Empresa realiza a venda e instalação de hortas hidropônicas e treinamento de micro agricultores que também são cadastrados no delivery virtual da empresa para escoamento do seu cultivo.
A região Nordeste possui quase 7,7 milhões de pessoas que passam fome, o que se considera grave insegurança alimentar. Essa informação faz parte do mais recente levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).
O estudo também indicou que a fome no Brasil avança e já atinge no total 19,1 milhões de cidadãos, o que representa 9% da população brasileira. A pesquisa também concluiu que, com a pandemia da Covid-19, cerca de 116,8 milhões estão em algum grau de insegurança alimentar — leve, moderado ou grave. A Rede Penssan explica que a insegurança alimentar acontece quando o indivíduo não tem acesso pleno a alimentos.
Democratizar o acesso à alimentação saudável e nutritiva para todas as pessoas é o principal objetivo da Amitis, negócio de impacto que nasceu de um projeto de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Quando observaram que poderiam solucionar a má distribuição de alimentos, que é o problema raiz para a fome, resolveram refazer o modelo de negócios e o que era um projeto se transformou numa empresa e os colegas de universidade se tornaram sócios no novo negócio.
“Acreditamos que através do combate ao problema da má distribuição e dos desperdícios também estaremos lutando para diminuir os índices de fome no Brasil. Com nossas hortas diminuímos o desperdício de alimento nos centros urbanos e conseguimos eliminar 5 das 7 etapas da cadeia produtiva de alimento”, disse Lilian Vicente, CMO da empresa.
O negócio teve início em 2020 em Alagoas e, atualmente, atende as cidades de Maceió e Rio Largo, locais onde encontraram o modelo de negócios ideal para atuar. E já estão finalizando o processo operacional de atuação em um novo estado, o Paraná, que será o primeiro fora de Alagoas.
Lilian conta que um dos maiores desafios foi encontrar uma solução que suprisse a urgência do problema que buscavam combater de forma aplicável e escalável. “Tivemos um processo muito complexo de testes e validação, pivotamos (mudar a direção de um negócio mantendo a mesma base que já existia) nossa solução duas vezes até conseguir o modelo de negócios que temos hoje, e estamos muito contempladas com ele. O nosso maior aprendizado foi baseado nesta dificuldade, pois a gente conseguiu descobrir que é possível apresentar uma solução simples para resolução de uma causa tão complexa quanto a nossa, ao mesmo tempo em que conseguimos amadurecer nossa visão sobre o mercado e sobre nosso público-alvo”, conta.
Como funciona
A Amitis realiza a venda e instalação de hortas hidropônicas no meio urbano, no local disponibilizado pelo cliente. Após um período de treinamento, o micro agricultor é cadastrado no delivery virtual da empresa para escoamento do seu cultivo. Esse escoamento permite que o micro agricultor tenha uma geração de renda mensal de até R$1.149,60.
As hortas hidropônicas – sistema no qual as plantas são cultivadas em substrato ou solução nutritiva e não no solo – são 50% mais produtivas que as hortas comuns, têm um menor consumo de água, ajudam a reduzir o descarte incorreto de lixo plástico e a emissão de CO².
“Nossas hortas são inteligentes e semiautomáticas, utilizando a técnica da hidroponia como meio para aumentar a produtividade e diminuir o tempo que deve ser dedicado pelo micro agricultor, sendo de apenas 40 minutos por semana, distribuídos em dois dias. Desta forma, o micro agricultor Amitis pode melhorar sua alimentação diária e gerar renda mensal sem precisar de muito tempo”.
Programas de aceleração
Recentemente, a Amitis foi selecionada para um programa de aceleração 100% financiado pelos lucros de venda do azeite Andorinha Extra Virgem – Projeto Revoa. O projeto contou com a colaboração do Impacta Nordeste. A iniciativa teve como intuito mapear e auxiliar empreendimentos de impacto social que tragam soluções inovadoras para os principais desafios de alimentação na região Nordeste do Brasil, e que possam transformar positivamente o acesso e a relação das pessoas com alimentos saudáveis, saborosos e de qualidade.
O programa está em fase de finalização e Lilian conta que a seleção veio num momento muito importante, quando estavam terminando a última pivotagem que fizeram. Com as opiniões e suporte de especialistas em áreas específicas como mercado, negociação e tecnologia, conseguiram aprimorar pontos importantes no negócio.
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“Para nós foi um divisor de águas, pois nos ajudou a segmentar melhor nossos esforços fazendo com que a gente conseguisse ter foco o suficiente em pontos específicos para podermos validar, testar e aprimorar nosso processo de negociações e vendas. Está sendo uma experiência completa.”
A empresa também foi incubada na Motirô, plataforma para capacitar empreendedores de impacto desenvolvida pelo Impacta Nordeste em parceria com a Verda. A Amitis faz parte da Comunidade Impacta Nordeste. Sobre a passagem pela Motirô, ela conta que foi uma experiência muito rica por conseguir ter um olhar mais aguçado sobre pontos específicos dentro da empresa, como marketing e vendas, processos estruturais e afins. “O processo era bem completo, cada aula tinha um convidado importante falando sobre modelo de negócios, formalização, o que foi muito importante para nós porque por ser num período em que estávamos vendo o estatutário social e a formalização, estudando mercado e validando soluções. Além disso, o networking foi bem rico e até hoje temos um grupo onde sempre recebemos oportunidades”.
Sobre os próximos passos da Amitis, a diretora de Marketing conta que dentre os planos está replicar a solução da empresa em três novos estados do Brasil e o lançamento de dois novos produtos. O primeiro deles é a Amitis Wall, uma horta vertical ideal para aplicação em restaurantes e micro agricultores com espaços físicos menores em casa. O segundo é o Amitis Home, uma horta hidropônica compacta para que as pessoas consigam ter soberania alimentar, produzindo o que desejam consumir dentro de sua própria casa. “Esperamos fazer o lançamento de ambos os produtos até o início do segundo quadrimestre de 2022”, finaliza.