ADEL abre inscrições para o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) em São Gonçalo do Amarante/CE

12 de março de 2020

Por Impacta Nordeste
Com informações da Adel
Foto: Divulgação/Adel


Estão abertas as inscrições do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel). Podem participar da seleção jovens com idade entre 18 e 32 anos, que tenham concluído o Ensino Médio e residam em São Gonçalo do Amarante/CE, nas comunidades Parada, Pecém, Siupé, Taíba, Croatá. As inscrições vão até 20 de março.

Serão selecionados Trinta (30) jovens que busquem apoio para empreender e conseguirem inclusão socioprodutiva em suas comunidades e municípios para o Curso de Protagonismo e Empreendedorismo de Negócios e de Impacto Socioambiental. As inscrições e o curso são gratuitos e a formação será realizada no município de São Gonçalo do Amarante/CE, com o início das atividades previsto para o dia 13 de abril.

Para se inscrever, clique aqui.

É possível se inscrever pessoalmente na sede da Adel (Rua Francisco Nunes, 318, Acampamento, Pentecoste/CE); na Associação das Famílias do Pecém (ASFAP), Pecém; ou na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Gonçalo do Amarante.

O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER)

O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) é uma tecnologia social criada e desenvolvida pela Adel que já beneficiou cerca de 3.000 jovens empreendedores. A maioria desses jovens permanecem em suas comunidades. Há dez anos sendo aplicado no Ceará, em 2019 o Programa consolidou seu processo de expansão para o Amazonas e esse ano será realizado também em duas instituições públicas de ensino no Rio Grande do Norte.

O PJER cria oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores através de uma abordagem integrada. Possibilita a adolescentes e jovens com idade entre 14 e 32 anos o acesso a conhecimento, crédito orientado, redes e tecnologias, estratégias consideradas adequadas pela Adel para sua atuação em comunidades rurais.

O curso reúne informações e ferramentas que auxiliarão os jovens na elaboração de seus projetos de negócio, tanto com fins econômicos ou sociais. O Projeto de Negócio é imprescindível para acessar os demais componentes do Programa que permitirão a implementação de suas ideias.

Após o Curso e com o Projeto de Negócio em mãos, os jovens podem acessar recursos financeiros no Fundo Veredas, que integra o componente crédito orientado do PJER. Esse componente é considerado primordial, pois sem recursos financeiros e assessoria, os jovens dificilmente conseguem realizar experiências exitosas. Essa turma do Programa conta com o apoio financeiro do Instituto EDP, e tem como parceiros articuladores a Associação das Famílias do Pecém (ASFAP) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Gonçalo do Amarante.

O Instituto EDP apoia diversas iniciativas nas comunidades onde as empresas do Grupo atuam, em grande parte, por meio de editais públicos. As ações do Instituto visam contribuir para a inclusão social, qualidade de vida e bem estar das comunidades onde a EDP atua, promovendo o acesso e estimulando a formação; valorizando a diversidade e as culturas regionais. O Instituto apoia projetos em dois grandes eixos estratégicos: Educação & Desenvolvimento Local e Cultura & Esporte.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!