Negócios de impactoONGsOportunidades

Prosas lança seu 1º Banco de Projetos Incentivados

2 mins de leitura

Plataforma desenvolvida pela startup de tecnologia e gestão social é gratuita para os empreendedores sociais e visa combater cobranças ilegais, encurtar prazos e garantir o repasse integral do recurso investido para os projetos sociais.

A Prosas acaba de lançar o BIP – Banco de Incentivados da Prosas. A startup mineira atua há seis anos como plataforma de seleção e monitoramento de projetos por meio de editais, conectando empreendedores sociais e empresas patrocinadoras. 

O BIP facilita o contato entre os projetos sociais aprovados em leis federais de incentivo e as empresas financiadoras, sem qualquer cobrança de comissão dos projetos sociais incentivados, uma prática injusta, mas ainda muito comum no mercado. Ela acontece quando as organizações sociais pagam pelos serviços prestados às empresas patrocinadoras. O objetivo principal do BIP é garantir o repasse de 100% do recurso investido para os projetos sociais e oferecer às empresas uma alternativa mais rápida e menos custosa para apoio via Leis de Incentivo.

“A nossa diretriz é facilitar o encontro entre os proponentes de um projeto social que esteja de acordo com os valores da empresa patrocinadora de forma mais ágil e com redução de custos. Para que os beneficiados sejam diretamente impactados, temos como objetivo destinar os valores integrais de repasses, sem intermediários. Dessa forma todos ganham em tempo e transparência”, afirma Thiago Alvim,Diretor Executivo da Prosas.

Como alternativa para empresas que desejam apoiar projetos incentivados, mas não possuem muito tempo ou disposição para elaboração de um Edital próprio, o acesso ao BIP garante um processo mais ágil e eficaz. Ao utilizar o Banco de Projetos, o processo que envolve planejar, selecionar, lançar e promover um Edital próprio é reduzido de 3 meses para 3 semanas.

“A Prosas já conta com experiência na gestão de editais dos mais variados e uma rede formada por mais de 150 mil empreendedores sociais. Essa potência será aproveitada no BIP, facilitando a identificação de projetos alinhados às diretrizes empresariais em um curto espaço de tempo”, completa o executivo.

Como os projetos sociais podem se inscrever?

Até 14 de setembro de 2022, o Banco de Projetos Incentivados recebe propostas de projetos já aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, nos Fundos da Infância e Adolescência e nos Fundos do Idoso. As inscrições são realizadas pela plataforma Prosas.

As iniciativas são armazenadas no BIP e a equipe de Especialistas em Investimento Social da Prosas faz uma análise para escolha dos projetos mais indicados para a estratégia de financiamento das empresas que contratarem o Banco de Projetos.

Cenário

  • Instrução Normativa inserida na Lei Rouanet prevê redirecionamento de verbas a projetos sociais. Uma delas é que patrocinadores de projetos aportados com valores acima de R$1 milhão destinem 10% para projetos de proponentes que não tiveram investimentos anteriormente. 
  • Realizadores(as) de projetos sociais afirmam que o pagamento de comissão  para consultorias intermediárias, contratadas por empresas patrocinadoras, prejudica a execução dos projetos sociais. (ABCR, Associação Brasileira de Captação de Recursos, carta aberta).

Sobre a Prosas

Prosas é uma startup que desenvolve uma plataforma para seleção e monitoramento, desenvolvida para melhorar a rotina de quem promove e quem financia projetos de impacto social. Em atividade há mais de seis anos, é atuante em mais de 67% dos municípios brasileiros, possui mais de 150 mil usuários de todo o Brasil. Desde o início em 2015, ajudou a destinar R$1 bilhão a projetos sociais, culturais e esportivos, em atuação com grandes parceiros como banco BV, BASF, Ache, B3, Instituto Usiminas.