Dia Internacional da Mulher: conheça iniciativas sociais de mulheres e para mulheres no Nordeste

11 de março de 2020

Por Impacta Nordeste


A luta das mulheres por igualdade de direitos é longa e com episódios que marcaram a história da humanidade. O direito ao voto, ao estudo e a seu espaço no mercado de trabalho foram conquistados sob intenso combate contra o principal obstáculo que impede a desconstrução de uma vida de opressão: a desigualdade de gênero.

Tanto no convívio social quanto no profissional, é fácil saber de histórias de mulheres que se sentiram vulneráveis e intimidadas em algum momento. Por isso, o desejo de criar algo próprio e livrar-se de vez das amarras do machismo e opressão que a impedem de crescer no mercado de trabalho é o que motivaram dezenas de milhares a abrirem seu próprio negócio e, assim, assumirem por completo o protagonismo de suas vidas. 

Segundo pesquisa divulgada pelo Sebrae e GEM, em 2018, 24 milhões de mulheres possuem algum tipo de negócio formal ou informal no Brasil, um número extremamente positivo e inspirador. O empreendedorismo feminino também surge como um meio eficiente para a transformação social, ajudando as mulheres na conquista de sua independência financeira.

Para celebrar este mês dedicado a tantas lutas e conquistas importantes, reunimos neste artigo alguns exemplos de mulheres inspiradoras que vem se destacando no campo do empreendedorismo social na região Nordeste, além de projetos sociais voltados para o fomento ao protagonismo feminino. Confira!

As Marias | Acreditar (PE)

O projeto As Marias tem como missão empoderar mulheres de baixa renda moradoras do interior de Pernambuco através do empreendedorismo. Aqui, as participantes terão acesso ao conhecimento necessário para ajudá-las a desenvolver suas ideias de negócio de diversos segmentos, como serviço, comércio e agricultura familiar, além do apoio na construção de um plano de negócios, microcrédito orientado e apoio a gestão de empresas MEI (microempreendedor individual). 

A iniciativa As Marias foi idealizada pela Acreditar, organização sem fins lucrativos que estimula a cultura empreendedora entre jovens, mulheres e novos empreendedores da região Nordeste por meio da capacitação e microcrédito. O projeto já ajudou mais de 2 mil empreendedores em seis cidades de Pernambuco.

Odara – Instituto da Mulher Negra (BA)

A Odara é uma organização feminista criada por e para mulheres negras com objetivo de discutir o papel da mulher negra, sua representatividade e dificuldades por ela enfrentadas diariamente no âmbito social e profissional. Entre as missões abordadas pela instituição estão o combate ao racismo, sexismo, a lesbitransfobia e diversas outras formas de opressão que prejudiquem a sua busca pela autonomia, liberdade e bem estar.

App NINA – Simony César

Uma das maiores queixas das mulheres é o assédio ocorrido no transporte público. Apesar das inúmeras campanhas de alerta sobre o problema, os casos de importunação sexual/verbal seguem acontecendo e devido ao medo de denunciar o agressor, a grande maioria dos casos acabam sem solução. Para ajudar as mulheres a se encorajarem e fazer sua denúncia, a pernambucana Simony César criou o aplicativo Nina, ferramenta que coleta os casos de assédio ocorridos no transporte público e privado.

O reconhecimento de um trabalho tão importante e urgente em nossa sociedade veio em dezembro. A edição brasileira da revista Forbes colocou Simony na lista “Forbes Under 30”, que traz a seleção de 90 nomes que se destacaram no Brasil com menos de 30 anos, em 15 categorias diferentes. Simony aparece na categoria Inovação e Tecnologia.

A ferramenta é integrada ao aplicativo Meu Ônibus que monitora os horários dos ônibus em Fortaleza. Caso a mulher passe o presencie algum tipo de importunação sexual no ônibus, carro particular ou ponto de ônibus, basta acionar o botão Nina e fazer a denúncia. O sistema ativa a geolocalização da usuária e faz a coleta de provas para comprovação do assédio, como o horário em que aconteceu e as imagens das câmeras de segurança do transporte coletivo. 

Muda Meu Mundo – Priscilla Veras

No Ceará, a empresa de impacto socioambiental Muda Meu Mundo, fundada pela pedagoga Priscilla Veras, ajuda na capacitação de agricultores familiares no cultivo e na comercialização de alimentos orgânicos a preço justo. A empresa criou diversas parcerias entre mercados e agricultores em um modelo de cluster, onde os agricultores produzem de forma agrupada com foco somente naquilo que será vendido, reduzindo desperdícios e custos extras com transporte.

Além disso, os produtores participam de capacitação presencial e online. Todo o conteúdo foi criado por Priscilla em parceria tecnólogos e especialistas no assunto para aprimorar seus conhecimentos quanto às técnicas agroecológicas.

Social Brasilis – Manu Oliveira

Emanuelly Oliveira se inspirou em sua própria história de vida e os primeiros passos no empreendedorismo social para criar a Social Brasilis, em 2015, em Fortaleza. Nascida em Quixadá, CE, ainda criança chegou a participar na organização de campanhas de doações de alimentos e brinquedos para pessoas carentes. 

A Social Brasilis é um negócio de impacto social que busca empoderar pessoas através da educação. Lá, os participantes atuam na criação e no desenvolvimento de tecnologias sociais e programas educacionais e corporativos com base no conceito de empreendedorismo social e que, posteriormente, serão disponibilizados em plataformas virtuais de aprendizagem. 

Conheça o Fundo de Investimento Social ELAS

Criado em 2000, o ELAS é o único fundo independente de investimento do Brasil criado especialmente para o apoio a projetos sociais criados por mulheres com o propósito de fortalecer o protagonismo feminino na sociedade. O fundo ELAS apoia projetos em diversas áreas de investimento que possuem algum tipo de viés social, como a prevenção da violência contra as mulheres, promoção do empreendedorismo feminino e ampliação do acesso à cultura, comunicação, artes e esportes.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!