Opinião

Quem é a juventude que luta pelo futuro no Nordeste

4 mins de leitura

Conheça as lideranças nordestinas que vem ganhando destaque internacional e vem usando a Agenda 2030 para garantir um futuro mais inclusivo e sustentável para a região Nordeste do Brasil.

Que o investimento na sustentabilidade é a nova tendência, disso nós já sabemos. Mas como está o andamento dessa tendência aqui no Brasil?

De acordo com o Relatório Luz, 80% das metas de desenvolvimento sustentável da ONU estão atrasadas. O relatório é produzido por mais mais de 60 organizações da sociedade civil e mostra como a situação no país precisa da ação da população, sobretudo da juventude.

Atuando na linha de frente do enfrentamento à crise climática e no desenvolvimento socioeconômico, as juventudes estão conquistando cada vez mais espaços no Brasil e no mundo, garantindo que avanços sejam feitos para suas comunidades.

Como forma de reconhecer essas juventudes, a ONU declarou o dia 12 de agosto como o Dia Internacional da Juventude. Para celebrar esta data, listamos algumas lideranças jovens que tem se destacado na região Nordeste.

Renan Victor (Pernambuco) – ODS 1: Erradicação da Pobreza

Um jovem preto da favela, nascido e criado na Favela da Bica na cidade do Recife, Renan começou sua caminhada no impacto social aos 8 anos de idade, criando conexões para mudar a sua realidade e da sua comunidade.

Co-fundador e vice-presidente do Instituto Ternura, atuando na periferia do Recife pela garantias de direitos a crianças e adolescentes com apoio da Visão Mundial, na qual também é agente de recursos.

Reconhecido nacionalmente pelo seu potencial de mobilização nos três setores, Renan é envolvido em políticas de juventude no Conselho Municipal de Juventude de Recife e líder estadual do Movimento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP).

Atualmente também Renan é residente na co.liga, escola de setores criativos da Fundação Roberto Marinho e parceira do Impacta Nordeste.

Confira o perfil do Renan: https://www.instagram.com/renan_victor192/

Instituto Ternura: https://www.instagram.com/instituto.ternura/

Ellen Monielle / Eco.fada (Rio Grande do Norte) – ODS 2: Erradicar a fome

Vegana desde 2017, Ellen Monielle, é uma jovem pesquisadora de 22 anos que luta para democratizar o veganismo popular a partir do projeto Eco.fada, um perfil nas redes sociais no qual ela conta a sua rotina como ativista climática, mostrando que o veganismo pode sim ser acessível para pessoas periféricas.

Com este trabalho, Ellen já conquistou espaços como TEDx e a COP, debatendo a impotância da periferia e da favela na luta pela soberania alimentar.  Durante o ano de 2021, a jovem internacionalista se uniu a outras jovens lideranças negras do Brasil e esteve presente na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), em Glasgow, na Escócia.

Atualmente ela é membro do instituto Perifa Sustentável e creator pela campanha Amazônia de Pé, projeto de lei de iniciativa popular (PLIP) elaborado pela ONG NOSSAS em parceria com mais de 60 organizações.

Perfil Eco.fada: https://www.instagram.com/eco.fada/

Campanha Amazônia de pé: https://amazoniadepe.org.br/

Instituto Perifa Sustentável: https://www.instagram.com/perifasustentavel/

TEDx da Ellen: https://m.youtube.com/watch?v=rVHEGFaQg54

Aisha Paz (Ceará) ODS 5: Igualdade de Gênero

Aisha atua na linha de frente do enfrentamento da pobreza mestrual na periferia da cidade de Fortaleza com sua organização social, a De Mãos Dadas, que já impactou mais de 1000 meninas e jovens mães, atuando com educação sexual e do planejamento de vida. 

O projeto surgiu durante sua participação no programa Jovens Embaixadores do Departamento de Estados Unidos e esde então ela vem liderando o seu coletivo, sendo reconhecida como uma das “Vozes que Inspiram” (Vital Voices Global Partnership) e como um dos “Jovem Transformadores” do Brasil (Ashoka).

Com atuação forte no setor de saúde pública, a jovem de 19 anos já foi representante global de organizações como The Pad Project e Girl Up, além de fundadora do coletivo Cadê o Modes, conquistando a distribuição gratuita de absorventes a estudantes no Ceará. 

No segundo semestre deste ano Aisha inicia seus estudos na Wesley College, uma das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos.

Aisha Ashoka https://www.youtube.com/watch?v=0xNvJIYkhZo

Perfil Aisha https://www.instagram.com/aishapaz/

Aisha na Vital vVoices https://www.vitalvoices.org/fellow/aisha-ellen-lemos-paz/

Anna Luisa Beserra (Bahia)- ODS 6: Água potável e saneamento

Empreendedora ambiental e fundadora e CEO da Safe Drinking Water for All – SDW For All, Anna Luisa desenvolveu o Aqualuz, a única tecnologia de tratamento de água de cisterna com luz solar no mundo.

O produto foi desenvolvido por ela quando tinha apenas 15 anos e aos 17 ela fundou a SDW For All para desenvolver e levar tecnologias focada em áreas rurais sem acesso à água.

Desde então, Anna Luisa ja conquistou diversas premiações com a sua iniciativa e foi reconhecida como uma das “20 jovens inspiradoras em seus 20 anos” (McKinsey & Company) e Forbes Undes 30 no Brasil, além ter sido vencedora do Prêmio Jovens Campeões da Terra da ONU em 2019. A jovem formada em biotecnologia na Universidade Federal da Bahia agora busca expandir sua atuação do Nordeste brasileiro para outras regiões do mundo.

Perfil da Anna: https://www.instagram.com/annaluisabeserra/

Anna na pagina da ONU: https://news.un.org/pt/interview/2019/09/1687222

Site SDW https://blog.sdwforall.com/

TEDx Anna: https://www.ted.com/talks/anna_luisa_beserra_dispositivo_que_trata_agua_usando_a_luz_do_sol

Sabrina Cabral, 23 anos, é uma das jovens selecionadas no programa Impulsio.ne, desenvolvido pelo Impacta Nordeste e Instituto Sabin, e faz parte da Rede de Lideranças de Impacto do Nordeste. É ativista e criadora do blog @sanydapeste, abordando temas de meio ambiente, direitos humanos e educação para a juventude periférica do nordeste. Graduanda em Engenharia Civil na UFC e bolsista do programa Bolsa Jovem da Prefeitura de Fortaleza e BID, se envolvendo em temas de sustentabilidade, economia criativa e design. É fundadora da iniciativa Ruma, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável a partir das juventudes do nordeste, conquistando bolsas de desenvolvimento de projetos no MIT e se tornado Representante Juvenil em iniciativas da ONU na América Latina e Caribe, como o acampamento Juventudes Ya! do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).