Impacta+Inovação

A CloQ dá acesso à nano-crédito para pessoas excluídas do sistema financeiro

4 mins de leitura

Startup criada por empreendedora pernambucana tem a missão de dar acesso ao sistema formal de crédito para pessoas de baixa renda e pequenos empreendedores excluídos do sistema financeiro.

Nano-crédito para pessoas excluídas do sistema financeiro, com juros justos e por meio de um aplicativo. Essa é a proposta da CloQ. A empresa oferece acesso a nano-empréstimos a pessoas de baixa renda com uma análise de crédito inclusiva, independente de renda ou do score tradicional.

A CloQ nasceu a partir da inquietude e do sangue empreendedor de sua idealizadora, a pernambucana,  bacharel em Administração e com MBA pela VU University Amsterdam, Rafaela Cavalcanti. “Tenho experiência internacional em desenvolvimento de negócios na China, Índia e Holanda. Depois de terminar meu MBA, decidi que já não fazia mais sentido continuar desenvolvendo negócios para outras pessoas, queria desenvolver um produto que resolvesse um problema real, com impacto social”, conta.

Rafa, como é mais conhecida, herdou a veia empreendedora dos pais. Conta que ainda pequena os pais resolveram sair do interior de Pernambuco para tentar uma vida melhor em Recife. Ainda criança, quando saía da escola, Rafa acompanhava sua mãe na pequena loja da família. Ajudava a organizar as mercadorias, negociar com fornecedores e principalmente, encantar os clientes com o seu atendimento.

Rafa, como é mais conhecida, herdou a veia empreendedora dos pais. (Foto: arquivo pessoal)

O negócio da família cresceu, com lojas em outros bairros de Recife e até em outras cidades, porém uma onda de assaltos fez com o que a mãe dela precisasse de dinheiro para reinvestir no negócio e não quebrar.

Foi aí que Rafaela teve seu primeiro contato com o mundo dos agiotas. Uma realidade tão dura para tantos brasileiros. Sem acesso a crédito nos bancos tradicionais, a única saída da mãe dela foi recorrer aos agiotas, com 7000% de juros ao ano. “Uma pessoa não busca um agiota porque quer, se busca um agiota quando não se tem opção”, diz. 

Segundo o SPC Brasil, 54% dos brasileiros consideram difícil contratar empréstimos, o que é ainda pior para as classes C, D e E. As principais causas são: falta de comprovante de renda, trabalho formal ou estar negativado. 

“Eu cresci vendo o desgaste financeiro e mental do pequeno empreendedor que tenta manter seu negócio sem acesso ao sistema formal de crédito”. 

Conhecendo a realidade da agiotagem no Brasil e no mundo e ainda com a inspiração do trabalho desenvolvido por Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, fundador do Grameen Bank e considerado o pai do microcrédito, Rafa teve a ideia de criar a CloQ. “A CloQ não surgiu do nada, ela é demandada há anos pela sociedade excluída do sistema financeiro. Eu apenas tive a coragem de tentar fazer a ideia funcionar”. 

A CloQ

A CloQ utiliza a ​ ciência de dados e oferece nano-crédito, empréstimos de R$150 a R$500, por meio de seu aplicativo. A plataforma não exige comprovação de renda, emprego formal ou histórico financeiro, a empresa usa a tecnologia para melhorar os resultados, aumentar o alcance e a escalabilidade e minimizar o custo da análise e do processo tradicional de crédito.

“Um de nossos maiores diferenciais é que estamos desenvolvendo nossa própria análise de crédito com base em dados comportamentais e públicos. Ao alavancar dados comportamentais, podemos obter insights sobre nossos clientes e quantificar seus riscos sem um histórico financeiro e, assim, abrir um grande nicho que é tradicionalmente considerado muito arriscado”, afirma. 

O acesso ao crédito é simples e rápido.  Para fazer o cadastro no aplicativo é necessário um documento com foto e um comprovante de residência. Para solicitar o nano-empréstimo, o candidato precisar ter mais de 18 anos, ser brasileiro, ter um CPF válido, um número de telefone celular e ter uma conta para receber o empréstimo. A conta precisa ser do mesmo titular do CPF cadastrado no aplicativo. Quem tem restrição no SPC e Serasa também pode ter acesso ao nano-empréstimo. 

Na plataforma, é possível simular o crédito com diferentes valores, escolher a quantidade de parcelas e o dia que quer começar a pagar. Se o candidato gostar da proposta da simulação, pode solicitar o empréstimo na hora.

“Quando oferecemos acesso ao nano-crédito para um empreendedor, não estamos impactando apenas uma pessoa, mas toda uma cadeia de pessoas que esse negócio toca. E assim, a cada dia, a cada nano-crédito, estamos fazendo nossa parte por uma sociedade mais justa, mais inclusiva e com mais oportunidades.”

Com o tempo, o score de crédito CloQ pode se tornar uma contribuição valiosa para outras instituições financeiras e permitir que outros serviços se expandam para esse nicho. A análise CloQ pode ser considerada um novo score de crédito a ser usado no Brasil, um score de crédito alternativo e mais inclusivo. 

Programa Cartier Women’s Initiative

Rafa foi selecionada como Fellow 2021 no renomado programa da Cartier Women’s Initiative, representando a América Latina. O programa de desenvolvimento da Cartier oferece workshops, mentorias de especialistas em negócios, curso da renomada instituição INSEAD, networking, capital de investimento, e muito mais. O programa é extremamente seletivo, e apresenta um processo bem rigoroso. Apenas 3 pessoas por região do mundo são selecionadas por ano para receber esse fellowship. Ela conta que com o suporte da Cartier vai poder impulsionar o crescimento da CloQ e assim conseguir incluir mais pessoas no sistema financeiro. 

De Pernambuco para o mundo. Em 2021, Rafaela foi selecionada como fellow do programa da Cartier Women’s Initiative. (Foto: Cartier Women’s Initiative)

“A emoção de ter sido escolhida como C.W.I. fellow é inexplicável! Cheguei onde estou hoje, com a ajuda de pessoas, instituições e programas. Na CloQ estamos trabalhando para reduzir a pobreza global, via inclusão financeira, de acordo com os ODS da ONU. Só podemos almejar tão alto quando temos um forte apoio em nossa base. Vejo agora a Cartier Women’s Initiative como uma forte base”, comemora. 

Sobre o futuro, Rafa deseja que todos tenham acesso ao crédito e não dependam mais da agiotagem. Conta que a CloQ está aberta à oportunidades de parcerias de produtos ou serviços que queiram ser oferecidos via aplicativo da CloQ e que ajudem na saúde financeira de seus clientes.

Assine nossa neswletter