Ideia
- Validação
- Protótipo
- Piloto
- PMV (MVP, em inglês)
- Organização
- Tração
- Pré-escala
- Escala
Ideia
De forma geral, é o tipo de iniciativa que se deseja criar a partir de uma problemática identificada no contexto socioambiental (saúde, educação, meio ambiente, entre outros). Essa ideia pode surgir através das observações do próprio empreendedor ao analisar o mercado e perceber que falta alguma iniciativa semelhante que pode resolver determinado problema, como por exemplo, uma plataforma online de cursos profissionalizantes para mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade. E para sustentar esta ideia, o empreendedor pode iniciar pesquisas sobre o tema e ir em busca de possíveis investidores que se interessem pela iniciativa proposta.
Validação da ideia
A próxima etapa é encontrar o público que se deseja atingir com a iniciativa. Para isso, o empreendedor pode analisar em conjunto com seus stakeholders, mentores e profissionais da área de interesse do projeto para identificar os possíveis clientes e entender se a sua iniciativa faz sentido e se ajudaria a solucionar o problema que fora identificado na ideia inicial. Caso o resultado seja positivo, é hora de começar a executá-la.
Protótipo
Com todos os dados e informações adquiridos sobre o projeto, surge o “embrião” do negócio de impacto. Durante a execução da iniciativa, são observados o modo como ela está funcionando, o tipo de impacto que é causado na vida dos clientes e se o propósito está sendo cumprido. A partir dos resultados obtidos dessa primeira experiência, o projeto poderá passar por alguns ajustes de forma que o deixe cada vez mais alinhado com o objetivo inicial.
Piloto
Agora que o projeto já está estruturado após as alterações mencionadas, chegou o momento de apresentá-lo para o mundo. Nessa etapa, a ideia é semelhante ao que foi feito na fase anterior, mostrar o projeto e ver o comportamento dos potenciais clientes. No entanto, a “venda” do produto ainda não é, de fato, iniciada, mas, sim, uma espécie de teste mais controlado, pois terá a participação ativa do empreendedor durante a experiência de um grupo de clientes atendidos para saber se a ideia irá se sustentar no futuro.
Produto Mínimo Viável (MVP, em inglês)
Depois que o produto ou iniciativa foi testada e aprovadas pelos possíveis consumidores, a etapa do Produto Mínimo Viável chega para ajudar o empreendedor a validar o seu modelo de negócio no mercado, ou seja, se existem clientes interessados em pagar pelo preço indicado e se o custo-benefício é satisfatório.
Organização
Com a solução já a venda no mercado, é chegado o momento de estruturar a gestão e os procedimentos internos da empresa. Este processo é fundamental para dar maturidade ao negócio e ajudá-lo no crescimento frente ao mercado, além de facilitar a mensuração com mais afinco os indicadores de qualidade e de impacto que lhe são atribuídos.
Tração
Depois de estruturada a empresa (do ponto de vista profissional e financeiro), e a sua ideia sendo comercializada e atingindo bons resultados, o momento de Tração é quando o empreendedor já compreendeu qual é o seu lugar no mercado e agora atua com mais afinco.
Pré-escala
A etapa da pré-escala indica que o empreendedor precisa estabelecer um planejamento para que o ritmo de crescimento positivo da empresa continue. Para isso, é importante avaliar quais são as necessidades de estrutura e investimento que o negócio exige para que as próximas etapas sejam cumpridas com segurança.
Escala
E finalmente chegamos a fase final da jornada do negócio! Depois do longo caminho percorrido pelo empreendedor, agora é a hora de colher os frutos da atuação da empresa no mercado e tornar-se referência para outros empreendedores que desejam ingressar no mundo dos negócios de impacto.
Vale lembrar que a jornada pode acontecer de forma não-linear, portanto, se você é empreendedor, esteja ciente de que você pode passar pela mesma etapa mais de uma vez.
Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!