Adel forma 16° turma do curso de Empreendedorismo e Protagonismo Social no Ceará

30 de outubro de 2019

Por Impacta Nordeste
Foto: Divulgação / Adel


A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) concluiu a formação de 26 alunos do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), no município de Pentecoste, Ceará. 

A cerimônia de entrega dos diplomas ocorreu no dia 11 de outubro, na Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa.

Na ocasião, os estudantes apresentaram seus projetos de negócios para banca avaliadora composta por Raquel Ferreira (Coordenadora de Projetos da Adel), Gescilene Barbosa (Especialista de Projetos da Adel), Aurigele Alves (Diretora de Programa da Adel) e Clécia Moraes, jovem beneficiária do PJER. Produção agroecológica de hortaliças, consultoria ambiental, artesanato e criação de galinha caipira foram alguns dos exemplos de negócios exibidos.

Após concluída a etapa de formação, os alunos terão acesso à outros elementos fundamentais do Programa, constituído por quatro eixos: crédito orientado, acesso ao conhecimento, apoio no fortalecimento organizativo e acesso às tecnologias de informação e comunicação.

Em 10 anos de atuação no Ceará, já são 3 mil pessoas beneficiadas pelo PJER. O Programa tem como objetivo formar jovens moradores da zona rural em futuros empreendedores oferecendo o suporte necessário para que criem suas próprias ideias de negócios.  

Sobre a Adel

Criada por jovens universitários moradores de comunidades rurais do semiárido do Ceará, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento de comunidades rurais no sertão do Nordeste brasileiro através do empreendedorismo e do protagonismo social de jovens e agricultores rurais. Após concluírem a faculdade, os estudantes voltaram para a região e passaram a aplicar os conhecimentos adquiridos para ajudar no desenvolvimento e transformação social das comunidades onde moravam. Sua sede fica em Pentecoste e o Centro de Formação está localizado no município vizinho, São Gonçalo do Amarante.

No Impacta Nordeste, você pode conhecer o trabalho dessa e de outras organizações que atuam na região acessando nosso mapeamento de ONGs. Clique aqui para conferir.